Zorrilho

Zorrilho significa raposinha, derivação espanhola. Seu nome popular é Zorrilho mesmo, o nome científico é Conepatus chinga traduzindo para a língua inglesa fica hog-mosed skunk. É um animal nativo da América do Sul, encontrado no Brasil, Argentina, Bolívia, Uruguai e Peru. É um mamífero onívoro, e tem como parente próximo o cangambá e a jaratataca.

No Brasil é um animal tipicamente encontrado nos campos gaúchos, ou seja, na região sul do Brasil. Tem grande ocorrência nessa região do País justamente por haver ali uma vegetação mais baixa e aberta, como campos, cerrado e caatinga, não habitando entre mata densa.

Casal de Zorrilho

Casal de Zorrilho

Habitat do Zorrilho

Esse bichinho vive em tocas, buracos e fendas, rochas e ainda sob raízes e troncos, ou ainda fazem uso de tocas cavadas por tatu. Por ser um animal de vida noturna durante o dia prefere descansar. Anda solitário durante a noite a procura do alimento que dentro outros são ovos, cobras, camundongos, insetos grandes e também come frutos.

É capaz de escalar e nadar muito bem, mas passa a maior parte do tempo na terra. O seu corpo é pequeno e ainda se movimenta vagarosamente quando comparado a outros membros da família.

Habitat do Zorrilho

Habitat do Zorrilho

Características do Zorrilho

Ele tem comprimento de trinta a quarenta e cinco centímetros de corpo e varia de dezoito a vinte e cinco centímetros de cauda. Vive entre oito e dez anos e sua ninhada varia de quatro a cinco filhotes. O pelo do Zorrilho é comprido e fino, de coloração escura, tendo duas listras brancas se estendendo por todo o dorso. Sua cabeça é bem arredondada, seu focinho não é longo nem curto, possui orelhas bem pequenas, o que o diferencia de outros “parentes” mustelídeos.

Hábitos

O zorrilho não hiberna durante o inverno mas a sua atividade diminui. Muitas fêmeas da espécie passam o inverno com um único macho, depois desse período a família aumenta, dando uma ninhada de quatro a cinco filhotes, cada gestação é de aproximadamente sessenta e três dias com apenas uma cria a cada ano. Cada animal chega a pesar de um a dois quilogramas.

Zorrilho do Chile

Zorrilho do Chile

Cheiro do Zorrilho

Como instinto de defesa ele eriça o pelo e a cauda, liberando em seguida o líquido com mau cheiro, produzido nas glândulas perianais, sendo esta substancia volátil e claro muito fedorenta. São esguichados em jatos finos que alcançam mais de um metro de distância. Depois fingem estar morto, estendidos no chão.

Quando essa substância chega a entrar em contato com o alvo causa transtornos. Como exemplo um cachorro, quando é atingido pelo esguicho fica incomodado, desesperado, rola no chão, coça as orelhas com as patas dianteiras, ficando emitindo uivos, como se estivesse chorando. O zorrilho é um animal bem visto pelo homem, pois lhe pertence o hábito de alimentar-se de insetos, camundongos e cobras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de saber se tem como tirar o cheiro do zorrilho da pele.

    Ednara 7 de outubro de 2011 20:37
  • Deus te abençoe Ednara, que perguntinha mais cretina. Já pensa em matá-los? Mesmo que soubesse, jamais diria à vc, pelo contrário, vc deveria levar um banho deste animalzinho. hauhauhauhauhau

    EDU 6 de fevereiro de 2012 18:55
  • Tem sim como tirar este xeiro, basta vc tomar um belo banho,kkkkk

    colecionador de osso 17 de fevereiro de 2012 15:13
  • Tem sim como tirar este xeiro, basta vc tomar um belo banho,hehehe

    colecionador de ossos 17 de fevereiro de 2012 15:14
  • como faço para tirar o cheiro do zorrilho deixado no veiculo

    Jean Pompeu Grigolo 13 de maio de 2013 11:21
  • qual a epoca reprodutiva dele????????

    gi 8 de abril de 2014 8:37
  • o ideal é não ter contato com a substância que causa mau cheiro “urina” mas se isto acontecer com banhos e alguns dias o cheiro desaparece. e parabéns aos engraçadinhos de plantão que falam ser se quer conhecer os animais de nossa fauna.

    euclecio davi scheffler 17 de abril de 2014 9:26
  • é verdade que sai com clorofina ? ou com molho de tomate ?

    jENIFFER 12 de fevereiro de 2015 22:56
  • é verdade que o cheiro sai com MOLHO DE TOMATE ? ou com CLOROFINA?

    jENIFFER 12 de fevereiro de 2015 22:57

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *