Camaleão

Pertencente a grande família dos répteis, da qual também fazem parte o Crocodilo, a tartaruga, o jacaré, a cobra, as lagartixas e muitos outros. O camaleão tem características especificas como por exemplo, a capacidade de movimentar seus olhos de forma totalmente independente, ou seja, cada um se move para lados diferentes e em tempos diferentes, também são muito apreciados pela curiosa potencialidade de se camuflar mudando de cor conforme o ambiente onde se encontre, dessa forma ele pode se tornar invisível aos seus predadores.

Camaleão

Camaleão

Eles usam a cauda para se enrolar em galhos de arvores, exatamente com as cobras o fazem, dando a esses répteis a habilidade de locomoção tanto em terra como em cima de arvores. Um camaleão nada muito bem e pode permanecer períodos longos debaixo da água. Além de se camuflar, outra forma de defesa é a mordida e bater a cauda a exemplo de jacarés e crocodilos. A alimentação de um camaleão é composta de muitas folhas e frutos, mas ele também come insetos como Grilo, gafanhoto, borboletas e até mesmo pequenos pássaros. Sua língua comprida e pegajosa pode sair de dentro da boca a uma distancia de até 1 metro e é dessa forma que ele caça os insetos, um pouco parecido com o Tamanduá.

Desenho Camaleão

Desenho Camaleão

Pode ser classificado como um animal agressivo, independente de ser macho ou fêmea. A reprodução acontece por volta de 1 ano de idade, quando estão maduros, sua longevidade gira em torno de 4 a 5 anos. Os camaleões machos tem uma maior variedade de cores sendo também privilegiados pela crista que vai ao longo de todo o seu corpo, da cabeça à cauda. As cores usadas na camuflagem são um verdadeiro espetáculo da natureza, é incrível a variedade de nuances que se transformam de acordo com a paisagem local. Estima-se a existência de cerca de 160 espécies, a maioria delas reside em continente Africano, eles podem ter de 60 cm até 1 metro de comprimento.

Animal Camaleão

Animal Camaleão

A camuflagem além de ser um espetáculo serve essencialmente como forma de defesa afinal o camaleão se move muito lentamente o que dificulta a sua capacidade de fuga. Outra curiosidade a cerca da sua capacidade de se camuflar é que isto serve também como uma eficiente forma de comunicação entre estes animais, em um combate por exemplo, é possível saber se o seu oponente esta com medo ou enfurecido, apenas através da cor predominante. Outros aspectos como o seu humor ou a temperatura do corpo igualmente são informados através das varias mudanças de cor. A camuflagem serve também para proteger este animal dos raios solares já que ele vive predominantemente em regiões de deserto ou florestas tropicais. Tem como característica a solidão e a reprodução se dá através de cópula, um dos raros momentos em que a aproximação é consentida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *