Crocodilo

Entre os animais que fazem parte da grande família dos répteis, como o Dragão de Komodo, o crocodilo é o maior deles. Segundo pesquisadores os crocodilos da pré história chegavam ao tamanho de aproximadamente trinta metros, mas isto foi há milhões de anos atrás. Atualmente eles podem viver em torno de 80 anos e seu tamanho gira em uma média de 8 metros, o que já é muito assustador. O habitat natural desta espécie são rios, pântanos e lagos Africanos como também costumam viver em Madagascar, motivo pelo qual existe o desenho animado de mesmo nome contendo várias espécies desta região, rinoceronte, elefante, aves diversas, lobo, leão, etc., que por sinal fazem muito sucesso entre crianças e adolescentes, tanto que os professores consideram o desenho animado como um excelente material de trabalho nas escolas.

Crocodilo

Crocodilo

Por aqui não se fala muito na figura do crocodilo, é mais comum falarmos em jacaré que é da mesma família, mas as diferenças são bem consideráveis a começar pelo seu tamanho, como já citamos anteriormente. A dentição dos crocodilos difere dos jacarés e além disso há a questão de seus hábitos alimentares, os crocodilos quando jovens comem pequenos invertebrados, peixes menores, anfíbios, etc., mas quando são adultos seus hábitos se modificam um pouco pois além de peixes, tartarugas e aves aquáticas eles também se alimentam de zebras, antílopes, animais domésticos de grande porte e até mesmo de seres humanos.

Foto Crocodilo

Foto Crocodilo

São muito ferozes e vorazes, bastante ágeis em terra, embora tenham as patas muito curtas. Quando estão na água são facilmente confundidos com troncos o que os ajuda a surpreender suas presas. Nadam com extrema agilidade impulsionados pela sua enorme cauda. São caçadores noturnos e durante o dia podem ser vistos tomando sol em bancos de areia e descansando a margem dos rios. Alias essas são imagens freqüentes de documentários ambientais, cenas de um crocodilo ao sol, rinocerontes na lama, uma linda arara ao galho de uma árvore ou um gavião real em seu vôo…

Imagem de Amostra do You Tube

A capacidade de reprodução deste animal é impressionante, seus ninhos são cuidadosamente preparados com folhas onde uma crocodilo fêmea pode colocar em torno de 20 a 50 ovos que ficam em sistema de incubação por pelo menos três meses, quando então pode ser vista aquela imagem famosa e bastante utilizada de filhotes de crocodilo saindo dos ovos, neste momento eles mais se parecem com pequenas lagartixas indefesas, mas acabam se transformando em verdadeiras feras capazes de devorar um homem ou um cão em poucos minutos. Apesar do grande numero de ovos muitos deles acabam sendo devorados por seus predadores, e assim funciona a cadeia alimentar da natureza, mantendo o perfeito equilíbrio das espécies. Cabe ao homem estudar e aprender muito com o mundo animal em sua imensa diversidade, buscando respeitar seu habitat e não interferir em seu modo de viver, além de preservar a natureza afim de que não haja mais animais em extinção.

6 comentários

  1. muito bom,eu gostei!!!!muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>