Calango

Calango não é Jacaré, nem Iguana ele é. Mais fácil que enviar Iguana ilegalmente pelos Correios como aconteceu recentemente, os pobres Calangos além de vendidos ao léu são também comidos por quem tem fome. Calango é como se conhecem no Brasil algumas espécies de lagartos pequenos do gênero Teñdeo. Sobreviventes das eras jurássicas os répteis se adaptaram as novas temperaturas do planeta e a invasão do bicho homem. Para tanto passaram a proteger sua fantástica, impermeável e, em alguns casos, colorida pele, com escamas.

Evolução

Calango

Calango

Em decorrência da evolução, alguns répteis foram perdendo os membros locomotores e em algumas espécies de cobras se pode ainda encontrar vestígios de ossos nos quartos dianteiros; comprovando que cobras já foram répteis um dia. Dependendo da espécie de lagarto, as escamas que apresenta podem ser duras, macias, pontiagudas, arredondadas. Formadas de um material córneo morto, as escamas de bichos como o Calango se desgastam ao natural e assim uma vez ao ano eles trocam de pele.

Um Bicho Muito Tímido

Sobre

Sobre

Os Calangos costumam medir em torno dos 30 cm, e não são agressivos; ao contrário, são animais dóceis e temerosos de presenças estranhas. Quando capturados tem como estratégia de sobrevivência fingir-se de mortos. O Calango, como os demais répteis, tem o corpo frio e depende de energia luminosa para se aquecer, por isto gosta de lugares ensolarados e de pedreiras que absorvem bem o calor.

Vivem nas frinchas e buracos do solo, das pedras, montes de madeira ou até locais lajotados. Podem ser encontrados nas cidades, mas raramente já que não apreciam locais movimentados nem a companhia do homem. Instalam-se próximos de ambientes que atraiam bastante insetos, seu alimento principal. Ágil e inquieto, o Calango quando dormita ao sol é presa fácil para pássaros de grande porte e para caçadores.

Calango não é Lagartixa e dá Almoço

Fotos

Fotos

Os Calangos de menor tamanho podem ser confundidos com lagartixas, mas estas são na verdade Geckos. No Nordeste do Brasil, região de forte sol e aridez encontra-se muitos Calangos. E infelizmente devido a fome, as pessoas obrigam-se a se alimentar deste pequeno lagarto. O Calango é tão tradicional no país que doa seu apelido a empresas das mais variadas especialidades, movimentos culturais, festivais regionais e bandas de música.

Além disso, pessoas aventureiras e ditas ‘descoladas’ são conhecidas como Calango por não darem importância a conforto e comodismos. Calango hoje é mais que lagarto, é sinônimo de parte do povo brasileiro, que vive sob o sol abrasador e aprendeu a dele tirar proveito. Calango é jeito de ser, forma de cultura, descrição de uma unidade regional. Calango nem sempre é pobre e sente frio, mas é resistente e esperto. Faz-se de morto quando precisa, enfrenta pequenas cobras e não gosta de ser pisado nem devorado. Diz-se que brasileiro é Calango… e sem dúvida, incorporamos algumas qualidades reptilianas que nos ajudam a sobreviver seja na selva de pedras ou na terra crestada.

7 comentários

  1. Show de bola…gostei muito de aprender mais sobre esse réptil fantástco….ja vi muitos deles…mas nao consegui chegar perto..rsrs…..obrigado pelas informações..

  2. Olá! Boa tarde! Ando pesquisando sobre calangos pela internet. Mas estou pesquisando mesmo pois algo inusitado está acontecendo em minha casa. Moro em uma área super movimentada do Rio de Janeiro, porém não é próximo a floresta, nem mata, nada. Ao lado da minha casa tem um terreno que nem é abandonado, mas vive uma grande família de calangos. É de dar medo! Pois eles são enormes e em muita quantidade! Eles ficavam pegando sol no muro, mas de uns meses pra hoje eles invadiram minha casa não só o meu quintal. Já tentei de tudo, mas eles não conseguem voltar pro terreno, e nem se incomodam com a nossa presença. Repito: são enormes, praticamente lagartos!!! Os outros vizinhos nem se incomodam tanto, pois é na minha casa que eles se escondem. Quero afastá-los. Existe alguma possibilidade? Entro em contato com algum órgão que cuida de animais silvestres? Desde já, agradeço.

  3. Em media quantas gramas. Ou quantidade de insetos ele come por dia (grilo barata aranha )

  4. Oi Kamila,
    Voce conseguiu resolver a questão com os calangos? estou vivendo a mesma questão em casa e não sei o que fazer.
    Obrigada

  5. GOSTE MUITO ESPERO QUE ESCREVA MAIS

  6. quantos =calangos ainda exiztem?

  7. quantos calangos ainda exitem? no mundo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>