Macaco

Dizem que nós somos eles ontem, ou seja, o homem é fruto da evolução do macaco. Será mesmo? Fico me perguntando porque alguns deles não evoluíram… pensar em macacos induz a me perder em suposições, mas quem somos nós diante das descobertas da ciência, portanto que seja assim, somos a evolução dos macacos. Eles pertencem a famílias dos primatas antropóides e a grande família dos mamíferos, que incluem outros animais como o canguru ou porco. Aqui no Brasil é bastante comum a designação de mico, que se refere aos exemplares de porte pequeno. Quanto aos seus hábitos de vida podemos dizer que os macacos apreciam viver sobre as arvores, que se denomina “arborícola”, sendo que apenas algumas especies maiores preferem a vida no solo. Os hábitos alimentares são similares em ambos os casos, eles consomem frutas, passarinhos, folhas, sementes, também apreciam anfíbios bem pequenos e caramujos.

Macaco

Macaco

Sua alimentação me parece bem mais saudável do que a nossa, talvez ainda tenhamos muito que aprender com nosso amigo macaco. Assim como nós eles são mamíferos e é impressionante observar o modo como eles cuidam de seus bebes, sendo realmente muito semelhante ao modo como lidamos com nossos filhos quando pequenos. A organização familiar dos macacos é muito similar a nossa, eles vivem em grupos, bandos e tem um chefe para cada grupo que sempre será o exemplar mais forte entre eles. Este chefe tem basicamente o dever de orientar na busca de alimentos, prover a ordem para a convivência do grupo além de gerir estratégias de defesa em situações de risco. Os macacos bebes, assim como nossos bebes, vivem junto de suas mães por um longo período durante o qual aprendem muitas lições de segurança, reconhecimento de seus predadores, alimentação, etc. O macaco já fez parte de álbuns de Foto Animais em Extinção, sendo que alguns deles estão realmente extintos, mas muitos ainda vivem livres pelas florestas tropicais.

Macaco Prego

Macaco Prego

O macaco não faz parte da classe dos curiosos Animais que Falam, habilidade notável desenvolvida especialmente pelos humanos, mas eles são dotados de grande inteligencia e perspicácia, assim como outros representantes do mundo animal como, por exemplo o Golfinho, os cães, em especial algumas raças como o cão Maltes, e outras espécies que demonstram excelentes resultados através de Adestramento de Animais.

A espécie de macaco considerada mais inteligente é o Chipanzé, e este também é o que mais se assemelha ao ser humano. Eles são incrivelmente comunicativos e buscam se fazer entender tanto em gestos como em expressões faciais. São bastante hábeis na solução de problemas como também no uso de ferramentas simples, ou seja, são capazes de se utilizarem de materiais da natureza para obter os resultados desejados, o que comprova sua habilidade de raciocínio. A aparência facial dele se assemelha muito a nossa especialmente por seu nariz achatado e com narinas separadas em posição ligeiramente lateral.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Médios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *