Tartaruga Tigre D’Água

Que Tipo De Animal é o Tigre D’Água?

O animal conhecido como tigre d’água que, na verdade é uma tartaruga, também é chamado em alguns lugares ao redor do Brasil de tartaruga tigre d’água, de tartaruga verde e amarela ou até mesmo de tartaruga tigre, lembrando que o seu nome científico é Trachemys dorbigni.

Essa nomenclatura variada também se deve ao fato de serem traduções de outras línguas, uma vez que esse animal também pode ser encontrado em países vizinhos ao Brasil, como a Argentina e o Uruguai, por exemplo. Diferentemente das tartarugas marinhas, essa tartaruga tigre vive em locais que contém água doce, como rios, riachos e lagos, por exemplo, podendo ser encontradas, dependendo da época do ano, inclusive em alguns pântanos em suas fases de alagamento.

Dada a topografia citada, já é de se imaginar que esse animal seja mais encontrado na região Sul do país, sendo que, de fato, um dos seus hábitats principais se situa na chamada região da Lagoa dos Patos, além de uma outra região chamada Banhado do Taim, estando ambas localizadas no estado do Rio Grande do Sul, na região Sul do Brasil. No entanto, essa espécie e inclusive outras subespécies podem ser encontradas em outras regiões do país, principalmente devido à comercialização desse animal para a sua domesticação, isto é, como se fossem animais de estimação.

Filhote de Tartaruga Tigre D'Água

Filhote de Tartaruga Tigre D’Água

Um local onde o chamado tigre d’água pode ser encontrado, por esse motivo, principalmente, fora do seu hábitat natural, é na região do Lago Paranoá, em Brasília. Nesse local podem ser encontradas, inclusive, a Trachemys scripta elegans, que é uma subespécie de origem natural norte-americana. Essa subespécie originária da América do Norte é bastante parecida com a que temos naturalmente aqui no Brasil, mas que acaba se distinguindo dela pelo fato de apresentar uma mancha atrás de seus olhos na cor vermelha. Muito provavelmente isso ocorre devido ao abandono dos animais por seus donos que, por sinal, os compram de maneira ilegal, visto que se trata de um animal silvestre.

Características Gerais do Tigre D’água

Esse animal é aquático, como já foi citado anteriormente e, por ser um réptil, apresenta a característica predominante, que é o fato de eles serem onívoros, ou seja, podem se alimentar de alimentos de diversas origens, apresentando um sistema digestório que permite uma variedade ampla de tipos de alimentos.

[nggallery id=9297]

A grande maioria desse tipo de tartaruga vive cerca de trinta anos, o que é um tempo razoável perto das tartarugas marinhas que podem viver até mais de cem anos. Todos esses seus apelidos advêm, como já é de se imaginar, da sua característica física, isto é, de suas cores, uma vez que elas costumam ser bastante coloridas, apresentando listras de cor laranja e amareladas, fazendo lembrar um tigre. Eles podem ser considerados como animais de porte médio, visto que, quando adultos, podem atingir um comprimento que varia entre vinte e cinco a até trinta centímetros, aproximadamente, dependendo do sexo, visto que as fêmeas são, na maioria das vezes, maiores do que os machos.

Ao nascimento, os filhotes de ambos os sexos medem em torno de apenas três centímetros de comprimento, assim que saem de seus ovos. Cada fêmea é capaz de botar, em cada época de reprodução, uma quantidade de ovos que gira em torno de dez, mais ou menos.

Família de Tartaruga Tigre D'Água

Família de Tartaruga Tigre D’Água

Mais Sobre as Características Reprodutivas do Tigre D’água

De uma maneira geral, as fêmeas podem ser distinguidas das tartarugas macho pelo formato de seu plastrão, que nada mais é do que o casco das tartarugas. No entanto, isso só ocorre após os animais adquirirem idade de maturação sexual, o que leva alguns anos para ocorrer, apesar de essa característica ser bastante sutil nas tartarugas que vivem na água e ser mais acentuada nas tartarugas que levam o modo de vida terrestre.

Os machos, como já é de se esperar, apresentam um pênis, mas que fica exposto apenas durante a época de acasalamento do animal, onde eles fazem a cópula na cloaca das fêmeas que, após botar os ovos, os enterra no chão, por onde eles vão permanecer durante o período de incubação que pode variar entre dois a até quatro meses mais ou menos. Esse período de acasalamento ocorre todos os anos, entre os meses de abril e julho, enquanto que a desova é realizada entre os meses de agosto até janeiro, aproximadamente.

As fêmeas demoram cerca de três anos a mais do que os machos para adquirirem a maturidade sexual necessária para serem capazes de se reproduzir. Enquanto os machos se tornam adultos com apenas dois anos, as fêmeas demoram cerca de cinco para atingir esse patamar de suas vidas. É importante ressaltar que o que determina o sexo dos ovos que foram enterrados na areia nada mais é do que a sua própria temperatura, sendo que quanto mais quente o ninho, mais favorável para que aqueles ovos deem origem a tartarugas fêmeas e, em contrapartida, temperaturas mais frias favorecem o nascimento de tartarugas macho.

[nggallery id=9298]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • adoro tartaruga e vc gosta vem com nosco

    rhayla 28 de abril de 2010 21:33
  • aqui tenho uma tartaruga tigre d´agua ela tem 2 anos, qual a quantidade de alimento q dou a ela? pq estou dando ração 3x ao dia e ela parece esfomiada sera q esta pouco ?
    Obrigado pela atenção aguardo resposta

    Douglas 1 de maio de 2010 20:27
  • minhas tartarugas tem aproximadamente 1 ano, elas não estão se alimentando o q devo fazer.

    brenno 17 de julho de 2010 11:47
  • minha tartaruga ja tem uns 04 anos e até hoje não sei se é macho ou femea, como eu faço para saber o sexo dela sem ter que ir no especialista, tem como??????

    Junin 6 de setembro de 2010 19:50
  • Olá, possuo uma pequena criação de tartarugas (tigre dágua/orelha vermelha) em minha casa. Há dois dias aconteceu algum acidente, que não sei qual foi, onde encontrei uma delas no fundo com as pernas pra cima, afogada. Depois de 1 hora fazendo procedimentos de massagem e respiração boca a boca(pasmem) ela reagiu. Porém ela está se recuperando fora dágua, pois quando colocada no lago ela afunda e não tem forças para nadar. Está apática, com poucos reflexos e não está se alimentando. Preciso de uma orientação para salva-la.Aguardo retorno ansiosamente.

    Alessandra Lara de Oliveira 7 de fevereiro de 2011 15:07
  • Eu tenho uma tartaruga tigre-d’água que tem aproximadamente 1ano e ainda naum sei se é macho ou fêmea o que eu faço?

    jéssica 11 de maio de 2011 14:09
  • minha tartaruga tigre ela não quer comer será que está doente ou é por causa do frio ? me ajude não quero que ela morra.

    sandra 28 de junho de 2011 9:28

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *