O Que Podemos Aprender com os Cães

Dizem que o cão é o melhor amigo do homem. Mas será que você sabe os motivos que levaram a essa constatação? Os cães têm feito parte da vida humana há muitos séculos e a verdade é que eles podem nos ensinar muitas coisas.

Se você tem um cão em casa ou deseja ter, vai adorar saber tudo o que ele pode te ensinar. Confira!

Os Cães Tratam a Todos Igualmente

Os cães tratam todas as pessoas da mesma forma, não se importando se são ricas ou pobres, a cor da pele, orientação sexual, se têm alguma deficiência. Para eles não há distinção. Basta que uma pessoa chegue que ele irá fazer festa, cheirá-la e pedir para brincar.

Os seres humanos deveriam aprender essa lição com os seres peludos, pois viveríamos em um mundo muito melhor se não houvesse preconceito. Siga o exemplo dos cães e comece a tratar todas as pessoas igualmente.

Os Cães Não Deixam de Tentar

Mesmo que algo pareça difícil de conseguir realizar, os cães não deixam de tentar. Algumas raças caninas são consideradas melhores nadadores do que outras, entretanto, nada impede que um cão de uma raça que não é conhecida pela natação tente nadar.

Os seres humanos deveriam aprender essa lição. Não é porque não é comum pessoas com as mesmas características que você conquistarem algo que você não pode conquistar. Faça como os cães, ouse tentar. Se conseguir, ótimo, se não conseguir, tente mais uma vez.

Os Cães Trocam Carinho

O toque é algo muito importante na vida de um cão. Se ele quer carinho, ele vai até você e te mostra isso. Esse momento acariciando o seu cão faz bem tanto para você quanto para ele. É uma troca de energia muito importante e que não deve ser esquecida.

Agora você deve estar pensando: O que isso tem a me ensinar? A resposta é: Muito. Muitas vezes, com a correria do dia-a-dia acabamos nos esquecendo da importância do toque e de dar e receber carinho. Experimente dar uma pausa no estresse do trabalho e, ao chegar em casa, abrace alguém especial para você, um amigo, uma familiar. Você vai se sentir muito melhor depois disso.

Os Cães Desfrutam os Passeios

Observe o seu cão quando levá-lo para dar um passeio. Veja como ele irá cheirar cada pedaço da rua. Não importa onde vocês estão indo, ele irá começar a desfrutar o passeio desde o momento em que saírem de casa.

Essa característica canina tem a nos ensinar essa vontade de aproveitar tudo e não querer apressar a viagem para chegar logo ao destino. Quando for passear, seja dentro da sua cidade ou em uma viagem, experimente aproveitar cada detalhe, observe as paisagens, sinta o mundo ao seu redor.

Mesmo quando vamos fazer uma viagem longa é possível aproveitar. Leve um livro ou reviste que você goste muito, assista a um filme, ouça suas músicas preferidas. Em viagens de carro, cante com todos os passageiros, contem piadas, aproveite cada segundo.

Os Cães Se Exercitam Todos os Dias

Não importa se estão em um apartamento, em uma casa grande, no quintal ou na rua, os cães sempre encontram uma forma de se exercitar. Pode ser brincando com algo, correndo, eles estão sempre em movimento.

E você? Quantas desculpas já usou para não se exercitar? Comece a fazer como os cães e aproveite cada minuto livre para se movimentar. Além de fazer bem para a sua saúde, os exercícios físicos irão fazer você se sentir melhor e com mais energia para realizar todas as tarefas do dia-a-dia.

Os Cães Mostram o Que Querem

Quando um cão quer algo ele deixa isso claro. Se ele quer comer um petisco ou o seu prato de comida, se ele quer passear, se ele quer dormir, ele irá deixar isso muito claro, sem fazer rodeios ou jogos.

Você costuma ser assim também? Se sim, meus parabéns. Entretanto, grande parte das pessoas costuma não ter um relacionamento tão aberto assim e demonstrar com clareza o que querem e o que não querem. Comece a ser uma pessoa mais aberta, abra o seu coração com as pessoas que ama. Os seus relacionamentos, tanto amoroso, quanto familiar e profissional, certamente terão muito a ganhar com isso.

Os Cães Vivem o Momento

Pense nas vezes em que você já se zangou com o seu cão. Lembre-se o que aconteceu depois. Ele ficou magoado com você? Provavelmente não e um tempo depois ele já estava pedindo carinhos e mimos. Isso acontece porque os cães vivem o hoje, sem se preocupar com o que já aconteceu e com o que está por vir.

Por mais que para nós humanos seja importante se preocupar um pouco com o futuro, para se preparar para ele, experimente viver o momento e aproveitá-lo sem ser escravo do presente. Em relação ao passado, use-o apenas para tirar lições das experiências vividas, mas jamais sofra demais pensando no que já passou.

Os Cães Aceitam Elogios Com Alegria

Quando seu cão faz algo que te agrada o que você faz? Elogia, claro. E já reparou em como ele fica enquanto você faz esses elogios? Ele abana o rabo, te lambe e parece querer te abraçar. Por mais que ele não entenda exatamente o que você quer dizer, ele tem sensibilidade para perceber o seu tom de voz e sabe que se trata de algo positivo.

E você? Como reage ao receber elogios? Acredita ou pensa que a pessoa está apenas tentando te agradar? Se a segunda resposta combina mais com você, experimente fazer como os cães e aprender a se sentir feliz quando falam algo de bom para você.

Os Cães Se Adaptam Com Facilidade

Quando seu cão chegou a sua casa, ele demorou muito para se adaptar? É claro que é natural que nas primeiras noites ele chore, mas depois de alguns dias ele se sentirá completamente em casa. O mesmo vale para a chegada de um novo cão na casa, por mais que no início pareça complicado que eles se acertem, com o tempo estarão correndo e brincando pela casa.

E você? Como reage perante situações de mudança? Tente seguir o exemplo dos cães. Pessoas flexíveis só têm a ganhar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caninos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *