Lobo

O lobo é um personagem bastante conhecido do imaginário infantil, assim como o Grilo, na verdade neste universo seu nome é Lobo e seu sobrenome é Mau, o Lobo Mau atrai a atenção dos pequenos pelo mistério que envolve a sua imagem, a fantasia que gira em torno deste personagem que faz mingau de criancinhas, mas o lobo nada mais é do que um animal que pertence aos canídeos, ou seja, é um ancestral do nosso grande conhecido e amigo cão – o melhor amigo do homem.

Alias quem gosta de cães sabe que existe uma infinidade de raças e cada uma delas tem as suas peculiaridades como por exemplo o cão Maltes que é excelente para companhia pelo seu porte médio e docilidade, ou o Husky Siberiano que mesmo sendo grande, é um animal muito carinhoso.

Algumas pessoas gostam de ter animais exóticos como bichos de estimação, mas nestes casos é preciso estar bem informado quanto a legislação vigente para evitar problemas mais graves, por exemplo, a arara é uma ave muito requisitada pela sua beleza, mas apenas duas de sua especie podem ser comercializadas com o intuito de viver em cativeiro.

Quanto ao lobo não se tem conhecimento de sua utilização como companheiro ou amigo do homem,  pois trata-se de um mamífero tipicamente selvagem, e foi justamente esta característica de ser selvagem que fez dele um dos animais amplamente perseguidos e caçados pelo homem que sempre teve medo deste animal e por isso travava batalhas constantes com ele.

Sendo assim o lobo que habitava diversos lugares diferentes passou a se tornar uma espécie de animais em extinção em determinados locais, mas felizmente ainda existe, especialmente na Rússia. Os lobos se alimentam basicamente de carne e são muito eficientes no ato de caçar, ao contrário de outros mamíferos como o tigre e o leão sua eficiência se deve a capacidade de resistência e não a sua velocidade, sendo assim ele pode levar dias em uma única caçada.

Muitas espécies de animais estão ameaçados de extinção pela ação desmedida do homem sobre o meio ambiente, em alguns casos as espécies já desapareceram e somente podem ser vistas na literatura. Embora existam movimentos constantes em busca da conscientização para a preservação da natureza ainda existem pessoas que insistem em depredar em benefício próprio sem pensar nas conseqüências futuras de seus atos.

Atualmente a nossa maior esperança reside na educação das crianças, aliás nelas podemos observar os frutos de um constante trabalho educativo, especialmente no que se refere a consciência com relação ao meio ambiente e na sua capacidade de influenciar os mais velhos, tarefa difícil porém adoçada diante da meiguice dos pequenos ambientalistas.

Ao invés de temerem a figura do lobo mau eles são estimulados desde a mais tenra idade a exercitar o respeito para com a vida dos animais e da natureza de um modo geral. Quanto ao lobo, aquele que reside no imaginário das crianças, vale lembrar que existe na literatura infantil uma versão diferente da história do lobo mau no que se refere a perseguição aos três porquinhos, é muito interessante e trata do assunto pela ótica do lobo, afinal segundo ele mesmo, nunca lhe perguntaram o que acontecera, condenando-o sem o menor direito a defesa em um caso manipulado pela mídia sem escrúpulos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caninos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *