Crocodilo

Maior réptil vivo atualmente, o crocodilo gosta de águas paradas ou lentas que ofereçam a possibilidade de camuflagem. Quatorze espécies de crocodilos vivem em locais com clima temperado no mundo, eles fazem de costas arenosas, margens de rios lamacentos e mangues salgados a sua casa.

Crocodilo

Crocodilo

Os crocodilos habitam quase todos os continentes, exceto a Antártida e a Europa. Eles gostam de habitats tropicais, onde possam relaxar sob o sol durante todo o ano. Algumas espécies, como o crocodilo-americano ou o crocodilo indo-pacífico, banham-se em pântanos salgados e águas costeiras salgadas.

A maioria dos outros crocodilos prefere rios de água doce e lagoas. Alguns vivem em ambientes aquáticos feitos pelo homem, como reservatórios, canais e valas. A água proporciona alívio do calor e facilita a camuflagem para que o animal consiga caçar. Os crocodilos se dão bem em ambientes molhados, onde há abundância de tartarugas, sapos, peixes, aves e mamíferos.

Onde os Crocodilos Vivem?

Durante a Era Mesozóica, há cerca de 100 milhões de anos, a ordem Crocodilia englobava algumas das espécies que estavam no topo da cadeia alimentar. Hoje, os crocodilos são encontrados nos habitats tropicais da África, Ásia, Austrália e Américas. Eles normalmente vivem perto de lagos, rios, pântanos e, até mesmo, em algumas regiões de água salgada.

Uma das maiores populações conhecidas de crocodilos americanos é encontrada na República Dominicana, em um grande lago de água salgada chamado Lago Enriquillo.

Os crocodilos vivem em climas tropicais para uma razão. Eles possuem o sangue frio e não conseguem gerar calor. Durante os meses mais frios, eles hibernam ou dormem. Eles também fazem isso nos meses de seca. Para criar um lugar para hibernar, eles cavam uma toca no lado da margem de um rio ou lago e se preparam para um longo sono.

Reprodução dos Crocodilos

Os crocodilos colocam de 10 a 60 ovos de cada vez. Os filhotes ficam em seus ovos de 55 a 110 dias. Eles nascem medindo de 17 e 25 centímetros e atingem a maturidade quando completam de 4 a 15 anos.

O chamado habitat de nidificação, nada mais é do que o local em que um animal põe seus ovos. O crocodilo-de-morelet, uma das menores espécies de crocodilo, cria um habitat flutuante para os seus ovos. Usando material vegetal flutuante, o crocodilo cria uma espécie de jangada para ser o seu ninho.

A maioria das outras espécies de crocodilo faz seus ninhos em terra e prefere locais elevados, onde pode construir um pequeno monte de terra ou cavar um buraco. Fazer os ninhos em locais altos mantém os ovos a salvo de danos causados ​​pela água, mas, ao mesmo tempo, facilita o acesso dos filhotes a água depois que eles nascem.

Em março, o crocodilo americano fêmea começa a construir seu ninho, usando suas patas traseiras para cavar buracos de até 5 metros de largura e 6 metros de profundidade. No final de abril ou início de maio, ele coloca de 30 a 60 ovos. Em seguida, cobre os ovos com terra e plantas para mantê-los aquecidos durante o período de incubação.

O tempo de vida de um crocodilo depende de sua espécie. Alguns vivem apenas cerca de 30 anos, enquanto outros vivem até cerca de 75 anos.

Estado de Conservação

O crocodilo cubano é uma das espécies mais ameaçadas de crocodilo do mundo. É considerado criticamente ameaçado e tem uma população de apenas cerca de 4.000 animais. A caça ilegal é uma ameaça constante para a espécie de crocodilo.

O crocodilo americano também é considerado vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, mas felizmente sua população está aumentando, o que ajuda a afastá-lo do risco.

Diferenças Entre Crocodilos e Jacarés

Os crocodilos são, muitas vezes, confundidos com jacarés, mas existem algumas diferenças fáceis de identificar. A mandíbula de um jacaré possui a forma de U, enquanto um crocodilo tem uma mandíbula em forma de V.

Outra diferença entre eles é que os crocodilos têm glândulas de sal em sua língua. Estas glândulas salivares modificadas os ajudar a conseguir viver em água salgada. Já os jacarés não têm essa capacidade de secretar o excesso de sal e, portanto, preferem viver em água doce.

Curiosidades Sobre os Crocodilos

1 – Quando um crocodilo perde um dente, ele é rapidamente substituído. Estes répteis podem chegar a ter até 8.000 dentes ao longo da vida.

2 – Como não produzem calor, eles estão sempre com a boca aberta para absorver calor por meio dela, que possui uma pele fina e facilita a absorção.

3 – A expressão “chorar lágrimas de crocodilo” se refere a quando uma pessoa tenta expressar um remorso que não é sincero. Essa expressão surgiu por causa das lágrimas produzidas pelos crocodilos. Suas glândulas lacrimais secretam um fluido por trás de sua terceira pálpebra, chamada de membrana nictitante. O líquido ajuda a limpar o olho, lubrificá-lo e reduzir as bactérias. Suas lágrimas não são visíveis, a menos que o animal fique fora da água por um tempo e seus olhos comecem a secar.

Imagem de Amostra do You Tube

4 – As mandíbulas de um crocodilo podem aplicar mais de três mil quilos de pressão. Isso significa que eles podem morder um braço ou uma perna sem nenhum problema. Para se ter uma ideia, a mandíbula de um ser humano produz apenas 45 quilos de pressão. No entanto, a mandíbula do crocodilo tem pouca força de abertura, ela pode, exemplo, ser mantida fechada usando apenas um elástico.

5 – Além de suas mandíbulas fortes, crocodilos também têm uma audição muito aguçada. É tão boa, que eles podem ouvir seus bebês se mexendo dentro do ovo.

Imagem de Amostra do You Tube

6 – Os crocodilos são nadadores muito rápidos, o que os ajuda a capturar suas presas. Eles podem nadar em velocidade de até 32 quilômetros por hora e conseguem segurar a respiração debaixo d’água por cerca de uma hora. Em terra, os crocodilos não são tão rápidos. Eles podem atingir apenas a velocidade de 17 quilômetros por hora por uma curta distância.

7 – É ilegal caçar crocodilos para retirar a sua pele. Isso faz com que produtos feitos com pele de crocodilo sejam muito raros. Uma bolsa feita de pele de crocodilo pode custar mais de 20 mil reais.


Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *