Arara

As araras são um tipo de ave muito conhecida no nosso país, especialmente pela sua beleza e intensidade de cores de suas penas, além de seu comportamento. Elas podem ser consideradas como uma espécie de papagaio intensamente colorido e é capaz de imitar os sons de outros animais, assim como algum as vozes e assovios. As araras assim como muitos outros bichos de nossas florestas estão sob proteção das leis ambientais, tal medida pretende evitar  que essa ave entre na lista de animais em extinção definitiva, já existem em número pequeno em função das capturas ilegais praticadas pelos traficantes e também em função dos desmatamentos cada vez mais intensos que reduzem muito as áreas onde estes animais habitam.

Arara

Arara

A captura da arara é bastante fácil em função de seu vôo ser curto pois esta ave tem pouco fôlego. A natureza é perfeita em sua criação e na diversidade de espécies como o lobo, os elefantes, as girafas, as muitas espécies de aves, o crocodilo, etc., mas infelizmente a mão do homem tem causado sérios danos a este equilíbrio natural. A arara é frequentemente mantida em cativeiro e neste caso necessita de uma alimentação baseada em grãos como o amendoim, o milho, o girassol e frutas como o mamão, a banana, a laranja etc., pois está impossibilitada de ir em busca de sua própria alimentação.

Arara Vermelha

Arara Vermelha

Também é recomendável que elas sejam mantidas em companhia de outras araras pois caso contrário se sentem sozinhas e tristes, da mesma forma é importante que a família que irá adotar esta ave seja numerosa pois dessa forma ela terá mais atenção, ainda que se encontre em cativeiro. Cabe lembrar que esta ave pode ser mantida em cativeiro desde que haja uma licença especial do Ibama, caso contrário podem haver sérios problemas com a justiça que vão desde a prisão até multas. Os órgãos competentes permitem a criação de arara em cativeiro para comercialização dentro de normas especificas e somente em duas espécies que são a arara Vermelha e a Ararauna. Leia mais também sobre a arara azul grande.

Arara Azul

Arara Azul

Todas as pessoas que amam e respeitam a natureza devem estar atentas as leis referentes a vida dos animais, sua captura e venda, criação em cativeiro e tantos outros aspectos que dizem respeito preservação das espécies de modo geral. Não há duvidas quanto a beleza de uma arara, mas para admirá-la não é necessário que ela esteja em cativeiro, isto pode ser visto na própria natureza. Quem gosta de estar em contato permanente com os animais deve procurar por um de estimação como por exemplo um cão – o melhor amigo do homem, como o Maltes, que além de pequeno é extremamente dócil e fácil de cuidar. Mas lembre-se de que para cuidar de um animal, seja ele um cão, um gato, peixes, aves, etc., é necessário ter um minimo de conhecimento sobre suas especificidades, desta forma podemos manter a saúde do animal sem causar nenhum dano a sua espécie, lembrando sempre dos procedimentos a serem seguidos, como sua vacinação.

9 comentários

  1. Sergio B. Penteado

    Prezados Senhores: É possivel conciliar a criação de um casal de araras numa cidade como São Paulo e os gritos que elas produzem durante todo o dia sem perturbar os vizinhos? Agradeceria uma resposta urgente.

    Sergio B. Penteado

  2. Ola gostaria muito de adotar um casal de araras,pois tenho um sitio muito grande,com um rio que passa por dentro,é gheio de arvores frutiferas e temho um amo muito grande com animais. E um sonho que tenho deste criança, e agora que tenho minha idependencia gostaria muito de realizar o sonho de ter um casal de araras legalizado. Obrigado pela aténção.

  3. bom dia, tudo bem com vcs???
    eu gostaria de saber como se faz para adotar um casal de araras, moro um uma fazenda com muito verde no interior de são paulo
    se for possivel, eu gostaria de adotar um casal pra viver em liberdade nas dependencias da fazenda

    obrigado, aguardo resposta

  4. Deixem elas na natureza!!!!Vamos observá-las em liberdade!!É muito mais emocionante e correto!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>