Salamandra Mexicana

Os axolotis ou salamandras mexicanas são animais anfíbios com peculiaridades especiais que chamam a atenção das pessoas, sendo muito requisitados como animais de estimação pois se adaptam muito bem a vida em aquários. Esses anfíbios ao contrário de outros como o Crocodilo, tartaruga ou o jacaré, não são capazes de sobreviver fora da água e para mante-los de forma saudável algumas especificidades da espécie devem ser observadas. Quanto ao tamanho, a salamandra mexicana pode chegar até 30 centímetros de comprimento, o que é bastante para um peixe doméstico, portanto é importante que ela tenha espaço disponível no aquário para que possa se manter ativa. É permitido ter mais de um exemplar da mesma espécie, mas é aconselhável que ambos tenham tamanhos similares, caso contrário um poderá ver o outro como uma presa.

Salamandra Mexicana

Salamandra Mexicana

A população do aquário não deve ser grande, isso vai depender do tamanho do mesmo, o espaço disponível evita que os peixes briguem e se machuquem nos confrontos. Uma dica é observar a cauda das salamandras, se elas estiverem enroladas eles estão em estado de estresse. Para que se garanta qualidade de vida para o animal a recomendação minima de tamanho de aquário é de 60 litros, eles se alimentam de praticamente qualquer coisa que couber em sua boca, mas existem rações indicadas para a espécie. Eles são lindos, podendo ser coloridos devido as mutações, mas originalmente tem uma cor que se gradua entre o cinza e o castanho apresentando manchas variadas em tons dourados. Mas estas criaturas possuem algumas propriedades que vão muito além de simples e belos animais de estimação, cientistas americanos receberam uma doação de milhões de dólares para investir em pesquisas sobre a espetacular capacidade de regeneração que as salamandras mexicanas possuem.

Fotos Salamandra

Fotos Salamandra

Eles não são a única espécie que apresenta esta capacidade, o Lagarto ou camaleão por exemplo é capaz de regenerar a cauda perdida, mas nenhum outro animal descoberto é capaz de se regenerar de forma tão rápida e tão variada, ou seja, são diversas partes do corpo que podem ser recriadas na genética deste animal. Cientistas e pesquisadores estão encantados e muito entusiasmados com as possibilidades existentes nesta pesquisa, imaginem os benefícios que podem advir destas descobertas, assim como as pesquisas que fazem sobre golfinho e …

Animal Salamandra Mexicana

Animal Salamandra Mexicana

Milhares de pessoas que tem membros amputados podem ser beneficiadas, especialmente ex-combatentes de guerras mutilados, jovens que vivem de forma adversa e tem nestes estudos uma forma de esperança para sua situação. Segundo observações a capacidade regenerativa se dá de forma que mais parece a formação embrionária, ou seja, uma reprodução perfeita do membro que foi amputado na salamandra mexicana. Outro fator positivo nesta pesquisa é o fato de que a pele deste anfíbio é quase que transparente, o que facilita a observação dos agentes de pesquisa em nível interno. Não se sabe quando os resultados da pesquisa devem florescer, mas não há duvidas de que as perspectivas são muito boas. Conheça também a Salamandra de Fogo e veja outras fotos de salamandras.

7 comentários

  1. “Esses anfíbios ao contrário de outros como o Crocodilo, tartaruga ou o jacaré”.

    Com respeito ao comentário acima, quero apenas esclarecer que “crocodilos, tartarugas e jacarés” são répteis, e não anfíbios.

  2. OLÁ EU GOSTARIA DE SABER AONDE SE COMPRA ESSAS SALAMANDRAS MEXICANAS .
    SE SOUBER DE ALGUM LOCAL EM SÃO PAULO FAVOR ENTRAR EM CONTATO PELO EMAIL
    GRATO

  3. olá… gostaria de saber onde tem salamandra a venda em são paulo ou na baixada santista
    por favor obrigado

  4. OLA, SOU ESTUDANTE DE BIOLOGIA E ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE SALAMANDRAS. GOSTARIA DE SABER COMO POSSO ADIQUIRIR UM EXEMPLAR EM BELO HORIZONTE.OBRIGADO!

  5. Gostaria de adquirir um exemplar dessa salamandra. Onde posso conseguir?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>