Curiosidades Sapo

Os sapos, assim como a salamandra, pertencem a classe doa anfíbios e são os animais vertebrados mais antigos de que se tem noticias sobre a face do planeta Terra. Houve um período chamado de Era do Carvão, em que o sapo fazia parte do grupo dominante, ainda existem algumas das espécies deste período preservadas na região da Indonésia, em algumas de suas ilhas. O sapo se caracteriza por ser um anfíbio muito adaptável as diversas regiões e climas do nosso planeta, sendo que esta espécie somente não sobrevive na Antártida.

Curiosidades Sapo

Curiosidades Sapo

No Brasil o habitat de grande diversidade destas espécies é a floresta Amazônica, alias grande parte da vida animal que lá se concentra são anfíbios como o sapo, além de muitas outras espécies de aves como a linda Arara, répteis como o enorme e temido Crocodilo, mamíferos como o Tamanduá, etc. Existem muitas espécies diferentes de sapo, pesquisas revelam aproximadamente cerca de 4000 exemplares nas mais diversas partes do mundo.

Anfíbio

Anfíbio

A capacidade de adaptação do sapo é tão impressionante quanto a sua dualidade de anfíbio, ou seja, entende-se por anfíbio o animal que tem como característica sobreviver tanto na água como fora dela, e assim ocorre com os sapos que enquanto girinos possuem cauda e vivem na água, quando posteriormente a cauda se perde eles passam a viver também na terra. São chamados de Anuros e desta categoria fazem parte os sapos, as pererecas e as rãs. As fêmeas costumam ser ligeiramente maiores que os machos, cerca de 30 mm de diferença, os sapos quando pegos pelo homem costumam se fingir de mortos, ou seja, ficam totalmente imóveis em atitude de defesa. Seus hábitos de vida são noturnos que é quando saem a caça buscando insetos como Grilo e mosquito para se alimentar, de dia costumam ficar abrigados em suas tocas, normalmente em meio a raízes e pedras ou em buracos na terra.

Desenho Sapo

Desenho Sapo

A poluição do meio ambiente tem causado muitos problemas a sobrevivência destas espécies, pois o sapo é bastante sensível a poluição. Desta forma pode-se perceber parcialmente a qualidade da água de um local observando a existência ou não de sapos. Os sapos costumam causar medo ou nojo nas pessoas especialmente pela sua aparência estranha e pela pele sempre molhada e viscosa. O coaxar dos sapos costuma causar curiosidade nas pessoas e também é usado como forma de prever situações climáticas como chuvas, etc. Aqui no Brasil o sapo conhecido como Cururu recebeu até uma musica infantil, alias, o sapo é personagem constante do universo das crianças, e são vários desenhos, musicas e bichinhos de pelúcia alusivos aos sapos. Muitas brincadeiras também se realizam tendo como inspiração o sapo, especialmente imitar os seus pulos e os sons que eles fazem quando estão parcialmente submersos nas lagoas e banhados.

Se você gostou das informações, confira ainda fotos de sapos, rãs e pererecas, outras engraçadas como do sapo pisca-pisca, do sapo na salada. Do curioso sapo azul e mais dados sobre sapos e a rã touro.


Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Eu adorei seber que os sapos podem comer gilos e muito legual.
    è tem bem adorei o dezenho do sapo cururu.
    Eu queria seber se o sapo derme ? Por que minha rima falol Que sapos nao dormem
    isso e verdade ?
    Bejossssssssssssssss adorei o seite
    assinado: Thaynara Pereira Neves

    Thaynara Pereira Neves 6 de outubro de 2009 12:45
  • Olá Thaynara,

    o sapo dorme sim, dependendo da espécie ele pode dormir ou de noite ou de dia, por que depende muito de seus hábitos de caça.
    Obrigado por acessar nosso site e volte sempre.

    Até mais.

    André Luis 7 de outubro de 2009 15:20
  • Oi me chamo Jessica e tenho 10 anos eu adoro os sapos soa tao legais .
    Eu sou irma da Thaynara ela e muito coriosa .
    Obrigada pela a atemsao
    HAAAAAA nao posso esquecar q o sapo q o salamentra e incrivel

    Jessica pereira Neves 15 de outubro de 2009 12:16
  • Olá Jéssica,

    os sapos são realmente muito interessantes. E também é muito bom saber que você e sua irmã são curiosas. É muito bom ser curioso na idade de vocês. Aproveitem esse dom e passem sempre por aqui. Estamos sempre postando matérias muito legais de outros animais.

    Agradecemos a preferência.

    Até mais.

    André Luis 16 de outubro de 2009 1:58
  • Pingback: Sapo - Informações Anfíbios | Animais - Bico do Corvo

  • Adoreei , Noossa é muito bom saber de tudo isso , Fiquei admirada , pq nao sabia q a poluição poderia causar problemas com os anfibios (sapos ) ameii muiitoo

    Bjoos Laara :*

    Lara 6 de abril de 2010 20:14
  • sauve os sabos mamiferos do meioanbiende

    andrew 11 de abril de 2010 8:51
  • Esses bichos 😀
    São interessantes adoro uma perereca ( um anfibio viu)
    Eles são muitos diversificados e comem ate o Aedes :O
    Se sapo é bom assim vamo criar em gaiola ( ñ vamos ñ )

    Leozinh 30 de setembro de 2010 8:49
  • porque muitos usam o sapo de ceramica nos jardins ou ate nas varandas de suas casas o porque pode mi esclarecer.

    aloisio 8 de janeiro de 2011 10:24
  • oi
    então, vc já ouviu falar que se colocármos um sapo dentro de recipiente qualquer e ir colacando água com a temperatura cada vez maior, ele vai se adptando..até morrer e sem perceber?
    é verdade?
    bjoos*-*

    thalyta 3 de fevereiro de 2011 11:34
  • oi

    entao ,vc ja sabe

    sofia 29 de janeiro de 2012 20:33
  • sim ou nâo en

    sofia 29 de janeiro de 2012 20:35
  • adorei saber sobre os sapos amei bjssssss

    thainara martins barbosa 12 de setembro de 2013 19:00

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *