Ariranha

Um animal com aspecto no mínimo curioso, a Ariranha, também é chamada popularmente de onça d’água ou lontra gigante. Esse animal mamífero mustelídeo é típico da região do Rio Amazonas, na América do Sul. Algo bem interessante sobre esse animal é que pode chegar a medir 1,80 metros de comprimento, sendo que pelo menos 65 são de cauda. Podem chegar a pesar até 45 kg sendo que os machos são mais pesados que as fêmeas.

Filhote de Ariranha

Filhote de Ariranha

Curiosidades da Ariranha

Tem as mesmas características das lontras. A pelagem é grossa, parecendo com um veludo, impermeável, facilitando sua natação. Suas patas possuem membranas juntando os dedos, ajudando seu movimento aquático juntamente com sua cauda que também tem um formato hidrodinâmico parecido com um pé de pato.

Nome científico

Seu nome científico é Pteronura brasiliensis.

Alimentação da Ariranha

Alimenta-se especialmente de peixes como piranhas e traíras, que são mais abundantes nas áreas onde habita. Costuma andar e caçar em grupo de no máximo dez indivíduos, podendo variar o número. É um animal que tem hábitos predominantemente diurnos. Atualmente, está na lista de animais em extinção.

Ariranha comendo

Ariranha comendo

Habitat

A Ariranha é encontrada na Amazônia e está na lista dos animais brasileiros com risco de extinção. Vive às margens dos rios e se alimenta de peixes, pequenos mamíferos e ovos. São bem parecidos com o corpo achatado e pernas curtinhas, podendo chegar a medir cerca de 2 metros. A gestação da ariranha dura 60 dias e ela pode dar a luz de 1 a 5 filhotes, que vivem com os pais até completarem 1 ano, para então tornarem-se independentes.

Habitat da Ariranha

Habitat da Ariranha

A Reprodução das Ariranhas

No grupo formado pelas ariranhas somente a fêmea dominante se reproduz e o período de gestação pode levar entre 65 e 70 dias. Quando a estação seca tem início a fêmea então dá a luz a sua ninhada que pode ter entre um e cinco filhotes. Em geral a ariranha espera até que os lagos fiquem mais rasos para facilitar pegar peixes para alimentar os filhotes. O grupo todo ajuda a tomar conta e a alimentar os filhotes até que estes possam cuidar de si mesmos.

Normalmente as ariranhas ficam junto aos grupos em que nasceram até que estejam aptas para se reproduzir, algo entre 2 e 3 anos de idade. Quando esse momento chega a ariranha parte em busca de um par para que possa então se acasalar e dar continuidade a espécie. Os indivíduos dessa espécie que são criados em cativeiro podem viver até 17 anos.

Risco de Extinção das Ariranhas

Infelizmente a espécie se encontra sob ameaça de extinção, tem o status de vulnerável na classificação. O fato que se mostra mais ameaçador para essa espécie é a contaminação dos rios com mercúrio devido a processos de mineração.

Ariranhas Atacam Humanos?

De maneira geral não há muitos relatos de ataques desse animal a seres humanos, no ano de 1977 houve um ataque que resultou na morte de um homem, o sargento Silvio Delmar Hollenbach que entrou no local em que as estavam as ariranhas do Jardim Zoológico de Brasília para salvar uma criança que havia caído lá. A criança foi salva, porém, Silvio veio a falecer devido as mordidas que levou. Essa situação é atípica porque os animais se sentiram ameaçados, sendo então fácil de compreender porque reagiram.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Adorei as ariranhas

    Gabriela 24 de junho de 2010 18:28
  • são especializadas em pescar e comer peixes grandes, mas provavelmente também podem comer crustáceos, moluscos ou outros vertebrados como cobras e filhotes de jacarés.

    DANILO SANDER 26 de março de 2011 20:27
  • CredO ARIRANHA É MUITO FEIA

    mms 25 de abril de 2011 16:30
  • esse animal morde?

    ROBERT 21 de maio de 2011 20:45
  • ele pode mata uma pessoa ?
    so dentro da agua ou fora/?

    ROBERT 21 de maio de 2011 20:46
  • são tam fofas ainda mais o filhote

    evelyn 25 de maio de 2011 22:57
  • Há comentários que a morte das meninas que nadavam num rio em Minas Gerais seja atribuido à ARIRANHA. Será verdade ou apenas boatos?

    Aparecida 8 de outubro de 2011 10:33
  • tas loca esso e a peste de feio

    weldson 8 de outubro de 2011 12:14
  • foi um deses que mato aquelas meninas afogadas?

    junior 23 de outubro de 2011 10:41
  • ARIRANHA TAMBEM MATA GALINHA COMO FAZER PARA ACABAR COM ELAS

    deize 28 de outubro de 2011 8:12
  • essa ariranha é a minha cara … meeu deeeeus queria uma pra mim

    ingrid 21 de novembro de 2011 7:54
  • cruz credo credo e cruz que bicho feio ate que ele podia ser mais bonitinho acho que foi um deses que matou uma daquela meninas se afogando naquele dia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ela sao a cara do meu primo KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    suzana marques 26 de abril de 2012 0:49
  • que bicho esquesito mezericordia

    marcos 24 de maio de 2012 21:05
  • kii fofooo

    aniara 27 de maio de 2012 12:54
  • Vlw ajudou muito ! 😀

    Maria 16 de julho de 2012 16:36
  • Eu to fasendo uma ppesquisa mas aqui não tem nada eu não gosto desse pagina e isso é uma critiica.

    lara anne de brites freire 10 de setembro de 2012 22:34
  • muito legal

    jordan afranio 9 de outubro de 2012 21:29

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *