Fotos Borboleta

Borboletas são seres encantadores, e que trazem beleza e alegria ao nosso dia. Voam despretensiosamente para lá e para cá, e, em tão pouco tempo de vida são capazes de alegrar o ambiente de muitas pessoas.

As borboletas, panapanãs ou panapanás  são insetos que pertencem à ordem Lepidoptera e estão classificados segundo as famílias Papilionoidea e Hesperioidea, que fazem parte do informal grupo “Rhopalocera”. Junto a outros insetos, seu ciclo de vida é composto de 04 fases distintas: começando com o ovo, depois a larva, a pupa e finalmente a fase adulta, imago. Os mais antigos fósseis conhecidos das borboletas estão inseridos a partir do meio do período Eoceno, que corresponde há 50 milhões de anos.

As borboletas apresentam o mimetismo, polimorfismo, e aposematismo. Determinadas delas como a Borboleta-monarca, podem migrar por distâncias longas. Muitas desenvolvem relações parasíticas e simbióticas com insetos sociais, como a formiga, por exemplo. Muitas espécies atuam como pestes, já que enquanto na fase de larva podem danificar árvores ou culturas.

Entretanto, outras espécies atuam como agentes polinizadores de determinadas plantas e ainda algumas lagartas se alimentam de insetos que causam mal. Em se tratando de cultura, as borboletas apresentam-se como um tema recorrente e popular nas artes literárias e visuais.

Anatomia

As borboletas possuem 02 pares de asas recobertas de escamas e membranosas, que contem cores e formas variadas, e ainda um elemento bucal próprio para sucção. Elas têm um órgão especial chamado de espirotromba, com as maxilas, e no aparelho de sucção dos insetos lepidópteros, em repouso, ela continua enrolada, imitando uma espiral que se estica sempre que tencionam sugar o néctar.

São diferentes das mariposas por apresentarem antenas retas que acabam num circulo, por serem insetos diurnos, e ainda em razão da metamorfose que acontece no interior de uma crisálida rígida e também pelo abdômen alongado e fino. Em repouso, esses insetos dobram suas asas deixando-as voltadas para cima.

A borboleta quase sempre tem o peso de, no mínimo 0,3 gramas, sendo que as maiores podem pesar até 3 gramas; determinadas espécies de borboletas podem atingir o tamanho de 32 centímetros, medidos de uma asa a outra.

Ciclo de Vida

A vida das borboletas é composta por um ciclo do qual fazem parte as seguintes etapas:

  1. Fase pré-larval – ovo
  2. Chamada também de taturana ou lagarta – larva
  3. Seu desenvolvimento ocorre no interior da crisálida, que é popularmente conhecido como casulo – pupa
  4. Fase adulta – imago

Na fase de lagarta, elas se alimentam com grande voracidade e geram reservas de alimentos. Assim que a larva está apta a se tornar crisálida, se prende a uma folha através de um par de pernas falsas, ficando de cabeça para baixo, logo que se abre uma pele em suas costas, ela passa a sacudir-se e aparece o casulo. Os indivíduos já adultos sobrevivem a partir de suas reservas e fazem a complementação da dieta sorvendo o suco das frutas e o néctar das flores. Essa fase adulta pode perdurar por até 02 semanas a 03 meses conforme a espécie.

Curiosidades Sobre as Borboletas

Mariposas e borboletas têm escamas coloridas nas asas.  Assim como os demais insetos, mariposas e borboletas possuem o corpo composto de 03 partes: abdômen, tórax e cabeça. Em sua cabeça há um par de antenas, olhos compostos, dos quais fazem partes inúmeras lentes e a boca, em formato de canudinho utilizado para fazer a sucção do néctar das flores.

Na parte torácica conta com seis patas e, geralmente, dois pares de asas. Já no abdômen estão presentes os órgãos reprodutivos e vegetativos. Mariposas e borboletas contam com quatro distintas fases em seu desenvolvimento:

  • Ovo
  • Fase jovem: lagarta
  • Transformação em borboleta: crisálida
  • Fase adulta

Grande parte dos tipos de borboletas se mostram em plena atividade durante o dia. Muitas delas possuem texturas e cores diversas em suas asas, sendo que uma das razões disso acontecer, além de encantar nossos olhos, é espantar os possíveis predadores.

No caso das mariposas quase sempre são ativas no período noturno,  seduzidas por focos de luz, sendo esta uma das diferenças entre mariposas e borboletas. Há diversas espécies de mariposas e borboletas. As borboletas atuam como polinizadoras importantes e podem fazer sua alimentação a partir de variados líquidos.

Espécies de Borboleta Famosas ao Redor do MundoEspécies de Borboleta Famosas ao Redor do Mundo

Seu corpo é bastante leve, contando com largas asas, mas, ainda assim, com grande habilidade, elas acabam conseguindo fazer seu pouso numa flor aberta, de onde fazem a sucção do adocicado néctar.

Há borboletas em todos os lugares do planeta, excetuando-se as áreas de gelo. Logo abaixo você terá algumas informações bem interessantes e curiosas sobre as borboletas e as mariposas.

Mais Curiosidades

  • As borboletas sentem o sabor usando os pés
  • A borboleta possui 04 asas
  • Seus órgãos reprodutores estão localizados na parte extrema do abdome
  • O homem é o maior predador de mariposas e borboletas
  • As mariposas e borboletas têm pernas e asas recobertas por escamas delicadas
  • As antenas das mariposas e borboletas são os órgãos usados para sentirem o cheiro
  • Imago é o nome que se dá à borboleta adulta
  • Uma fêmea de borboleta pode botar individualmente ou em grupo até 500 ovos
  • A fêmea da mariposa atrai o macho para si através de um perfume que exala
  • A borboleta adulta tem como principal função o acasalamento
  • Seu corpo é constituído de 3 partes: abdômen, tórax e cabeça
  • As mariposas e borboletas enxergam a luz ultravioleta, luz essa invisível para os seres humanos
  • As mariposas e borboletas que habitam os lugares mais frios, durante o inverno costumam dormir
  • As formas de inúmeras espécies, bem como suas cores são usadas como atração para o sexo oposto
  • O tempo de vida das borboletas é aproximadamente de 02 semanas, algumas espécies podem viver durante meses, enquanto outras morrem em menos de duas semanas
  • Há espécies venenosas de borboletas, mas esse veneno é oriundo das folhas que elas consomem ainda em fase de lagarta.

Além de tudo isso ainda sabemos que essas borboletas são muitos lindas, encantando e enfeitando nossos jardins e assim, alegram mais e mais nossas vidas. Você já teve o privilégio de se encantar com uma borboleta hoje? Não, então procure uma próxima de você!

A Borboleta é um dos insetos mais lindos e incríveis, na minha opinião, que o ser humano já viu. Além de suas diversas cores e formas que acredito, até hoje, não ter visto todas as diversificações possíveis do animal, a borboleta é a transformação de uma lagarta que passa cerca de 40 dias encapsulada até se transformar nesse belo e pequeno inseto.

Sua importância para a fauna e flora é muito considerada, já que ela é um agente polinizador, semelhante às abelhas que carregam o pólem para seus ninhos para a produção do mel, e caso ocorresse das borboletas serem extintas, danos sérios à natureza seriam vistos quase que imediatamente.

Espécie de Borboleta Espécie de Borboleta

Fotos de borboletas coloridas

Imagens de borboletas para colorir

Fotos de borboletas raras

Imagens de borboletas voando

Fotos de borboletas azuis

Outras Imagens de borboletas

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • as borboletas são a minha paixão desde pequenina adorei o site!
    um forte abraço para os seus idealizadores.

    ayra angella 5 de dezembro de 2009 22:42
  • adoro mesmoooooo borboletas elas sao lindas amu elas .. ´coisa perfeita de muitisssima importancia ..valeu pela fotos!!

    wanderleia 25 de abril de 2010 12:10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *