Jumento

O jumento também é chamado de asno, burro ou jegue e faz parte da grande família dos mamíferos, juntamente com os cangurus, camelos e porcos. Desde os primórdios da história da humanidade tem-se noticia do jumento ou burro de carga, como era mais conhecido, em função de seu uso para transporte de praticamente qualquer tipo de carga, especialmente as mais pesadas já que este animal de orelhas grandes e focinho alongado é muito resistente para serviços pesados.

Jumento

Jumento

O cruzamento deste animal é bastante curioso, o macho desta espécie é fruto do cruzamento de um jumento com uma égua; a fêmea também é fruto da mesma cruza, porém é denominada de mula. Já o cruzamento de uma mula com um cavalo, portanto mesmas espécies do cruzamento descrito anteriormente, gera uma terceira espécie que é o bardoto. As mulas em sua grande maioria são estéreis, sendo uma verdadeira raridade encontrar uma capaz de parir.

Égua

Égua

Cruzamentos desta espécie com zebra também dão origem a um outro animal chamados de zebróides ou anida de zebrasnos, que a exemplo dos casos anteriores também costumam ser estéreis. Originalmente o nome burro vem do latim que significa “vermelho”, e talvez a relação da palavra jumento ou burro com a ignorância seja pelo fato de que em tempos muito antigos todos os dicionários possuíam capas vermelhas. Outra versão é a de que havia uma moeda com a figura de um lider cuja cabeça era muito grande, mas o intelecto era pequeno, pois ousou desafiar um Deus e mereceu como castigo orelhas enormes iguais as de um burro. Dessa forma a imagem do jumento, burro ou asno ficou associada a idéia de pessoas de intelecto inferior, ignorantes, incapazes, teimosas, desprovidas de conhecimento, etc., sendo ofensivo se referir a alguém como sendo burro. Esta cultura é bastante difundida em países como o Brasil e Portugal.

Foto Jumento

Foto Jumento

É bastante comum que o jumento seja motivo de diversas piadas além de seu nome ser considerado como uma forma de ofensa pessoal. Mas apesar de todas as controvérsias a respeito de seu nome, o jumento, burro ou asno é ainda hoje utilizado para diversos tipos de serviços, inclusive recentemente ele foi utilizado em um projeto cultural que levou livros até as casas das pessoas que não tinham acesso as bibliotecas, neste projeto estão sendo usados vários animais que estão contribuindo a sua maneira com a melhoria dos níveis de cultura de pessoas menos favorecidas que apreciam a leitura. Os livros ficarão dispostos em uma espécie de sala de leitura, porém ao ar livre e posteriormente serão encaminhados à escolas. Um jumento também foi meio de transporte para a mãe de Jesus quando buscava por um lugar seguro para dar a luz ao filho de Deus, pois que este animal era um dos principais meios de transporte daquela época. Apesar da imensa importância do jumento, devemos valorizar todo e qualquer tipo de animal, seja ele pequeno como a formiga ou grande como o rinoceronte.

6 comentários

  1. pq que burro é esteril ?

  2. Eu tenho um cavalo de raça vcs tem porque eu tenho 3 de raça e machador eles e muito bom toda vez que tem cauvalgada em alexania eu vou uma vez com cada cavalo e vcs nao tem vcs tao com inveja nao sabe de nada

  3. meu pai precisa de uma chapa de burro. por favor nos ajude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>