Curiosidades Sobre o Chow Chow

A raça de cão chamada de Chow chow, cuja pronuncia correta é chau chau é uma das mais belas dentre todas. Esses cães possuem os pelos mais eriçados, o que traz uma breve lembrança de uma juba leonina, entretanto, seu jeito bastante tranquilo e fofo nos remete a um urso panda. Para completar as peculiaridades desse cão podemos mencionar sua língua azul, proporcionando ao mesmo um ar mais nobre e interessante.

Coisas Sobre o Chow Chow que Você Precisa Saber

Esta é uma raça que traz animais extremamente companheiros e leais que, entretanto, em determinados casos pode se mostrar um tanto teimosa. Além disso, por ser um animal diferenciado, os cuidados com os seus olhos e pelos devem ser diários, por isso, se você é preguiçoso, jamais tenha um Chow Chow em casa.

O grande diferencial desse animal pode ser revelado através do preço médio conseguido com a venda de cada filhote, que pode facilmente ultrapassar o montante de R$900, ainda que se encontre outros com valores pouco menores. Talvez por isso, esses cães tenham sido um dos preferidos dos imperadores chineses.

Ao contrário do que se possa pensar, essa raça já faz parte do convívio humano há aproximadamente dois mil anos. Era usada como alimentação e ainda em diversos tipos de batalhas.

Características

  • Cor da Pelagem – essa raça apresenta uma coloração mais voltada para o marrom avermelhado, a cor mais habitual, entretanto ainda pode ser um marrom claro, acinzentado, preto e branco.
  • Perspectiva de Vida – normalmente vive entre os 12 e 15 anos.
  • Peso/Tamanho – pode medir aproximadamente 56 centímetros e pesar em torno dos 30 quilos.
  • Energia Armazenada – os indivíduos dessa espécie possuem um nível moderado de energia, não são tão dispostos a sair brincando por aí o tempo todo.
  • Tipo da Pelagem – a pelagem desses animais é mais comprida.
  • Cuidados Especiais – os cuidados diários são essenciais, sendo que a limpeza ao redor dos olhos e a escovação dos pelos deve ser uma prática diária.
  • Características Principais – os animais dessa espécie possuem comportamento bastante protetor, mostrando grande lealdade, são dominantes e podem apresentar um alto grau de teimosia. Não costumam ter amizade com os demais animais.

Maiores Informações

Na realidade, sua história, está totalmente relacionada à classe nobre da Ásia, já que a raça é originária da China. Imagina-se que já haveria indivíduos Chow-chow há 200 anos antes da Era Cristã, e sua criação está relacionada aos nobres chineses. Logo no começo esses cães eram usados no combate e ainda serviam como fonte de alimentação para as pessoas, sendo que o hábito de se alimentar de carne canina ainda é comum em muitos países asiáticos.

Somente a partir do século XIX, esses animais se espalharam pelo oriente. Passaram a ser importados para terras inglesas como se fossem animais selvagens, sendo até mesmo exibidos em diversos zoológicos. Depois de certo tempo passaram a ser cuidados como animais de estimação. Apenas depois do século XX é que começaram a ser levados a outros países, incluindo o Brasil.

Curiosidades Sobre o Chow Chow

Antes de adquirir seu cãozinho Chow Chow, entenda suas características principais:

a) Raça de Cães Independentes: Os cachorros dessa raça são perfeitos para aquelas pessoas que passam longas horas longe de casa, já que são animais bastante independentes e não têm a necessidade de ficar grudados ao dono o tempo todo. Podem ficar por muitas horas sem tem a atenção de seus donos.

b) O Adestramento: Esses animais não estão na lista top dos mais inteligentes, ao contrário. De acordo com uma escala feita pelo pesquisador Stanley Coren, a raça está na 76ª posição, sendo que o ranking vai até o número 79. Ainda assim, o animal pode aprender os princípios básicos do adestramento, desde que isso seja feito quando o mesmo for filhote.

c) O Quanto o Cão Necessita de Exercícios Físicos: Esse não é um cão que precisa de uma atividade física excessiva. Ele vai precisar basicamente de atividades físicas regulares e ainda de passeios com certa regularidade, mas sem exagero. Preste atenção em um detalhe: quando o cão começar a perder a coloração azulada da língua é sinal que precisa de descanso.

d) O Clima: Esses cães são amantes dos climas mais frios em razão de sua longa e excessiva pelagem. Ele sofre um pouco quando expostos ao calor intenso.

e) A Raça e a Guarda da Residência: Esse tipo de animal foi designado para o combate, sendo um cão de guarda perfeito, estando sempre muito alerta. Diferentemente de outras raças, ele só late quando uma coisa diferente acontece e, seu dono, deve estar atento e observar do que se trata.

f) Quando se Deve dar Banhos: A higienização do Chow Chow não precisa ser efetuada com grande frequência. O exagero nas lavagens pode causar prejuízos à pele do animal. Os banhos da raça podem ser feitos mensalmente e com atenção especial voltada para a secagem dos pelos. A pelagem do animal é trocada sempre uma vez durante o ano, e recomenda-se que a tosa seja feita periodicamente.

g) O Tamanho dos Animais da Raça: É uma raça que apresenta cães de porte médio, medindo aproximadamente 60 centímetros.

h) Os Filhotes: Já imaginou um bichinho de pelúcia vivo, esse é o filhote de Chow Chow, por isso, se encontrar um animal desses, certamente vai querer levar um deles para casa. Quando pequenos, esses animais não têm a língua azul. No início, a língua é rosada e somente por volta das oito semanas a cor azulada vem a surgir.

i) O Nível de Teimosia: Os animais dessa raça são bastante teimosos, por isso, seus donos precisam ter um nível maior de paciência  e, desde que os mesmos são filhotes, é necessário mostrar a eles quem é que dá as ordens.

j) Coloração: A coloração marrom avermelhada é a mais comum encontrada entre os animais criados, entretanto é bastante provável que se encontre cães dessa raça com pelos de cores marrom bem claro, branca meio acinzentada e ainda preta.

Os Chow Chow são bastante bonitos e atrativos, por isso, se puder desembolse uma graninha e tenha um animal desses em casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caninos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *