Fotos Borboleta

Borboletas são seres encantadores, e que trazem beleza e alegria ao nosso dia. Voam despretensiosamente para lá e para cá, e, em tão pouco tempo de vida são capazes de alegrar o ambiente de muitas pessoas.

As borboletas, panapanãs ou panapanás  são insetos que pertencem à ordem Lepidoptera e estão classificados segundo as famílias Papilionoidea e Hesperioidea, que fazem parte do informal grupo “Rhopalocera”. Junto a outros insetos, seu ciclo de vida é composto de 04 fases distintas: começando com o ovo, depois a larva, a pupa e finalmente a fase adulta, imago. Os mais antigos fósseis conhecidos das borboletas estão inseridos a partir do meio do período Eoceno, que corresponde há 50 milhões de anos.

As borboletas apresentam o mimetismo, polimorfismo, e aposematismo. Determinadas delas como a Borboleta-monarca, podem migrar por distâncias longas. Muitas desenvolvem relações parasíticas e simbióticas com insetos sociais, como a formiga, por exemplo. Muitas espécies atuam como pestes, já que enquanto na fase de larva podem danificar árvores ou culturas.

[nggallery id=4129]

Entretanto, outras espécies atuam como agentes polinizadores de determinadas plantas e ainda algumas lagartas se alimentam de insetos que causam mal. Em se tratando de cultura, as borboletas apresentam-se como um tema recorrente e popular nas artes literárias e visuais.

Anatomia

As borboletas possuem 02 pares de asas recobertas de escamas e membranosas, que contem cores e formas variadas, e ainda um elemento bucal próprio para sucção. Elas têm um órgão especial chamado de espirotromba, com as maxilas, e no aparelho de sucção dos insetos lepidópteros, em repouso, ela continua enrolada, imitando uma espiral que se estica sempre que tencionam sugar o néctar.

São diferentes das mariposas por apresentarem antenas retas que acabam num circulo, por serem insetos diurnos, e ainda em razão da metamorfose que acontece no interior de uma crisálida rígida e também pelo abdômen alongado e fino. Em repouso, esses insetos dobram suas asas deixando-as voltadas para cima.

[nggallery id=4130]

A borboleta quase sempre tem o peso de, no mínimo 0,3 gramas, sendo que as maiores podem pesar até 3 gramas; determinadas espécies de borboletas podem atingir o tamanho de 32 centímetros, medidos de uma asa a outra.

Ciclo de Vida

A vida das borboletas é composta por um ciclo do qual fazem parte as seguintes etapas:

  1. Fase pré-larval – ovo
  2. Chamada também de taturana ou lagarta – larva
  3. Seu desenvolvimento ocorre no interior da crisálida, que é popularmente conhecido como casulo – pupa
  4. Fase adulta – imago

Na fase de lagarta, elas se alimentam com grande voracidade e geram reservas de alimentos. Assim que a larva está apta a se tornar crisálida, se prende a uma folha através de um par de pernas falsas, ficando de cabeça para baixo, logo que se abre uma pele em suas costas, ela passa a sacudir-se e aparece o casulo. Os indivíduos já adultos sobrevivem a partir de suas reservas e fazem a complementação da dieta sorvendo o suco das frutas e o néctar das flores. Essa fase adulta pode perdurar por até 02 semanas a 03 meses conforme a espécie.

[nggallery id=4131]

Curiosidades Sobre as Borboletas

Mariposas e borboletas têm escamas coloridas nas asas.  Assim como os demais insetos, mariposas e borboletas possuem o corpo composto de 03 partes: abdômen, tórax e cabeça. Em sua cabeça há um par de antenas, olhos compostos, dos quais fazem partes inúmeras lentes e a boca, em formato de canudinho utilizado para fazer a sucção do néctar das flores.

Na parte torácica conta com seis patas e, geralmente, dois pares de asas. Já no abdômen estão presentes os órgãos reprodutivos e vegetativos. Mariposas e borboletas contam com quatro distintas fases em seu desenvolvimento:

  • Ovo
  • Fase jovem: lagarta
  • Transformação em borboleta: crisálida
  • Fase adulta

[nggallery id=4132]

Grande parte dos tipos de borboletas se mostram em plena atividade durante o dia. Muitas delas possuem texturas e cores diversas em suas asas, sendo que uma das razões disso acontecer, além de encantar nossos olhos, é espantar os possíveis predadores.

No caso das mariposas quase sempre são ativas no período noturno,  seduzidas por focos de luz, sendo esta uma das diferenças entre mariposas e borboletas. Há diversas espécies de mariposas e borboletas. As borboletas atuam como polinizadoras importantes e podem fazer sua alimentação a partir de variados líquidos.

Espécies de Borboleta Famosas ao Redor do MundoEspécies de Borboleta Famosas ao Redor do Mundo

Seu corpo é bastante leve, contando com largas asas, mas, ainda assim, com grande habilidade, elas acabam conseguindo fazer seu pouso numa flor aberta, de onde fazem a sucção do adocicado néctar.

Há borboletas em todos os lugares do planeta, excetuando-se as áreas de gelo. Logo abaixo você terá algumas informações bem interessantes e curiosas sobre as borboletas e as mariposas.

[nggallery id=4133]

Mais Curiosidades

  • As borboletas sentem o sabor usando os pés
  • A borboleta possui 04 asas
  • Seus órgãos reprodutores estão localizados na parte extrema do abdome
  • O homem é o maior predador de mariposas e borboletas
  • As mariposas e borboletas têm pernas e asas recobertas por escamas delicadas
  • As antenas das mariposas e borboletas são os órgãos usados para sentirem o cheiro
  • Imago é o nome que se dá à borboleta adulta
  • Uma fêmea de borboleta pode botar individualmente ou em grupo até 500 ovos
  • A fêmea da mariposa atrai o macho para si através de um perfume que exala
  • A borboleta adulta tem como principal função o acasalamento
  • Seu corpo é constituído de 3 partes: abdômen, tórax e cabeça
  • As mariposas e borboletas enxergam a luz ultravioleta, luz essa invisível para os seres humanos
  • As mariposas e borboletas que habitam os lugares mais frios, durante o inverno costumam dormir
  • As formas de inúmeras espécies, bem como suas cores são usadas como atração para o sexo oposto
  • O tempo de vida das borboletas é aproximadamente de 02 semanas, algumas espécies podem viver durante meses, enquanto outras morrem em menos de duas semanas
  • Há espécies venenosas de borboletas, mas esse veneno é oriundo das folhas que elas consomem ainda em fase de lagarta.

Além de tudo isso ainda sabemos que essas borboletas são muitos lindas, encantando e enfeitando nossos jardins e assim, alegram mais e mais nossas vidas. Você já teve o privilégio de se encantar com uma borboleta hoje? Não, então procure uma próxima de você!

[nggallery id=4134]

A Borboleta é um dos insetos mais lindos e incríveis, na minha opinião, que o ser humano já viu. Além de suas diversas cores e formas que acredito, até hoje, não ter visto todas as diversificações possíveis do animal, a borboleta é a transformação de uma lagarta que passa cerca de 40 dias encapsulada até se transformar nesse belo e pequeno inseto.

Sua importância para a fauna e flora é muito considerada, já que ela é um agente polinizador, semelhante às abelhas que carregam o pólem para seus ninhos para a produção do mel, e caso ocorresse das borboletas serem extintas, danos sérios à natureza seriam vistos quase que imediatamente.

Espécie de Borboleta Espécie de Borboleta

Fotos de borboletas coloridas

[nggallery id=7964]

Imagens de borboletas para colorir

[nggallery id=7965]

Fotos de borboletas raras

[nggallery id=7966]

Imagens de borboletas voando

[nggallery id=7967]

Fotos de borboletas azuis

[nggallery id=7968]

Outras Imagens de borboletas

[nggallery id=3595]

[nggallery id=3596]

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • as borboletas são a minha paixão desde pequenina adorei o site!
    um forte abraço para os seus idealizadores.

    ayra angella 5 de dezembro de 2009 22:42
  • adoro mesmoooooo borboletas elas sao lindas amu elas .. ´coisa perfeita de muitisssima importancia ..valeu pela fotos!!

    wanderleia 25 de abril de 2010 12:10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *