Lagarto

Para quem nunca viu um lagarto pode imaginá-lo fazendo uma associação com a imagem de um Crocodilo ou camaleão, mas é claro que isto vai depender da espécie deste animal, pois alguns deles mais se parecem com cobras. Os lagartos fazem parte da família dos répteis e como tal tem o sangue frio sendo uma característica deles manterem a temperatura corporal de acordo com a temperatura do ambiente, sendo assim eles tem por hábito buscar locais que não tenham temperaturas extremas, nem frio em demasia nem calor demais, mas em casos de muito frio eles buscam hibernar para se protegerem, e em caso de calor escaldante eles buscam as regiões mais sombrias para não serem afetados pelos raios solares.

Lagarto

Lagarto

Estes animais tem uma grande variação em seus tamanhos, segundo cientistas o menor representante da espécie mede poucos centímetros enquanto que o maior deles pode chegar a cerca de 3 metros e seu peso gira em torno de 140 quilos, ele pode ser visto nas ilhas de Komodo e em pequenas ilhas na Indonésia. Os habitos de um lagarto podem nos parecer bastante curiosos, por exemplo, o lagarto conhecido como “dragão de Komodo”, que é este enorme que vive em Komodo, leva sua vida sobre galhos de arvores até por volta dos 5 anos de idade. Nesta fase sua alimentação se limita a insetos o a lagartos menores, ou seja, eles são predadores de sua própria espécie, por isso a vida no alto dos galhos também tem o intuito de garantir a sobrevivência já que nesta especie o maior devora o menor.

Lagarto Verde

Lagarto Verde

Quando chegam a fase adulta de suas vidas eles descem e passam a mudar drasticamente seus hábitos alimentares, suas presas agora são animais de grande porte como um cavalo selvagem, o búfalo, Porco, veados, etc. Sob este aspecto eles também se assemelham muito aos crocodilos. Os lagartos são muito eficientes quanto a sua locomoção e os métodos utilizados para isso variam muito em cada espécie. Eles se defendem tentando enganar seus predadores e alguns deles quando se vêem capturados são capazes de desprender parte de suas caudas e se afastar, mas o impressionante é que a cauda continua se movendo como se tivesse vida própria, então o predador se ocupa dela enquanto o lagarto foge.

Lagarto Gigante

Lagarto Gigante

Passado um período a cauda volta a crescer normalmente. Outra particularidade que encanta neste animal é a capacidade de mudança de cor, são varias tonalidades que produzem lindos espetáculos da natureza. Algumas vezes essas mudanças de cor tem o intuito de camuflagem, mas em outras situações as cores mudam em busca de proteção contra a luz do sol, o calor, enfim, mudanças climáticas. A diversidade existente neste animal é muito grande sendo muito interessante a busca pelas especificidades de cada espécie, vale a pena conferir.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Pingback: Bicho-Pau - Fotos e Inseto | Animais - Bico do Corvo

  • Pingback: Águia Real - Caçando e Curiosidades | Animais - Bico do Corvo

  • que bicho mais feio horroroso
    eu pesquiso sobre lagartos ha anos nunca vi tao feio!!!!!!!!!kkkk1rsrsrsrsr!

    nao sei 10 de julho de 2010 15:58
  • Hoje 09-10-2013 uma amaiga minha levou uma mordida de um largato verde foi ferida profundamente e o hospital onde ela foi atendida não sabia como lidar com o caso fizeram a limpeza do corte deram pontos e aplicaram injeção para não dar infecção sera esse o método certo de agir ficamos todos preocupados pois não sabemos se e perigoso a mordida desse animal

    Fatima 9 de outubro de 2013 17:22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *