Gato Siames

O gato siames tem sua origem no Sião, Sudoeste Asiático, que atualmente se denomina Tailândia e, assim como o tigre ou a onça pintada, é um felino. Naquela época os gatos desta raça eram considerados como sendo o animal de estimação da realeza e se mantinham em suntuosos templos de adoração ao sagrado. Uma das principais características da raça siamesa são os seus olhos, sempre de um azul intenso; quanto a sua pelagem, tem pelo curto e de uma textura bem fina e macia de grande brilho. As variações de cor não são muitas podendo ser encontrado em branco, branco sujo e cor creme, sendo que as suas extremidades diferem do corpo e podem ser castanho bem escuro, chocolate e, raras vezes se encontram nas tonalidades de azul acinzentado ou ainda o lilás também acinzentado.

Carrapato Estrela

Gato Siames

O que atrai as atenções nesta espécie, diferentemente do gato persa, são justamente os olhos e as suas extremidades de cor diferenciada, o que torna esta espécie de uma beleza exótica, quase exuberante. O Melhor Amigo do Gato provavelmente seja ele mesmo, já que diferentemente do cachorro – o melhor amigo do homem, este é um animal bastante preocupado consigo mesmo, não demonstrando muita afinidade com seu dono, sendo dócil e sociável somente quando quer carinho e atenção. Mas a raça siamesa especificamente é mais fiel e companheira de seu dono, mas não foge a regra e as vezes tem um comportamento bastante estranho e inesperado.

Filhotes Gato Siames

Filhotes Gato Siames

As fêmeas no cio são incontroláveis e devem ser levadas ao acasalamento o quanto antes, pois isso evitará que tenham crises de histeria nas quais elas são capazes de arranhar e destruir objetos domésticos. O gato siames tem uma postura sempre elegante, reforçada pela sua forma física já que tem um corpo bem alongado e basicamente magro, se move lenta e graciosamente e esta característica fez com que esta raça obtivesse um título, ou seja, os siameses são considerados como os príncipes dos gatos. Além de sua extrema beleza o gato siames tem outras especificidades, infelizmente não muito agradáveis já que esta raça requer mais cuidados do que o normal devido a questão de sua saúde, ou seja os siameses são mais propensos a doenças respiratórias entre outras enfermidades.

Foto Gato Siames

Foto Gato Siames

A magreza em excesso também é um problema pois faz com que seus membros se tornem muito frágeis. Cálculos renais e complicações do trato urinário são bastante comuns nesta raça, portanto para que seu gato siames seja feliz e saudável se fazem necessárias visitas regulares ao veterinário. Quanto a sua capacidade reprodutiva, as fêmeas começam este ciclo bem cedo, provavelmente em torno dos 5 meses de vida e as ninhadas de gatinhos costumam ser muito numerosas, sendo que eles nascem praticamente brancos e com o passar dos dias sua pelagem se modifica e as cores começam a surgir. São donos de boa longevidade, sua vida pode chegar a uma média de 15 a 20 anos portanto o gato siames será um companheiro por muito tempo, um gato artista em companheirismo.


Categoria(s) do artigo:
Felinos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Pingback: Porco Espinho - Fotos e Filhotes | Animais - Bico do Corvo

  • bom,sou veterinaria ha 10 anos e tambem sou modelo,e quero dizer que essas informaçoes uteis neste site estao absurdamente erradas pois quem criou o conteudo deste site não pode ter a minimasabedoria sobre gatos e pricipalmente siameses.

    Jenna Lopes Gonçalves

    jenna 16 de setembro de 2009 19:37
  • Olá Jenna,

    O que há de errado no texto? Pode esclarecer para gente. Talvez tenha algo importante para dizer, já que ser modelo é bem relevante nesse caso…

    Clara Senne 17 de setembro de 2009 10:07
  • esses filhotes são muito lindos adorei

    jessica 23 de setembro de 2009 10:14
  • eu amo esses gatinho alías eu amo todos os animais e eu tambem tenho uma raça dessa só que é mais bonita

    alícia hellen 3 de dezembro de 2009 16:37
  • Gostei do texto e gostaria de saber o endereço de um criador de siames padrão oficial,de preferência no Rio.Obrigada

    Ilka Dantas 7 de agosto de 2010 12:12
  • Oi, tenho uma gatinha siamês, que adotei, e o texto explica rapidamente e corretamente o comportamento de um felino dessa raça. Obrigada pelas informações!

    Flin 6 de fevereiro de 2011 22:33
  • oi tenho uma gatinha brincalhona

    marcelo 17 de outubro de 2011 21:17
  • Olá. Hoje ganhei uma gata siames, porém, gostaria
    de saber se ela é um tipo de gata que não é de fugir,
    pois pretendo manter ela dentro de casa.

    Origada!

    Tayná 9 de novembro de 2011 18:32
  • OLÁ TENHO UMA GATA SIAMESA E ESTÁ PRENHA, É MUITO FOFINHA E CARINHOSA, CONVIVE COM OUTRO GATO COMUM DA SUA IDADE NÃO SE DESGRUDAM POR NADA, COMEM JUNTOS, DORMEM NA MESMA CAMA, BRINCAM MUITO, QUERO SÓ VER QDO OS FILHOTES NASCEREM, ABRAÇOS

    LIA 1 de janeiro de 2012 21:20
  • eu adoro gatos eu ja tive 10 um de quada veis eu amo animais

    Bianca 28 de fevereiro de 2012 17:20
  • estou querendo um para mim , mas estou com a maior dificuldade. Adooooooooooro gatos.

    maria 26 de dezembro de 2013 11:34
  • Eu amo gatos, já tive vários… adoro gatos.

    Luiza 9 de outubro de 2014 9:52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *