Gato Azul Russo Gatil

A maiorias das pessoas hoje em dia adoram a companhia de um animal em suas casas, principalmente aqueles que moram sozinhos e adoram a companhia de um ser vivente em suas casas ao chegar cansados do trabalho! Um animal que é um dos prediletos por ser tranquilo, amigável e não fazem muita sujeira, quando bem ensinados, são os gatinhos. São diversas as raças de gatos que podemos observar que diferenciam quanto ao tamanho que podem chegar na vida adulta, a cor de seus pelos, cor dos olhos ou aqueles gatos que se diferenciam quanto a serem agressivos ou mais dóceis.

Uma raça que se destaca por sua beleza são os gatos azul russo gatil. Essa raça não se sabe corretamente qual a sua origem, alguns acreditam que sejam oriundos do norte da Rússia, mas há outros que acreditam que o gato azul russo são originários de algumas paisagens do Mediterrâneo ou ainda que sejam parentes da raça Chartreux, devido a diversas semelhanças entre as duas raças como por exemplo ambos serem gatos de pelo azul, mas na verdade há diferenças morfológicas e comportamentais, como por exemplo o gato azul russo ter como característica comportamental a independência e ao mesmo tempo afetuoso com seu dono.

Características Morfológicas e Comportamentais Do Gato Azul Russo Gatil

Para diferenciar o gato azul russo gatil deve se atentar para alguns aspectos físico do gato como coloração dos olhos, pelo, formato da cabeça e orelha. O gato azul russo têm a pelagem curta (mas alguns, menos comum, podem apresentar a pelagem mais comprida) com coloração mesclada de um cinza azulado e reflexos prateados. O formato da cabeça é mais larga no nível dos olhos que são grandes e de cor verde. O focinho é pequeno e segue com bigodes bem proeminentes. A orelha do gato azul russo tem a base alargada e ápice alto e voltada para frente. Essa raça de gato não costuma ser gordo mais sim mais musculoso.

Em relação as suas características comportamentais, essa raça de gatos costuma ser mais afetuosa, além de ser mais brincalhão. Muitos preferem os cães por terem fama de carinhosos e companheiros de seus donos, mas a raça de gato azul russo também pode ser um excelente companheiro por ter fama de manter relação estreita com os humanos acompanhando seus donos por toda a casa. Essa raça são de gatos que adoram se relacionar e brincar com crianças. São divertidos e se achegam sem grande cerimônia a família com a qual convive, mas na presença de visitas podem se mostrar um pouco menos brincalhões por serem tímidos com estranhos.


Diferença Com Outras Raças

O gato azul Russo Gatil além de ser semelhante a raça Chartreux pode se assemelhar com a raça Korat. Assim como o gato azul russo a raça Korat também tem um comportamento brincalhão, ativo e afetuoso com seus donos sendo um ótimo gato para se ter uma convivência familiar. Fisicamente se assemelham ao gato azul russo por serem musculosos com orelhas de base alargada e o ápice da orelha também é alto mas diferenciam no formato da cabeça. O gato Korat tem a cabeça arredondada e de frente parece ter formato de coração e o seu focinho é pontiagudo, diferente do gato azul russo.

História Da Raça do Gato Azul Russo Gatil

Acredita-se que essa raça de gato foi vista inicialmente na Rússia e na Escandinávia. Há a teoria que o gato azul russo foi levado para a Inglaterra e para o norte da Europa durante o século 19 por alguns marinheiros e por isso começou a ser visto essa raça em outros países a partir de então. Alguns autores acreditam que devido a posterior decréscimo da quantidade dessa raça de gato alguns criadores começaram a realizar o entrecruzamento com gatos siameses. A raça do gato azul russo como conhecemos hoje é devido a seleção que se deu com o entrecruzamento de linhagens russas e escandinavas e não se faz necessário hoje a utilização de gatos siameses para a sua procriação.

Cuidados Que Devem Ter Com a Raça de Gato Azul Russo Gatil

Por ser um gato brincalhão é importante se atentar para oferta de brinquedos, para entreter o gato enquanto o dono está ausente de casa. Além disso, é importante ofertar uma variedade de brinquedos para não cansar o gato com um mesmo tipo de distração.

A pelagem do gato azul russo deve ser penteado pelo menos duas vezes na semana  por dois motivos principais: para distribuir a oleosidade e para eliminar os pelos que estão mortos e solto pelo corpo do animal. Ainda em relação a higiene, os dentes devem ser escovados uma vez na semana e suas unhas cortadas quando houver necessidade, que em geral é a cada 15 dias.

Há outros cuidados que não são específicos da raça, que são gerais para todas as raças, como manter a caixa de areia limpa e ofertar alimentação diariamente (que varia de 30 gramas por dia a 60 gramas por dia, dependendo se o gato se encontra como um filhote ou na fase adulta).

Curiosidades Acerca da Raça de Gato Azul Russo

Algumas associações aceitam como sendo a raça de gato azul russo apenas a coloração de sua pelagem azul acinzentada com reflexos prateados, mas há associações que aceitam a coloração branca e preta. Algo interessante sobre essa raça atualmente é que ela é utilizada para a criação de outras raças de gatos, como exemplo podemos citar as raças Havana Brown e  a raça de gatos Nebelung.

Para pessoas e famílias que adoram a companhia frequente de animais em seu meio ou para aqueles que se sentem carentes e adoram receber afeto e atenção de seus bichinhos o gato da raça azul russo é uma excelente companhia! Mas é necessário se atentar para devolver diariamente o afeto recebido por esse bichinho pois esses são gatos muito sensíveis e podem ficar com a autoestima baixa se o seu dono ignorá-lo ou for grosseiro com eles podendo afetar a relação do gato com seu dono e a saúde do animal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Felinos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *