Foto de Tigre

Os tigres são os maiores felinos do mundo. Muitas culturas o consideram como um símbolo de força e coragem. Em outras culturas, caçá-los é sinal de bravura, o que acaba contribuindo para que o animal corra risco de extinção.

Características dos Tigres

Os tigres possuem listras em sua pelagem, elas ajudam a camuflá-los quando estão sendo caçados. Alguns tigres têm a pelagem laranja com listras pretas; outros têm os pelos pretos com listras brancas ou são completamente branco (no caso dos tigres albinos albino). Não há dois tigres com as listras exatamente idênticas. Eles são tão únicos quanto as impressões digitais dos seres humanos.

Eles costumam ter, em média, de 1,5 a 2,9 metros de comprimento e de 75 a 325 quilos. O maior tigre que existe, o Siberiano, pode chegar a 3,3 metros de comprimento e 300 quilos. O menor tigre existente é o Tigre-de-Sumatra, que pode ter de 1,5 a 3,7 metros e pesar de 65 a 305 quilos. Os tigres também têm caudas muito longas, o que pode acrescentar de 0,7 a 1,1 metros ao seu comprimento total.

Os tigres são grandes nadadores. Eles podem atravessar rios e lagos que possuem de 6 a 8 quilômetros de largura. Leões e tigres estão intimamente relacionados. Se você raspar os pelos de um leão e de um tigre fica quase impossível diferenciá-los, isso porque a sua estrutura corporal é muito semelhante. Os dentes dos tigres podem ser extremamente longos, alguns podem chegar a ter 7 cm.

Habitat dos Tigres

Os tigres vivem na Ásia. As subespécies maiores, como o tigre siberiano, tendem a viver em áreas mais frias do norte, tais como leste da Rússia e nordeste da China. Subespécies menores vivem em países mais quentes, do sul, como a Índia, Bangladesh, Nepal, Butão, Mianmar, Laos, Camboja, Vietnã, Malásia e Indonésia.

Eles vivem em florestas áridas, florestas de mangue inundadas, florestas tropicais e de taiga, dependendo da subespécie.

Alimentação dos Tigres

Todos os tigres são carnívoros. A maior parte da dieta de um tigre consiste de grandes presas, como porcos, cervos, rinocerontes ou filhotes de elefante. Para matar as suas presas, o tigre agarra o pescoço do animal com suas mandíbulas e o sufoca.

Embora os tigres sejam caçadores ferozes, não é difícil de acontecer de eles fracassarem ao tentar caçar um animal. Em cerca de noventa por cento das vezes eles não conseguem pegar as suas presas.

Hábitos dos Tigres

Os tigres são criaturas solitárias, eles gostam de passar a maior parte de seu tempo sozinhos, vagando em seus territórios à procura de comida. O tigre siberiano é o que domina uma área maior, seu território pode chegar a mais de 10.000 quilômetros quadrados. Os tigres marcam seu território por meio de arranhões que fazem nas árvores com suas garras.

Imagem de Amostra do You Tube

Filhotes de Tigre

Os filhotes de tigre nascem indefesos. Ao nascer, um filhote pesa 1 quilo e uma fêmea pode ter até sete filhotes de cada vez. Normalmente, apenas dois sobrevivem, porque, como é a mãe que sai para caçar para alimentar seus filhotes, ela não consegue alimentos o suficiente para todos.

Os filhotes se desenvolvem rapidamente. Com cerca de 8 semanas de idade eles já estão prontos para aprender a caçar e sair em expedições de caça com a sua mãe. Aos 2 anos de idade, os filhotes já conseguem sobreviver sozinhos, e, nesse momento, sua mãe vai ter um outro conjunto de filhotes.

Preservação dos Tigres

Há mais tigres em cativeiro do que há na natureza. De acordo com o WWF, existem cerca de 5.000 tigres em cativeiro nos Estados Unidos, e há menos de 3.200 tigres em estado selvagem.

A União Internacional para a Conservação da Natureza categoriza todas as espécies de tigre como ameaçadas de extinção. A maioria vive em refúgios de vida silvestre para se proteger dos caçadores.

Longevidade dos Tigres

Os tigres podem viver por muito tempo, seja na natureza ou em um jardim zoológico. Eles podem chegar a viver até 26 anos, o que dá a eles tempo o suficiente para se reproduzir várias vezes.

Não é só o seu tamanho que é grande, mas também o seu apetite por território. Embora tigres geralmente prefiram viver e caçar sozinhos, eles também são animais muito sociais e que precisam de grandes áreas para viver e caçar.

Infelizmente para os tigres, os desenvolvimentos que favorecem os seres humanos destroem os seus habitats. É preciso que todos se unam em prol da preservação, não apenas dos tigres, mas de todos os animais e seus habitats.

Papel dos Tigres na Mitologia e Cultura Popular

Os tigres são personagens de destaque em muitos contos míticos que vêm de vários países, especialmente dos localizados na Ásia. Além disso, eles têm destaque em filmes e na literatura por causa das muitas possibilidades que se apresentam em termos de interpretação.

Países, equipes esportivas e outras instituições usam o animal como símbolo em suas bandeiras e emblemas por se tratar de um ser que pode representar tanto a beleza quanto a força. O Tigre de Bengala foi o animal escolhido para representar os países da Índia e Bangladesh.

Imagem de Amostra do You Tube

O Tigre na Antiguidade

O vestígio mais antigo da existência de tigres é o Panthera palaeosinensis Panthera. Trata-se de ossadas que foram descobertas na China e em Java. O animal encontrado é menor do que os tigres que conhecemos hoje. Outros ossos de tigres, que são de ancestrais dos tigres modernos, também foram encontrados em Java. Estes restos possuem cerca de 1,6 a 1,8 milhões de anos.

Os arqueólogos também conseguiram desenterrar alguns fósseis que datam, em grande parte, da primeira metade da época do Pleistoceno, em Sumatra e na China. Os fósseis que foram encontrados em Trinil, em Java, são conhecidos por pertencer a uma subespécie a quem foi dada o nome Tigre de Trinil, que viveu há cerca de 1,2 milhões de anos.

Na era final do Pleistoceno, os tigres viviam na Índia e no norte da Ásia. Eles também chegaram a viver na ilha russa de Sakhalin e no Japão, entre outras áreas. A julgar pelos fósseis encontrados no Japão, os tigres locais eram menores em comparação com os que vivem no continente. Isto pode ter sido causado por um fenômeno que faz com que o tamanho do corpo do animal se ajuste ao espaço disponível. Os tigres da China Continental têm mais espaço para correr e têm, portanto, mais chances de se tornar maiores.


Categoria(s) do artigo:
Felinos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *