Grilo

O grilo é um inseto, um bicho bastante comum, mas a importância dada a ele é muito diferente de um país para outro. Aqui no Brasil ele não tem valor comercial algum, apenas a superstição evita que algumas pessoas matem os grilos já que de acordo com a cultura popular eles são portadores de boa sorte e dinheiro, mas em época de calor eles surgem em grande quantidade e incomodam bastante com o seu estridente barulho. A forma como se dá a produção destes sons é bastante peculiar, somente os machos emitem sons tentando atrair a fêmea para o período de reprodução. Os sons se originam de suas asas que contem uma série de pelos devidamente alinhados que são atritados emitindo o “canto” dos grilos. Cada espécie emite sons diferentes que também podem variar de acordo com a período do ano sendo intensos e estridentes para a aproximação da fêmea e suavizando quando ela se encontra junto dele, é neste momento que o grilo começa a cortejá-la.

Grilo

Grilo

A natureza é realmente perfeita em toda a sua criação. Na cultura chinesa o grilo também é portador de boa sorte e era mantido em gaiolas como bichinho de estimação e também utilizados em rinhas, como as brigas de galo, neste caso brigas de grilo. Difícil imaginar esses insetos em gaiolas como se fosse um pássaro, por exemplo uma arara em cativeiro ou um gavião real. Em muitos países o grilo é largamente consumido como alimento, tem poucas calorias e é rica fonte de cálcio, pode ser visto sendo comercializado para alimentação, criação como bicho de estimação ou ainda para servir de iscas para a pesca.

Inseto

Inseto

Apesar de serem muito higiênicos e portanto facilmente mantidos em gaiolas há um grande inconveniente que é o barulho que eles emitem, recomenda-se uma média de um grilo macho para três fêmeas, mas esta é apenas uma dica sobre sua criação portanto é importante que se tenha conhecimento a cerca das necessidades e cuidados a serem dispensados aos grilos, da mesma forma como a qualquer outro bichinho que seja criado em ambiente que não lhe seja natural, o que não acontece com os animais em extinção.

Desenho João Grilo

Desenho João Grilo

Os grilos assim como as formigas, os mosquitos e outros insetos fazem parte da literatura infantil e encantam as crianças através das lendas, contos e histórias onde os pequenos podem viajar na imaginação e conhecer melhor a forma de vida desses pequenos insetos. O mundo animal esta sempre muito presente na infância de todos nós, quer seja através de desenhos animados onde podemos ver o lobo mau, o jacaré ou crocodilo, o cão Maltes, o gatinho, etc., ou através de visitas em zoológicos onde se encontram muitas espécies de animais e este contato é importante para aprendermos a importância destes seres em nossas vidas, e dessa forma vamos aprendendo a respeitá-los desde cedo.

Os grilos são insetos da família gryllidae que tem como principal característica a produção de sons produzidos pelas suas potentes asas. Esses sons são  tomados por nós como o “cri-cri” do grilo. Pesam em média 15 gramas e tem um tamanho máximo de cinco centímetros. São encontrados em qualquer lugar do planeta, mas habitam geralmente as áreas com bastante folhas, flores, etc.

Alimentam-se de alguns insetos pequenos como formigas, larvas e alguns vermes, porém digerem também, algumas folhagens, não deixando de fazer parte na sua dieta diária.

11 comentários

  1. Gostaria de comentar o equívoco ocorrido no início da primeira frase. O grilo é um inseto, contudo, o escorpião amarelo não é um inseto. O escorpião amarelo é um artrópode, assim como o grilo, porém, o escorpião é um arachinídeo, assim como a aranha, enquanto que os grilos e gafanhotos são insetos.
    Aproveito para dizer que o site contém muitas informações boas e bem dispostas, contudo, possui alguns errinhos que podem comprometer sua confiabilidade.
    Sou biólogo e disponho-me à esclarecer alguma dúvida que venha a ocorrer.
    Obrigado e parabéns!

  2. vai vagar nao tem nada nessa merda nao ee disgrama vey

  3. não e isso que eu quero ver nessa porcaria pocha

  4. Quero saber qual veneno usar para matar os grilos. Eles estam comendo toda minha lavolra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>