Porco Espinho

O porco espinho pertence a família dos mamíferos assim como o jumento e o bicho-preguiça, sendo um roedor de pequeno porte e seu nome é uma referência ao seu inusitado mecanismo de defesa, os espinhos se desprendem de seu corpo com a maior facilidade quando ele se movimenta sacudindo-se e dessa forma seus espinhos atingem seu agressor. Mas não pense que este animal tem a intenção de ferir, de modo algum, ao contrário disso ele é tão seguro de si que não teme outros animais por maiores que sejam como o Lobo, as onças, etc., ele costuma andar de forma tranqüila, calma e despreocupada nas florestas onde vive como se dissesse aos demais, Seja Mais Cuidadoso, afaste-se. Sua toca é construída de forma bastante cuidadosa sendo que ela contém mais de uma galeria, ou seja, é como se fossem os diversos ambientes de uma casa como a nossa.

Porco Espinho

Porco Espinho

Uma dessas galerias é utilizada com mais freqüência para a rotina de entrada e saída e leva também ao ninho principal, as demais existem para eventuais situações de emergência. Não há duvidas de que este é um animal dotado de certa inteligencia. Quanto a alimentação de um porco espinho, podemos dizer que ela seja bem variada, pois sendo ele um roedor dos bons alimenta-se de raízes de árvores, tubérculos, frutas, cascas de árvores, cereais e também com muita freqüência ele se aproveita dos restos deixados por seus parentes, os mamíferos de grande porte como a Onça Pintada por exemplo. Quanto ao seu tamanho ele pode chegar a medir cerca de 60 centímetros fora a sua cauda de espinhos que pode medir até 20 centímetros de comprimento, portanto ele é bem grande.

Filhote Porco Espinho

Filhote Porco Espinho

Os seus espinhos são consideravelmente longos medindo cerca de 8 centímetros. Seus dentes são de cor castanha, lisos e muito fortes assim como o seu maxilar, afinal esses são requisitos importantes para um roedor. Quanto a sua reprodução, costumam nascer até dois filhotes em cada gestação e esta pode ocorrer uma vez ao ano, os filhotes de porco espinho se criam junto de suas mães e são protegidos nos seus pêlos longos. Eles são muito graciosos assim como a maioria dos filhotes, mas apesar disso um bebe porco espinho não é adequado para ser um animal de estimação, doméstico, prefira um Cachorro Dálmata ou quem sabe um Gato Siames?

Foto Porco Espinho

Foto Porco Espinho

O porco espinho é silvestre e assim deve permanecer para sua proteção e segurança da espécie. As crianças costumam se apaixonar pela aparência dócil de vários filhotes, mas cabe aos pais as orientações a cerca dos cuidados de muitos animais exóticos, não é possível “adotar” um animal sem prever as possibilidades de convivência, que dependendo da espécie em questão, podem ser desastrosas. Isso sem falar na qualidade de vida do animal, portanto quando pensar em ter um bichinho de estimação busque orientação adequada de um bom profissional, não se baseie apenas na sua boa vontade nem em imagens apaixonantes que podem ser vistas na internet.

3 comentários

  1. O que um catanda ? e porco espinho? tem outra caracteristica? Meu cachorro foi atacou um bicho que soltou
    um monte de essoinho na boca e a dr falou que e catanda ou porco espinho, tem diferenca?
    que ver como ele e, e a dr falou que ele gosta de galiha e pato, ajudou um pouco, mande uma foto por favor

  2. eles são tão fofinhos eu queria comprar um da quele eu davo até 200 reais meu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>