Cão – O Melhor Amigo do Homem

Ter um cão é ter uma companhia para as mais variadas horas do seu dia, um animal que tem muita personalidade e que se destaca por suas qualidades. Muitas pessoas gostam de ter um amiguinho de quatro patas para dar carinho e para brincar. A relação de amizade entre o homem e o cão é antiga e mostra o quanto é forte quando nos deparamos com o impressionante número de 37,1 milhões de lares brasileiros em que existe um espécime desses.

Cada vez mais pessoas tem decidido dividir a sua casa com um pet e na hora de escolher os cães ainda superam os gatos no gosto dos brasileiros em aproximadamente 15 milhões. O mercado tem se amplificado e tem oferecido mais produtos e serviços específicos para atender as necessidades desses amiguinhos.

Por Que Melhor Amigo do Homem?

Desde sempre os cães tem a alcunha de ser o melhor amigo do homem e esse posto se justifica quando se trata de entendimento entre pet e dono. Os donos de cachorros garantem que ninguém os entende tão bem quanto eles. Essa ligação emocional pode ser decorrente do fato de que os cães, comprovadamente, têm sentimentos. Já foram feitas pesquisas que obtiveram essa impressionante comprovação.

Essa pesquisa foi realizada com base no resultado de análises de ressonância magnética feitas em vários cães. O estudo é da Universidade de Emory, Estados Unidos e os cientistas descobriram que os cães demonstram emoções assim como os seres humanos. Os animais que participaram foram treinados por dois anos por adestradores para que ficassem quietinhos dentro da máquina de ressonância. Foi tudo feito de forma tão profissional que os cães usaram até mesmo protetores de ouvido.

Mapeamento das Emoções Caninas

O estudo permitiu que fosse feito um verdadeiro mapeamento das reações cerebrais dos cães de acordo com estímulos diferentes que lhes eram feitos. Com isso foi possível perceber que os cães têm estruturas cerebrais muito semelhantes a dos seres humanos particularmente no que se refere aos mecanismos de recompensa.

Amor de Cão

O “amor” dos cães por seus donos foi comprovado através desse estudo. Em algum momento do teste o dono do cão testado retornava para a sala e então os cientistas observavam que existia atividade na parte do cérebro dos cães que tem ligação com recompensas.

Para os cientistas essa atividade indica que existe um sentimento que pode ser definido como amor dos cães por seus donos. Aliás, essas atividades cerebrais dos cães podem ser comparadas com as atividades que acontecem no cérebro das crianças. Esse estudo ainda está na sua fase inicial, mas já dá respaldo à afirmação de todo dono que diz que os cães lhe tem amor.

Carinho

Não é necessário nenhum estudo científico para perceber que os cães são muito carinhosos. Algumas raças tem um comportamento ainda mais dedicado do que outras no que diz respeito a carinho e proteção em relação aos seus donos. Muitos pets ficam agitados e fazem de tudo para cercar o seu dono de cuidados se acham que eles estão em perigo.

Existe um tipo de comparação entre cães e gatos no que diz respeito a carinho dado para o seu dono. Os gatos são animais mais independentes e talvez por isso não demonstrem tanto o seu afeto por seu dono. Os cães gostam de ficar por perto e receber aquele afago do dono. O que podemos concluir é que cada espécie tem uma dinâmica diferente de se relacionar com os seus donos.

Inteligência

Outra capacidade canina que faz com que eles sejam considerados os melhores amigos do homem é a sua inteligência. Essa capacidade que eles tem é reconhecida e muito explorada em benefício do ser humano. Os cães-guia são um grande exemplo de amizade que ainda traz benefícios para os donos.

Algumas espécies de cães são usados para contribuir com a sociedade como o caso dos cães terapeutas que ajudam crianças com problemas de saúde ou mesmo idosos que se sentem sozinhos. Os cães são usados para a segurança também além de serem usados como cães da polícia ajudando em tarefas como buscas de drogas e até de pessoas perdidas.

As Raças de Cachorro

Um fator determinante em relação ao que o cão pode ou não fazer é a sua raça, isso porque cada raça tem suas próprias características. Contudo, todos os cães tem a capacidade de amar e dar carinho, a raça difere alguns pontos da sua personalidade. Alguns cães são mais agitados, outros mais introspectivos enfim tudo depende do seu estilo de vida e como você pretende interagir com o seu amigo de quatro patas.

Adote Um Cão

É possível comprar ou adotar um cão, existem diversos postos de adoção de animais em todo o Brasil. Quando você opta por adotar um cão está ajudando a reduzir uma triste estatística de abandono. Os cães são muito carinhosos, mas ainda assim tem muitos donos que abandonam os seus amigos na rua.

Os cães têm sentimentos e obviamente se abalam com o abandono praticado por esses donos. Trata-se de uma grande crueldade deixar um amigo cão na rua sem teto e sem comida. Por isso é importante que haja um pensamento mais reflexivo antes de comprar ou adotar um cão, ter certeza de que se pode ficar com ele mesmo.

Tenha Tempo Para o Seu Cão

Escolher ter um cão é uma decisão muito séria e por isso você deve estar pronto para dedicar um bom tempo a cuidar do seu amigo. Você precisará ter tempo para levar o seu cão passear, dar atenção para ele, leva-lo ao veterinário, manter as suas vacinas em dia. Entenda que são cuidados tanto práticos e financeiros quanto emocionais para garantir que os seus amigos de quatro patas estejam sempre com saúde e felizes.

Cães que ficam presos em casa, por exemplo, tendem a ser mais agitados e aprontar para chamar a atenção dos seus donos. Faz parte dos cuidados com a saúde do animal leva-lo passear e lhe dar toda a atenção necessária. Sendo assim não deixe de pensar bem antes de fazer a adoção ou compra de um cão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caninos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *