Jacaré-do-Pantanal

Conhecido também como jacaré do Paraguai, o jacaré do pantanal, nome popular aqui do Brasil, recebe o mesmo justamente pela região de habitat, ou seja, o pantanal mato-grossense. Mas também habita regiões da Bolívia e Argentina em fronteira com o Brasil.

Medindo cerca de 2 a 3 metros aproximadamente, o animal demonstra grandiosidade e respeito pelos outros habitantes próximos, já que carnívora torna-se também predador de muitos outros animais menores. Os dentes extremamente afiadíssimos encontram-se em evidência, mesmo permanecendo o jacaré com a boca fechada, daí o apelido de jacaré piranha, pela quantidade e tamanho dos dentes e mandíbula.

Os ovos chocados pela fêmea podem variar dependo do tamanho da mesma entra 20 e 30, mas muitos filhotes morrem antes mesmo da etapa final de encubação, que varia entre setenta e oitenta dias aproximadamente.

Relação Água e Terra

Jacaré-do-Pantanal

Jacaré-do-Pantanal

Parece completamente normal a todos, mas a relação ao mesmo tempo entre água e terra é um meio extremamente difícil para os jacarés do pantanal que se adaptam melhor aos lagos e pântanos, já que a terra dificulta sua locomoção, devido suas pequenas e curtas patas; perdendo assim seu poder de caça, e desajeitado a qualquer situação.

Na água o contrário é notado, com suas patas curtas e cauda longa ele nada com muita facilidade e consegue se sustentar em períodos de água mais rasas, já que suas estruturas musculares e esqueléticas também ganham força, daí sua caçada para alimentação ocorrer apenas na água, se alimentado de peixes, mariscos, caramujos e outros animais pequenos.

E a Extinção?

Extinção

Extinção

Apesar da influência de muitas organizações governamentais e também não-governamentais, o jacaré do pantanal continua em sério risco de extinção total, já que cada vez mais a caça está sendo efetivada em regiões do pantanal brasileiro, no qual sua carne é de muito valor e também as pele, para confecção de bolsas e sapatos femininos.

Hoje a situação instabiliza-se graças a essas instituições de acompanhamento biológicas, que levam grande parte dos animais para reservas particulares, coma fundamentação de preservá-los em local seguro, longe do alcance da caça.

A reeducação ambiental também é feita por toda a região com a conscientização da população de que é preciso proteger as espécies, consideradas a riqueza do Brasil, que estão desaparecendo de vez do país. Essa reeducação feita a partir de palestra, aulas expositivas em escolas ribeirinhas próximas ao pantanal e movimentos com campanhas e publicidade em grande parto da mídia.

Mercúrio na Carne de Jacaré

Características

Características

Exatamente no jacaré do pantanal foram identificadas características de grade acúmulo de mercúrio, um metal encontrado em abundância na região do pantanal, esse mesmo reagente foi fato para que os lagos e muitas bacias do pantanal fossem detectados com grande teor de mercúrio, o que tornaria preocupante a ingestação da carne legal pelos seres humanos, levando às pessoas a adquirir muitas doenças subseqüentes desse mercúrio.

Todas as pesquisas diminuíram o teor da retirada do mercúrio na região, o que diminuiu de fato os sintomas identificados em pessoas de todo o país, despreocupando muitos do que realmente poderia causar tal situação, caso houvesse grande aumento na contaminação dos animais.

Por: Patrícia Contiero

7 comentários

  1. hahhahahahhahahhahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahahah

  2. Voces ja colocaram outros animais do pantanal e suas características além do jacaré?.
    Na escola que trabalho este é um tema muito trabalhado e importante para a conscientização das crianças sobre a importância de preservar a natureza e a fauna e flora deste nosso país.

  3. Nossa eu amo um coelho ,kkkkk

  4. Voces ja colocaram outros animais do pantanal e suas características além do jacaré?.
    Na escola que trabalho este é um tema muito trabalhado e importante para a conscientização das crianças sobre a importância de preservar a natureza e a fauna e flora deste nosso país.

  5. ESSE BLOGUE E BOM MAIS AO MESMO TEMPO RUIM,ELE TEM TUDO SOBRE OS JACARÉS MENOS O QUE EU PRESCIZAVA,QUE ERA O TEMPO DE VIDA DOS JACARÉS!!!BJS JUANA ESTRELE!

    FIM

  6. eu usei pra fazer minha tarefa da escola

  7. eu goiste mas nao tem peso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>