Carrapato

O carrapato é um animal minusculo, mas esta muito presente em nossas vidas e pode nos trazer uma série de inconvenientes, portanto vamos buscar saber mais sobre ele. Os carrapatos se alimentam de sangue e sendo assim eles vivem tanto nas grandes cidades quanto nos mais distantes lugarejos, basta que exista vida de animais ou seres humanos, basta que haja sangue para ele se alimentarem. Esta característica de se alimentar de sangue humano e animal faz com que o carrapato seja transmissor de doenças animais para os humanos, isto na ciência se chama hematófago.

Carrapato

Carrapato

Os carrapatos se adaptam muito bem a diversos tipos de clima como, por exemplo, locais úmidos e sombrios, secos e arejados, ensolarados, etc. Isto faz com que a sua proliferação seja abundante, dificultando o controle desta praga. Eles gostam de viver em meio ao capim, no chão, em pequenas touceiras como os Grilos ou o louva-a-deus por exemplo, apesar de suas gritantes diferenças já que esses animais não oferecem riscos a nossa saúde.

Doença Carrapato

Doença Carrapato

O carrapato é comumente conhecido como chato ou ainda carraça, seu corpo é bem achatado quando em estado de jejum, por isso é chamado de chato. Após seu desjejum ficam bem gordinhos e seu formato se modifica bastante, chegando a forma arredondada. Apesar da aparente fragilidade de seu corpo eles são revestidos por uma espécie de couraça formada de quitina, o que lhe confere muita resistência. Algumas espécies se aproximam de seres humanos ou animais apenas com a intenção de obter alimento e preferencialmente durante o sono dos mesmos, não permanecendo ali por muito tempo, logo retornam aos locais de esconderijo como frestas, fendas, chão, etc. A sua capacidade de jejum é algo impressionante, podem ficar sem se alimentar por períodos de até um ano ou mais. Já outras espécies se hospedam literalmente em suas presas ficando grudados a elas por longos períodos, desde o estado de larva até a vida adulta, sua ocorrência se dá preferencialmente em boi, Jumento, cavalos.

Carrapato Estrela

Carrapato Estrela

Aqui no Brasil a ocorrência de carrapatos se dá especialmente em animais como o boi, o cavalo, as galinhas e também em cães e gatos independente de suas raças como cão Maltes ou Husky ou gato persa, todos estão sujeitos a esta praga. A melhor saída nestes casos é a prevenção, ou seja, manter a higiene de seus animais com freqüência observando a ocorrência de carrapatos, pois desta forma estaremos assegurando não somente a saúde dos animais, mas a nossa também. Para animais de grande porte a medida é a mesma, neste caso existem os tratamentos feitos através de banhos nos rebanhos através de modernos sistemas de imersão ou ainda a pulverização. Cada espécie de animal requer um cuidado diferenciado quanto aos prazos de aplicação de carrapaticidas, é aconselhável que se obtenha a orientação adequada de um profissional competente da área. Como em muitos outras infestações, contra o carrapato prevenir é o melhor remédio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *