Serpente

A serpente pertence a família dos répteis assim como o Crocodilo e o jacaré, e é comumente conhecida como cobra. A sua alimentação é a base de carnívoros, inclusive ela come outras cobras menores além de Lagartos desde que sejam pequenos, vários insetos, aves, etc. Algumas espécies são venenosas e usam este veneno para matar a presas antes de comer, outras usam a técnica do estrangulamento, mas ambas não possuem a capacidade da mastigação sendo assim elas engolem a comida inteira.

Serpente

Serpente

Depois de se alimentarem elas passam por um processo bastante lento de digestão e durante este processo permanecem entorpecidas. Sua temperatura natural é bem fria, mas como a sua digestão é um processo muito intenso neste momento ela pode se aquecer até 6º acima da temperatura local, nesta fase são presas fáceis e podem reagir vomitando o alimento para tentar escapar com maior agilidade. Se não for interrompida por nada durante a digestão este será um processo perfeito do qual ela só não aproveitará pêlos e garras que serão expelidos posteriormente.

Serpente Negra

Serpente Negra

Uma serpente é um animal que assusta e do qual normalmente temos muito medo, mas ela não tem o instinto de atacar pessoas, sua reação diante de humanos é meramente de defesa. Isto significa que se não invadirmos o território delas não corremos risco algum, e ainda que tenhamos que estar no mesmo ambiente delas basta tomar alguns cuidados básicos pois elas não pretendem nos atacar, apenas reagem quando se sentem ameaçadas. Com certeza elas devem ter mais medo dos humanos do que nós temos delas. Os Répteis de modo geral, assim como vários outros animais, não atacam pessoas, apenas se defendem de nós, o Camaleão por exemplo se camufla para passar despercebido tanto para os humanos quanto para seus predadores naturais, trata-se do instinto de defesa destes seres. Portanto como regra geral o respeito ao habitat alheio é uma boa dica de segurança.

Serpente Chinês

Serpente Chinês

A serpente faz parte do imaginário das pessoas desde a mais tenra idade, já no colo da mãe ou nas escolinhas de educação infantil esses bichos fazem parte da rotina, seja em forma de músicas ou na manipulação de brinquedos, teatro de fantoches, etc, assim como outros animais como o grilo ou o coelho. Podemos também nos lembrar de que ainda no paraíso a serpente foi que seduziu Eva a comer a maça, o fruto proibido, portanto ela é o simbolo do pecado original. O misticismo também faz muitas referências a imagem da serpente e as interpretações podem variar de acordo com cada situação, mas de modo geral ela não é portadora de boas noticias, geralmente está ligada a traição, falsidade, etc. Atualmente a rede globo exibe uma novela que se passa na Índia, e por lá as serpentes são muito comuns, existem os encantadores de serpentes, crianças convivem com esses animais e isso é bastante natural, trata-se da cultura local.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de saber o nome científico e popular desta serpente da primeira foto! Pois um amigos gostou e quar fazer uma tatto dela e gostaria de saber o nome! Obrigada desde já!

    Fernanda 26 de abril de 2010 16:48
  • necessario verificar:)

    Whence-online 3 de outubro de 2010 13:22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *