Picada de Piolho de Cobra

Características do Piolho de Cobra

Quem não gosta daqueles animais estranhos cheios de patas, o Piolho-de-Cobra, que parece detestável ao primeiro olhar? Esse bicho realmente feio pertence à classe dos Diplópodes, ou seja, possuem um par de patas em cada segmento do corpo. Alguns espécimes de Piolho-de-Cobra podem chegar a apresentar 750 patas. Esses animais podem viver em cima de folhas, troncos ou pedras, porém, também é possível ver alguns deles dentro de residências. O Piolho-de-Cobra gosta de umidade no local que escolhe para viver.

A base alimentar desse animal é matéria orgânica morta; eles caminham muito devagar. Se o Piolho-de-Cobra se sente ameaçado, enrola-se e libera um forte odor que é resultante da eliminação de Iodo e Cianeto. Uma boa dica para deixar esses animais longe da sua casa é evitar uma irrigação muito intensa do jardim, pois isso é o que atrai esses espécimes. Os sacos de estopa úmidos podem ser uma boa armadilha para pegar esses bichos.

Piolho de cobra de perto

Piolho de cobra de perto

Preservação da Espécie

Hoje em dia muito se fala em meio ambiente, mas poucas coisas realmente são feitas para conseguir preservar toda a maravilha de nossa natureza. O Brasil é um dos países com a maior diversidade animal e de plantas de todo o mundo. Para qualquer estado que você olhe tem plantas e animais característicos daquele local. Isso, para nós, pode parecer normal e sem importância, mas o mundo todo não tem tanta diversidade.

Picada piolho de cobra

Picada piolho de cobra

Os países da Europa, por exemplo, não têm a mesma extensão territorial que o nosso Brasil. Alguns não têm nem mesmo a sorte de ter o mar banhando seu território. Mas muitos habitantes do Brasil não dão valor à nossa nação.

É realmente uma pena, pois o patriotismo não está em colocar a bandeira do Brasil em frente as casas quando tem Copa Mundial de Futebol. Ser patriota é defender o Brasil de tantas injustiças. É olhar para os telejornais não pensando na novela que vem depois, mas sim nas crianças que morrem de fome, nas pessoas que não têm onde morar ou perderam o pouco que tinham com chuvas que não param mais. Chuvas, aliás, que foram provocadas pela nossa poluição sem fim. Ser brasileiro é olhar para tudo isso e querer sim fazer alguma coisa.

Piolho de Cobra é perigoso?

Voltando a nossa diversidade, este texto, além de alertar sobre a importância de se cuidar do meio ambiente, quer mostrar como certos animais podem ser um tanto perigosos, mas o piolho de cobra não é venenoso. 

Perigo do Piolho de Cobra

Perigo do Piolho de Cobra

Esses diploides, nome dado por terem 2 pares de pernas por cada segmento de seu corpo que é alongado, é conhecido mais popularmente por piolho de cobra. São animais que vivem em hortas, jardins, entulhos que ficam jogados em terrenos baldios e qualquer lugar que tenha uma ausência de luz e que tenha muita umidade. Eles possuem um par de garras, mas não possuem veneno. 

 

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • meu esposo foi picado pelo piolho de cobra,obrigado pela informação neste momento de aflição.

    Nome evandro 25 de junho de 2012 2:17
  • oi. Eu estava dormindo outro dia e senti uma coisa queimando a minha perna. ai quando fui ver oq era. Era um piolho de cobra em boladinho. mais ele deichou um queimado na minha perna q ficou parecendo uma tatuagem. Isso e normal?

    Daiany 17 de outubro de 2012 1:13
  • Um dia desses encontrei um piolho de cobra coloquei numa garrafa levei pro bombeiro para fazer exame descobri que era venenoso quis saber mais pesquisei na internet e achei o cultura mix e soube lidar com ele obrigado pelas dicas .

    Marilia 29 de janeiro de 2013 16:49
  • eu tenho pavor a qualquer bicho pesonhento e um dia eu deitada no colxao no chao e um piolho de cobra subiu no colçao mais nao me picou so enrolou q ficou quetinha

    elida rita de oliveira 14 de maio de 2013 1:53
  • tava tomando banho e acabei de ser picada por um piolho de cobra.
    sentir uma queimada no meu braço,o local ta vermelho e subiu um caroço
    tou morrendo de medo pq sou alérgica a varias coisas.

    ilbara 7 de setembro de 2013 13:42
  • eu estava falando com minha namorada dia 17 .10.2013 as 10:23 da noite quando um piolho de cobra
    ai minha costa estava irritada minha pele ficou muito rui minha pele obrigado.

    Alexandre oliveira 18 de outubro de 2013 9:11
  • Oi boa noite. fui picada por um piolho de cobra , eu estava sentada no sofar quando sentir uma picada na minha bunda pensei que fosse um pernelongo mais quando olhei era um piolho de cobra que logo sumiu nas laterad do sofa. o que eu fasso??

    mirian alves da silva 20 de outubro de 2013 22:30
  • hoje anoite fui picado por um piolho de cobra fiquei com muito medo e recorri ao google para saber sobre este tipo de inseto para resolver como reparar esta picada…………

    domingos Fernando 17 de novembro de 2013 2:51
  • estava tomando banho e vi um piolho de cobra morri de medo

    vitor 11 de dezembro de 2013 11:58
  • o piolho de cobra sabe escalar camas de 40 cm?respnde porfavor?

    iran 17 de dezembro de 2013 10:14
  • outro dia acordei assustada com um piolho de cobra na minha cama. ele me picou proximo ao coracao. o local fico rouxo

    ana claudia 9 de fevereiro de 2014 16:36
  • minha neta de 10 mese mordeo um o que pode acontecer hj amanhaceo com febre

    marcilene 1 de setembro de 2014 17:02
  • Boa tarde hoje fui picado por esse animal mais não tenho arlegia a nada o local estar meio ardido qual medicamento posso utilizar..

    Diego 14 de setembro de 2014 13:08
  • Fui picado por essa animal não tenho arlegia qual remédio posso utilizar

    Diego 14 de setembro de 2014 13:10
  • Eu tava na rua ai eu vi um bicho ai falei sera que eh um leao? Ai vi que nao era…depois fui ver era piolho de cobra…ai fiquei com muito medo…sai correndo, se fosse um leao ne…aquele dia foi ruim, so quem passa que sabe!

    fujcjv 28 de abril de 2015 20:29
  • No meu bairro esta aparecendo muito deste bicho,(pesteado), todo dia de manhã pegos uns oito por dia) e a minha vizinha diz que a churrasqueira dela parece uma panela de macarronado.
    Como devemos proceder antes que aconteça alguma coisa grave.

    Luiz Carlos 28 de maio de 2015 22:14
  • Fui picada por um piolho de cobra doeu muito

    daniele 25 de fevereiro de 2016 15:35
  • Existe um engano na matéria, os piolho de cobra, diplopodes não possuem nenhuma toxina ou veneno, os que possuem e são perigosos são os quilópodes, que tem 1 par de patas por seguimento, as famosas lacraias, estas sim tem veneno e podem causar algum dano, os diplopodes em geral são inofensivos. Para facilitar, a primeira imagem é de uma lacraia, segmentos bem separados e poucas patas, já a segunda imagem é de um piolho de cobra, corpo inteiro e 2 patas por segmento

    Arthur 28 de abril de 2016 18:43
  • Meu irmão me chamou eacordei assustada quando vi esse bixo na parede da minha cama, senhoor quase morri, não consegui dormir mais

    Larissa Miranda 4 de maio de 2016 0:55
  • A matéria está completamente errada e o site devia retirá-la de acesso. Isso só serve pra espalhar informação errônea e aumentar o tabu contra os piolhos-de-cobra, que na verdade são seres inofensivos e só ajudam o ecossistema em que estão inseridos, decompondo matéria orgânica. Os animais semelhantes que possuem veneno são as lacraias, diferentes dos piolhos por possuírem apenas 1 par de patas por segmento (sendo assim, quilópodes, enquanto os diplópodes não possuem peçonha). Nas imagens há lacraias e piolhos-de-cobra, que não devem ser confundidos. Por exemplo, a primeira e quarta imagem são piolhos, enquanto a segunda mostra uma centopeia ou lacraia.

    Gustavo 4 de julho de 2016 14:16
  • Pessoal a matéria está equivocada, PIOLHO-DE-COBRA NÃO POSSUI VENENO, são inofensivos, estão confundindo com lacraia também conhecida por centopéia, essa sim possui veneno, mas não é muito tóxico ao ser humano, provoca uma dor intença e algumas reações leves como queimação, inchaço, talves um pouco de febre. Mas nada muito grave.

    Gabriela 2 de agosto de 2016 13:34
  • Não confundam quilópodes (lacraias ou centopéias) com diplópodes (piolho de cobra). O piolho de cobra não pica! Ele não tem veneno, é um animal inofensivo, possui o corpo cilíndrico e com dois pares de patas por segmento. As centopéias, também mostradas nas imagens, possuem veneno (não mortal para os seres humanos) e elas picam, elas têm o corpo achatado e um par de patas por segmentos.

    Jordana 30 de outubro de 2016 21:52
  • Minha filha tem 8 meses ela coloco piolho de combra na boca e agora tá vermelho e normas? Oq devo fazer

    Camila 21 de novembro de 2016 23:24
  • Existe um equívoco nas fotos mostradas depois do texto, algumas são do piolho de cobra e outras não, as outras fotos são da Lacraia, e ela sim inocula veneno, tomem cuidado com as fotos que vocês colocam aqui no site e as informações que vocês colocam!
    A primeira, terceira, quinta, sexta, sétima, oitava, décima e décima segunda foto, não são do piolho de cobra, e sim da Lacraia, tomem cuidado!

    Shigemi 2 de janeiro de 2017 1:09

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *