Coelho

Como diz a letra da música, “…de olhos vermelhos, de pêlo branquinho, de orelhas bem grandes, eu sou o coelhinho…”, este é um dos animais que encanta pela sua beleza e doçura, aparecendo em histórias infantis, assim como o Grilo. Esperto e ágil o coelho faz parte da imensa família de mamíferos, mas neste caso em particular ele se caracteriza por uma cauda bem curtinha que mais se parece com um pompom e por patas e orelhas bem grandes que muitas vezes podem nos parecer desproporcionais ao tamanho de seu pequeno corpinho.

Coelho

Coelho

O Canguru também se caracteriza por grandes patas e orelhas, mas é muito maior do que um coelho e faz parte de uma classe especial de mamíferos que se chamam marsupiais, por ter uma bolsa na qual carregam o seu filhote. Mas voltando aos coelhos, este é um animal que não se encontra em risco de extinção ainda que seja caçado pelos homens com intuito de consumo de sua carne e de sua pele bastante apreciada para confecção de roupas e acessórios.

Coelho Páscoa

Coelho Páscoa

A capacidade reprodutiva de um coelho é muito grande sendo que uma coelha é capaz de se reproduzir cerca de 3 a 6 vezes a cada ano e a cada ninhada podem nascer de 3 até o máximo de 12 coelhinhos sendo que o período gestacional dura em torno de 30 dias e passadas 24 horas do parto a coelha já se encontra em estado de cio de novo. Não há como sofrer risco de extinção com tamanha capacidade de formar grandes famílias. A longevidade deste animalzinho gira em torno de 5 a 10 anos de vida e seu habitat natural são as florestas e matas onde eles fazem pequenas tocas no chão ou nos troncos das árvores. Eles podem ser facilmente domesticados e neste caso seus hábitos se dividem entre diurnos e noturnos. No caso de coelhos selvagens seus hábitos já são predominantemente noturnos pois nesta ocasião sofrem menos risco de serem pegos por seus predadores, como a Onça Pintada.

Coelho para Colorir

Coelho para Colorir

Os coelhos encantam especialmente as crianças por serem fofos e muito graciosos, mas existem muitas espécies deles, cerca de 40 mais ou menos. Eles costumam ser muito requisitados para animais de estimação, especialmente nos Estados Unidos pois segundo estimativas cerca de 40% dos bichinhos domésticos são coelhos, mas ainda assim os cães estão entre os mais queridos animais de estimação, os Filhotes de Dálmata, por exemplo, são lindinhos e cativam as crianças. Os coelhos são fofos, dóceis e perfeitamente adaptáveis a vida em cativeiro, além de terem a vantagem de serem animais silenciosos, muito fáceis de cuidar, se alimentam de vegetais, feno e ração apropriada e é necessário fazer a limpeza de sua gaiola uma vez por dia caso sejam mantidos dentro de casa. O feno que ele come também lhe serve como cama.

Coelho

Coelho

O coelho é um mamífero pequeno. Possui corpo pequeno, orelhas grandes, focinho pequeno e patas pequenas. Dependendo de sua espécie, pode chegar a medir 40 centímetros e pesar até 4,5 kg. Sua alimentação é baseada em alguns insetos e em frutos, assim como as famosas cenouras que viraram praticamente os mascotes de qualquer desenho animado que tenha coelho.

Em muitos lugares, o coelho é considerado uma praga por multiplicar-se de forma estrondosa e comer plantações. E por ser um animal pequeno, é difícil ter o controle de sua natalidade, já que eles dão cria de 15 filhotes (aproximadamente) por vez e se escondem em buracos subterrâneos.

Apesar de tudo, são ótimos animais de estimação, já que se “acostumam” facilmente à gaiolas ou ambiente pequenos como casas, onde possam viver em sossego.

3 comentários

  1. eu gostei desse site e me amarrei muito vwl bjs bjs bjs bjs

  2. eu adorei

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>