Bicho-Pau

No mundo animal existem muitas classes diferentes, e entre os Insetos podemos encontrar uma infinidade de espécies muito estranhas e interessantes, bichos que podem se parecer com muitas coisas, menos com bichos. Um bom exemplo disso é o bicho-pau, que como o próprio nome já diz, se assemelha muito com um pedaço de pau ou graveto marrom e fininho. Aliás, ele vai muito além de uma simples semelhança, o bicho-pau se torna totalmente invisível entre galhos menores de árvores e arbustos, é preciso ter um olho muito bom para perceber onde acaba o galho e começa o bicho, uma ótima forma de camulhagem, assim como a do camaleão ou lagarto.

Bicho-Pau

Bicho-Pau

Este animal pertence a ordem chamada Phasmatodea. Estes insetos são Animais Bizarros totalmente inofensivos ao ser humano, se alimentam de folhagens e se escondem muito bem de seus predadores. Seu corpo é composto pelo tronco, três pares de pernas e um pescoço bem alongado onde quase nem se percebe a cabeça, mas podemos ver duas pequenas antenas, tudo da mesma cor.

Inseto Bicho-Pau

Inseto Bicho-Pau

Uma das Curiosidades a cerca do bicho-pau é a movimentação de seu corpo, ele pode se movimentar imitando o balanço de gravetos ao sabor do vento, assim, ainda que você saiba onde ele está haverá momentos que você vai olhar fixamente e perguntar, Onde Está Ele? E assim ele se movimenta por todos os lugares, de forma quase imperceptível caminhando como pequenos galhos que se balançam ao vento, bem lentamente para não chamar a atenção. A diferença básica de machos e fêmeas poderá ser notada quando ambos já estiverem na fase adulta de suas vidas, período em que as fêmeas estarão maiores do que os machos, a exemplo de outras espécies. Eles também terão seus corpos mais finos do que ocorre nas fêmeas e são dotados de asas muito pequenas que vão lhe permitir a capacidade de voar por trajetos bem curtos.

Foto Bicho-Pau

Foto Bicho-Pau

Em centros urbanos o bicho-pau é facilmente encontrado em goiabeiras, pois sua cor se assemelha muito com o tronco desta árvore. Este inseto interessante e inofensivo já foi estrela de desenhos animados, no filme “Vida de Inseto” o bicho-pau foi coadjuvante ao lado de outros insetos como joaninha, gafanhotos, Borboleta, besouro, Aranha, etc., a história fala basicamente no modo de vida organizado das formigas e dos gafanhotos oportunistas, mas trouxe outros insetos para animar a saga de uma formiga atrapalhada e corajosa que sai em busca de auxílio para vencer os temidos gafanhotos. Uma cena muito engraçada do bicho-pau é quando ele está sendo carregado por um besouro e fica preso entre gravetos, então é necessário que ele grite pedindo socorro e dizendo onde está, pois ninguém consegue vê-lo entre os gravetos. A natureza é encantadora em suas mais diversas formas, e isso pode ser visto diariamente se observarmos a diversidade à nossa volta.

12 comentários

  1. gente cutos bichos pau meu deus eu tenho muito medo

  2. Boa noite ,espero que não fique aborrecido, mas o primeiro exemplar é da ordem Orthoptera cujo nome vulgar dele é proscopideo, observe o ultimo par de pernas é igual as do s gafanhotos, o segundo e o ultimo sim é um bicho pau. O ultimo é um macho de Cladomorphus phyllinum (Gray, 1835) que é de origem Brasileira, ocorre em nossas Matas Atlantica. Ademar .

  3. OI eu queria saber quais são todas as cores que um bicho pau pode ter ou seja,quais são as cores ?

  4. eu não conhecia o bicho-pau meu professor passou texto luana henry walter bates ele passou 11anos na floresta conhecendo os animais voces sabe o que e mimetismo

  5. o bicho-pau usa as cores para se denfender dos animais captura outros animais

  6. voces que sabe mais sobre bicho-pau e so fala com migo

  7. voces ja viu o bicho-pau

  8. eu ja vi o bicho pau eu tenho em casa ele parece uma vareta ceca verde ele tem os olhos redondo e perto ele e bonito

  9. ese bicho nao e muito comhecido.

  10. Reforço o comentário do Ademar. eu ia comentar a mesma coisa.

  11. gostaria de saber quais são as doenças causadas pelo inseto bicho pau..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>