Gato Sphynx

Quando você pensa em gato a primeira imagem que lhe vem a mente é um bichano peludo? Então certamente você não está pensando no gato Sphynx, uma raça de gatos que é conhecida como Pelado Canadense devido a um gene que faz com que ele não tenha pelos. A raça Sphynx foi reconhecida oficialmente internacionalmente no ano de 1998.

Como Surgiu o Gato Sphynx?

O primeiro registro de um gato que nasceu pelado é do ano de 1966 quando uma gata na cidade de Ontário, no Canadá, deu a luz a um filhote completamente sem pelos. O episódio curioso voltou a se repetir na ninhada seguinte dessa gata, outro filhote nasceu pelado. Esses gatinhos deram origem a novos indivíduos sem pelos que passaram a ser chamados de Moon Cats e posteriormente receberam a alcunha de Canadian naked (Pelados Canadenses).

O nome reconhecido internacionalmente para a raça, atualmente, é Sphynx. Com o objetivo de fixar as características da raça muitos criadores em todo o mundo passaram a se dedicar ao desenvolvimento de gatos pelados promovendo inclusive o seu cruzamento com outras raças como American Shorthair e Cornish-Rex. No ano de 1970 a raça recebeu registro provisório da Cat Fanciers’ Association (CFA), mas já em 1971 esse registro foi revogado devido a problemas de saúde da raça e dificuldades de criação.

Gene Fatal?

Na década de 1970 houve grande controvérsia a respeito dos gatos pelados canadenses devido a possibilidade do gene que lhes atribuía essa característica ser fatal. Essa linha de gatos Sphynx acabou desaparecendo. O retorno triunfal dos gatos sem pelos se deu no ano de 1975 quando um casal de agricultores, Milt e Ethelyn Pearson, observaram que sua gata, que tinha pelagem normal, havia dado a luz a um gatinho sem pelos que assim que atingiu idade suficiente acasalou com outro gato sem pelos.

Os dois gatinhos sem pelos foram vendidos para uma criadora do estado norte-americano do Oregon chamada Kim Mueske que investiu no desenvolvimento de uma linhagem de Sphynx segura. O decorrer dos anos contribuiu para que finalmente fossem criados gatos Sphynx saudáveis de maneira que no ano de 1998 a CFA aceitou o registro dessa raça sendo que em 2000 já havia 120 gatos sem pelos inscritos na associação.

Características do Gato Sphynx

Temperamento

Se a aparência sem pelos e com grandes olhos causa alguma estranheza num primeiro momento, o gato Sphynx, conquista o seu dono pela afetuosidade e lealdade. Trata-se de um gato que apresenta boa sociabilidade e que gosta de ser afetuoso com pessoas. Alguns indivíduos dessa espécie podem se tornar um tanto possessivos com seus donos então é importante ter paciência com o seu amiguinho pet. Um gato que não apresenta nenhum traço de agressividade ou irritabilidade.

Aparência Física

Com ossos fortes esse gato apresenta pele fina e enrugada, sua cabeça tem linhas bem destacadas apresentando rugas salientes e maçãs do rosto salientes. Os olhos são grandes com um espaçamento considerável entre um e outro, algo que lhe atribui um olhar penetrante. Possui nariz curto e com boa definição.

Outro ponto de destaque na aparência física do Sphynx são as suas orelhas grandes com base larga e com bordas arredondadas. Nas exposições oficiais de gatos da raça Sphynx são desclassificados gatos que não apresentem rugas na pele ou que tenham pelos fora das regiões permitidas que são nariz, ponta da cauda, base das orelhas e testículos.

Gato Sphynx é Hipoalergênico?

Pessoas que tem alergia a animais domésticos acreditam que o problema gira em torno dos pelos dos mesmos, mas na verdade não. O fator desencadeante de espirros é na verdade a descamação da pele do animal que deixa pedacinhos por todo lado. Sendo assim o gato Sphynx não é um animal hipoalergênico.

Cuidados Especiais com o Gato Sphynx

Como todo gato, o Sphynx, realiza a sua própria higiene, porém, é interessante dedicar alguns cuidados especiais, lembre-se que ele não tem pelos. Ser pelado cria dificuldade para que o animal elimine gordura através da pele. A solução para essa questão é limpar seu pet com um lencinho umedecido (daqueles para bebê) ou leite de toillete para bebês uma vez por semana. Use apenas produtos que não tenham álcool.

Evite o uso de loções adstringentes, pois ao mesmo tempo que elas eliminam o excesso de oleosidade podem também causar descamação na pele gerando em alguns casos até mesmo feridas. Dê banho uma vez por mês no seu gato com shampoo neutro para pets, também é possível leva-lo ao pet shop. O banho serve para tonificar e limpar mais profundamente a pele.

Limpeza de Extremidades

As orelhas do seu gato devem ser limpar uma vez por semana devido a produção de cerúmen castanho. Geralmente utiliza-se Otoclean para a limpeza das orelhas evitando assim que ocorram otites. Os canais lacrimais do pet podem ser limpos com uma loção chamada Optrex ou com soro fisiológico. As patas também precisam de limpeza, remova resíduos de sujeira em especial das almofadas das patas. Lembre-se de manter o corte das unhas do seu gato Sphynx em dia.

Atenção ao Sol

O gato Sphynx não deve ficar muito tempo exposto ao sol, pois sua pele pode ser queimada uma vez que não tem pelos. Alguns criadores da raça passam protetor solar nos pets, contudo, isso pode aumentar a oleosidade da pele do animal não sendo bom. Então a dica é evitar que seu amigo fique muito tempo no sol.

Alimentação do Sphynx

Por se tratar de um gato sem pelos, o Sphynx, demanda uma alimentação rica em proteínas e calorias. Assim o seu corpo consegue converter a energia proveniente da alimentação em calor para o seu corpo pelado. Existem dietas e rações especiais para gatos sem pelos, pergunte ao veterinário do seu pet qual é o melhor procedimento. Troque a água do seu pet várias vezes ao dia.

Saúde do Sphynx

Se você ficou com a impressão de que esse gato é frágil, saiba que não é bem assim. Trata-se de um animal com boa força e robustez, a recomendação é manter visitas regulares ao veterinário, assim como se indica para qualquer pet. Mantenha as vacinas em dia. A cada 6 meses é importante vermifugar do seu amigo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Felinos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *