Fotos Beija Flor

O beija-flor, conhecido pela sua beleza e graça, é o menor pássaro do mundo. Nem por isso, é bobo, ele é muito ágil e lindo, sai por aí exibindo as suas belas cores. Outra característica desse pássaro que chama muito a atenção são as coreografias que eles fazem pelo ar.

Ele é tido como irrequieto porque não param esmo, está sempre voando, de lá para cá, e não é um voo sem destino, nada disso, o beija-flor vai em busca do néctar das flores, que é a sua alimentação. Para conseguir garantir as refeições, ele usa o seu bico, que é fino e longo para pegar o néctar, introduzindo até onde é necessário em cada uma das flores escolhidas por ele.

O Voo Do Beija-flor

O voo do beija-flor é o seu destaque, pois é ágil e com uma velocidade impressionante e isso faz com que seja o seu ponto mais marcante. Elas fazem manobras que são inacreditáveis e não têm nenhum medo durante o voo.

As asas são tão ágeis que parecem invisíveis e graças a rapidez delas, eles conseguem fazer grandes manobras e garantem a eles a fuga de pássaros maiores. Por todas essas características, o beija-flor é considerado um campeão no ar.

Falando das características dessa ave, a plumagem é com certeza o seu ponto forte, tem um colorido marcante e brilhante, além de parecer que muda de tonalidade constantemente. Aliás, é por conta da plumagem que o beija-flor possui diversas denominações, como por exemplo, os colibris. As suas cores são tão marcantes que eles são comparado a pedras preciosas, como esmeralda ou rubi, por exemplo.

É muito comum que as pessoas queiram atrair o beija-flor para a hora do almoço ou jantar. Para isso, basta colocar um bebedouro específico para a ave no jardim. Se tiver flores ou o bebedouro, mesmo com a presença das pessoas, eles chegarão sem medo. Parece até que eles gostam que apreciem o quanto são ágeis.

Características Do Beija-flor

Normalmente, o beija-flor é um pássaro muito pequeno e o menor da espécie é chamado de beija-flor abelha. Esse tipo é muito comum em Cuba.

Com somente 5 centímetros de comprimento, aos olhos é ainda menor, pois metade desse tamanho é a divisão da cauda e do bico e o peso é de 6 gramas.

Menos comum são os pássaros maiores, podemos ver um beija-flor de 20 centímetros, esses tipo é mais comum na América do Sul e é chamado de beija-flor gigante.

Os beija-flores podem ser encontrados de várias cores, com plumagens variadas e tamanhos, além da diferença da forma do bico. Eles podem ser visto nas montanhas do Alasca, em florestas tropicais e em todas as três Américas.

São pássaros muito espertos, agitados e gostam da sua independência, sem falar o quanto são graciosos. Eles se adaptam as mais variadas temperaturas, assim como não têm problemas com a variedade de vegetação.

Detalhes Do Corpo Do Beija-flor

Apesar de minúsculo, o corpo do beija-flor tem algumas características peculiares. Aliás, é graças a forma como a asa é ligado ao corpo que permite que esse pássaro faça tantas piruetas no ar e que seja um grande voador.

As penas são sempre brilhantes e quando o beija-flor voa ela muda de cor, pela rapidez com que ele faz os movimentos.

O bico é muito parecido com uma espada comprida e fina e a língua pode ser longa, duas vezes maior do que o bico. Por isso que esse pássaro é tão especial e diferente.

O beija-flor tem asas que se movimentam em qualquer direção e isso possível porque os ossos deles não são iguais aos das demais aves. São curtos e muito flexíveis.

Se você olhar o esqueleto de uma ave dessa parecerá que está de frente para um brinquedo que foi montado com palitos de fósforo, porém, de frágil não tem nada, pelo contrário, é muito forte.

O maior osso do beija-flor é o do peito e que é esse que sustenta toda a musculatura e permite o voo. Aliás, boa parte do peso dessa ave vem dos músculos do peito.

Beija-flor Comem Muito

Eles são bem pequenos, mas gastam muito energia nos voos quase performáticos que fazem. São mutias batidas de asas e muita energia gasta. Estima-se que a cada segundo, um beija-flor bate as asas 70 vezes. Depois para buscar forças de volta, ele vai buscar comida nas flores.

O beija-flor faz a ingestão o alimento rapidamente e na sua dieta o açúcar é um dos principais nutrientes que ele precisa, que se transforma em energia. E justamente, esse alimento é que a ave encontra nas plantas que visita.

Já para os músculos, o beija-flor precisa de proteína e essa eles conseguem nos insetos que ingerem. Porém, no final das contas, essa ave come mais do que o tamanho do corpo e está sempre com apetite. Para se saciar deve visitar pelo menos 1.500 flores por dia. O que não quer dizer que quando eles passam por uma fruta doce, eles também não deem uma paradinha para aproveitar o açúcar delas.

Beija-flor E Sua Vida Agitada

Como já foi dito o beija-flor não gosta nem um pouco de ficar parado e como precisa comer muito, passa boa parte do dia em busca do seu alimento. Porém, não é só de alimentação que vive um beija-flor, ele também tira uma parte do dia para tomar banho. Atividade que essa ave faz todos os dias. Por isso, faz uma busca por uma fonte de água ou corrente d’água. Também tiram uma pausa para o descanso. O beija-flor costuma fazer tudo sozinho e quando está em grupo é para namorar ou para participar de “torneios” de voo.

Sobre O Beija-flor Fêmea

As fêmeas fazem tudo sozinha quando o assunto é fazer o ninho, chocar e proteger os filhotes. Apesar da tarefa não ser compartilhada com o macho, o beija-flor fêmea faz um excelente trabalho, um ninho lindo e além de tudo muito resistente, permitindo que os filhotes cresçam fortes e protegidos.

Os filhotes nascem muito pequenos e frágeis, porém, eles logo crescem. Bastam poucas semanas e eles já estão deixando o ninho. Ninho esse, que é feito com vários “materiais”, musgo, folhas, pétalas, grama e flores e para completar o fio viscoso da teia da aranha.

Cada beija-flor fêmea coloca por vez, somente dois ovos e é o máximo de filhotes que a a mãe consegue alimentar.

Essa interessantíssima e peculiar animal é uma ave que sempre que está na nossa presença, acabamos nos impressionando com sua beleza e formosidade no vôo. O beija flor é uma ave pequena que pode chegar no máximo a 12 centímetros (fêmea) e no mímino a 6 centímetros. Seu bico é mais prolongado que o das outras aves de seu porte, tendo dentro dele a língua bifurcada que é a responsável pela obtenção do néctar, seu alimento, retirado das flores e foi daí onde nasceu o nome Beija Flor.

O beija flor é a única ave no mundo capaz de distinguir cores ultra-violetas, espectros com frequência de cor invisível aos nossos olhos. Também é o único capaz de permanecer parado no ar e voar de ré. É uma ave extremamente ágil que, em espécies de menor tamanho, podem bater a asa cerca de 70 a 80 vezes por segundo, exatamente, por segundo. Já seu coração é um pouco mais lento, batendo, em alguns momentos, 16 vezes por segundo (cerca de 1000 vezes por minuto).


Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • lindo passarinho….mais uma maravilha do mundo

    ana lucia nicolau 23 de julho de 2009 11:08
  • Pois é, um dos nossos belos encantos da natureza. Obrigado pelo comentário. Estamos sempre com matérias novas de animais, volte sempre.

    André Luis 23 de julho de 2009 13:40
  • prova da perfeição e grandeza da criação de Deus
    que fariadas formas e cores,lindos assim como toda natureza…

    wildes 3 de agosto de 2010 13:12
  • Ha!!!! que lindos são os passaros que Deus criou,eu faço questão de alimentar muitos que
    aqui em casa aparecem,para observa-los de perto,maravilhosos…

    Gislaine guaira-Sp 3 de agosto de 2010 13:19
  • e algumas pessoas dizem que não há um criador,que o mundo surgiu de uma explosão!!!olha a qualidade dessas lindas obras coloridas,não são dignas de nota?!!!!

    silvia 31 de outubro de 2011 16:58
  • Quero parabelizar pelo site, e dizer que ele é muito util para quem valoriza os encantos da natureza.

    José Ricardo 25 de maio de 2012 21:27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *