Gato Birmanês Preto

Um gato misterioso e de aparência marcante, o gato Birmanês é também conhecido como Sagrado da Birmânia. A sua característica física mais marcante é ter lindos e longos pelos sedosos. Por ser dotado de uma beleza fantasticamente diferenciada se tornou um dos gatos favoritos de quem decide adotar esse tipo de pet. É interessante conhecer um pouco melhor a história desse felino de olhos penetrantes.

Como se Originou a Raça de Gato Birmanês?

Acredita-se que a raça de Gato Birmanês descenda dos gatos sagrados que eram venerados em templos de Budismo no território da Birmânia que atualmente é Myanmar, na Ásia. O motivo pelo qual esses ancestrais eram venerados era que os sacerdotes tinham a crença de que os fiéis retornavam a Terra na forma desses animais.

A chegada dessa raça a Europa se deu através de uma gata embarcada, em cerca de 1920, num navio e que foi o único felino sobrevivente. A gata de aparência aristocrática foi cruzada com outras raças de gatos buscando o aprimoramento da raça no que diz respeito a sua genética.

Contudo, o padrão de Gato Birmanês que se tem hoje teve sua origem a partir de um exemplar de felino chamado ‘Wong Mau’ que foi levado para os Estados Unidos. Wong foi cruzado com uma gata siamesa e alguns registros indicam que outros exemplares de felinos da Birmânia foram levados para a terra do tio Sam. Foi a partir da década de 1930 que a raça foi reconhecida nos EUA, pois já se encontrava num estágio avançado de pureza.

Na Europa levou um pouco mais de tempo para que fosse reconhecida oficialmente, no ano de 1952. Ocorreram algumas divergências quanto às características oficiais do Gato Birmanês no final da década de 1940 dando origem a suas linhagens distintas: Gato Inglês e Gato Americano. O primeiro possui porte oriental e o segundo é tem corpo mais robusto.

Características da Raça Gato Birmanês

Os gatos que pertencem a essa raça tem corpo forte e com músculos coberto por uma pelagem alongada. Os pelos embora sejam longos não adquirem a forma de cachos e nem formam nós, somente na região do abdômen podem ter algum formato. Comparativamente os machos são muito maiores que as fêmeas e podem pesar até 8 kg sem que pareçam estar obesos. Esses gatos são muito bem quistos como pets por sua aparência dócil proporcionada em especial por seus olhos quase redondos e bem separados. Seus olhos possuem coloração azulada.

O focinho é curto, mas não tem aparência de achatado, a sua cabeça é grande com formato arredondado. A cauda é ereta e repleta de pelos em sua cobertura. Algo curioso é que são chamados popularmente de ‘gatos de luvas’ porque possuem um detalhe em suas patas que faz parecer que estão usando o acessório. O padrão de cores dos pelos desses gatos permite até 17 tipos.

Temperamento do Gato Birmanês

Os gatos dessa raça se destacam por sua sociabilidade tendo grande facilidade para interagir com crianças. Esse é um gato que gosta muito de ser colocado no colo e receber carrinho. No entanto, quando se sentem incomodados pela visita de estranhos podem se tornar reservados e em algumas situações agressivos.

Um pet que desenvolve uma relação muito profunda com seu dono podendo inclusive ficar depressivo quando ele se ausenta por um longo período. Sendo um animal com grande inteligência tem facilidade de adaptação a diferentes ambientes inclusive apartamentos e casas sem quintal.

Curiosidade Sobre o Gato Birmanês Preto

Há uma lenda a respeito de como teve origem a linhagem de gatos Sagrado da Birmânia da cor preta. De acordo com essa lenda só existiam gatos brancos que eram companheiros dos sacerdotes dos templos budistas até que um dia invasores assassinaram um dos mestres. O gato que era seu companheiro muito abalado se postou sobre o corpo impedindo que outras pessoas se aproximassem. Foi então que seus pelos longos deixaram de ser brancos tornando-se escuros. Apenas as patas continuaram brancas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Felinos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *