Golfinho é Mamífero ou Peixe?

Os golfinhos estão entre os animais mais queridos pelo ser humano por sua aparência, grande inteligência e capacidade de interação. Mesmo fazendo tanto sucesso ainda há alguns fatos que geram certa confusão como, por exemplo, os golfinhos serem mamíferos e não peixes. A sua aparência está mais próxima dos peixes do que dos mamíferos, porém, esses cetáceos pertencem à classe Mammalia.

Conhecendo Melhor os Golfinhos

A espécie mais conhecida de golfinhos é a Delphinus delphis, ao todo são 37 espécies documentadas sendo algumas de água doce e outras de água salgada. Algo muito interessante a respeito dos golfinhos é que eles podem nadar até grandes profundidades com grande destreza. Tem capacidade de salto de até cinco metros acima da água e sua expectativa de vida é de 20 a 35 anos. Cada gestação dá origem a apenas um golfinho.

Os golfinhos tem capacidade de viver em grupo e apresentam boa sociabilidade, inclusive com o homem. A inteligência proeminente dos golfinhos é um motivo de investigação científica. Quando criados em cativeiro, os golfinhos, conseguem realizar uma grande variedade de tarefas. A base alimentar dos golfinhos é de peixe sendo essa espécie dotada de grande capacidade de caça.

É comum que os golfinhos cacem em grupo de modo que possam ir atrás de grandes cardumes de peixes. Algo interessante de ressaltar é que os golfinhos apresentam a maior diversidade de comportamentos da natureza, fica atrás somente do homem. O sentido de biossonar ou de orientação por ecos é a sua ferramenta para caçar presas e nadar em meio aos obstáculos.

Família de Golfinhos

Família de Golfinhos

Predadores de Golfinhos

Os principais predadores de golfinho são os tubarões e o ser humano. O homem se torna um predador devido à pesca com rede que muitas vezes deixa os golfinhos presos levando-os a morte. Muitos pescadores de atum se guiam através dos golfinhos para encontrar os cardumes, em muitos casos eles até esperam os cetáceos se alimentarem antes de puxar a rede, mas isso não evita que muitos acabem presos.

A poluição também se tornou um dos principais fatores de redução da população de golfinhos. Em alguns países como o Japão é comum a prática de pesca de golfinhos, o que contribui para uma redução significativa desses animais a nível mundial. O Japão exporta boa parte dos golfinhos pescados para países como a China e os Estados Unidos.

O Sono dos Golfinhos

Ser um mamífero aquático com respiração pulmonar não é nada fácil, motivo que obriga os golfinhos a subirem constantemente para a superfície para realizar a hematose a partir do oxigênio que está presente na atmosfera. Para que não deixem de subir para a atmosfera o sono dos golfinhos se dá com base na alternância dos hemisférios cerebrais sendo que um hemisfério cerebral permanece consciente enquanto outro fica inconsciente.

Considerações Importantes

Existem alguns membros da família dos golfinhos que são chamados popularmente de boto ou baleia. Vale ressaltar ainda que existem golfinhos que não pertencem a família a Delphinidae como, por exemplo, o Golfinho-do-Ganges que é um golfinho de água doce encontrado na Índia.

O Golfinho é um Mamífero, não Peixe

O Golfinho é um Mamífero, não Peixe

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Médios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *