Adestramento de Animais

O cão é tido como o amigo mais fiel do homem. Com o passar dos anos, o animal também tem se tornado um grande companheiro. Além disso, os cães acabam cumprindo com inúmeras funções, tais como: guias de cegos, tarefas policiais, cães de pastoreio e inclusive cumprem com a função de guardar nossas residências.

Independe do que o cão irá fazer em sua casa, é necessário que ele esteja pronto para aquilo, e, nesse caso, nada melhor que o adestramento. Não é preciso que o dono do animal seja um adestrador para conseguir treinar seu animal. É possível que se faça pequenas tarefas para ensinar o cachorro a se comportar adequadamente, conforme a ocasião.

Dicas de Adestramento para Cães

Nº 01 Fazer suas necessidades no local apropriado: Um treinamento que reforce a ideia correta é o que realmente funciona para educar o animal e ensiná-lo a fazer suas necessidades apenas no local indicado.

Para utilizar essa metodologia, ofereça ao animal um petisco, sempre que ele usar o lugar adequado como banheiro. Se a atitude certa vier seguida de um reforço, ficará mais simples de o animal compreender e sempre repetir o mesmo comportamento.

Nº 02Ensinando o Cachorro a não Esburacar o Jardim: O primeiro ponto a ser levantado é aquele que indica que os cães são seres sociais. Sempre que estão solitários ou se sentem sozinhos, eles fazem buracos para passar o tempo. Além disso, não é apenas a solidão que faz com que eles cavem, em determinadas situações eles podem estar com deficiência de certo substância em sua nutrição.

Para buscar fazer a compensação dessa falta, em muitos casos eles escavam e comem a terra. Caso seu cachorro fique cavando demais, procure ficar mais tempo junto dele. Também é fundamental que ele seja levado ao veterinário para fazer um check-up e observar sua saúde.

Nº 03 – A Chave do Sucesso é a Repetição: Todas as vezes que se interessar em saber como um cão é adestrado, seja num jogo ou truque ou na obediência de um comando,  saiba que a repetição do ato e da recompensa é fundamental. Consistência e repetição são itens auxiliarão a compreender o comando.

Para ver se o seu animal entendeu um comando depois de uma repetição em série, teste o ato sem usar a recompensa. Faça o mesmo exercício durante 03 vezes seguidas para se certificar que ele de fato entendeu o comando.

Nº 04Procurando se Comunicar com o Animal: Para fazer o adestramento de um cachorro e ensiná-lo a fazer uma coisa ou a seguir um determinado comando, é importante que não seja dito somente o comando. É necessário que se adestre o animal para executar o movimento ou comando e, da mesma forma, corrigi-lo quando não for feito de maneira correta.

Seja firme quando for dar uma ordem, e procure ensinar o animal um comando específico. Por exemplo, se está buscando que seu cão não pele mais nas visitas, você precisa também resistir à vontade de brincar com ele e fazer com que ele pule em você, ainda que esteja disposto a fazer brincadeiras naquela situação.

Nº 05 – Quando Adestrar o Animal: O melhor momento para adestrar seu cachorro é quando o mesmo ainda é somente um filhote. Quando eles são pequenos estão muito mais abertos aos ensinamentos, diferentemente de quando já estão adultos.

Nº 06 – Mostre ao Animal que quem Manda é Você: Cães são seres gregários. Quando soltos na natureza, eles costumam viver em matilhas que tem uma hierarquia a ser seguida. Por isso, quando for treinar seu animal, é fundamental que você esclareça desde o início quem é o líder.

Seu animal precisa compreender que lhe deve obediência. Procure não demonstrar insegurança ou medo próximo dele, mantenha-se calmo e firme. Quando seu animal estiver cumprindo com as tarefas de adestramento, jamais deixe que ele pare na metade. É necessário mostra-lo que ele precisa seguir com aquilo que fora traçado anteriormente.

Nº 07 – Mastigando Somente Comida: Assim como todos os pequeninos, os filhotes de cães tendem a mastigar tudo o que há em seu caminho. Esse comportamento faz parte de sua evolução, por isso, ofereça alimentos que ele possa roer e mastigar, como aqueles ossos comprados em pet shop ou ainda algum outro brinquedo que cumpra com essa função. Não ofereça ossos de verdade, pois podem acarretar algum acidente.

O Adestramento de Aves

Assim como os cães e outros animais, há a possibilidade de se poder adestrar aves, no caso, a Calopsita. A seguir você poderá seguir alguns passos e adestrar sua querida ave:

Passo a Passo

Tenha Calma: O tempo aproximado de concentração de uma ave pode variar entre os 10 a 15 minutos, com isso, observa-se que o período de treinamento não deve ser muito extenso, mas pode ser frequente. Outra coisa é não insistir quando a calopsita se negar a executar algum comando, e tão pouco seja áspero ao falar, pois ela poderá entender aquilo como ameaça.

Aproxime-se de Maneira Vagarosa: No começo, procure deixar mais baixo o poleiro e ofereça o alimento apenas por fora. Achegue-se devagar até conseguir acariciá-la. Isso se mostra necessário para aquelas aves mais ariscas.  

Chame a Ave para Chegar Até Você: Movimente-se de forma bastante tranquila, amigável e bem lenta próximo a ela. Ponha sua mão entre as pernas e o peito da ave. Com o passar do treinamento, ela subirá automaticamente até você.

Faça Carinho: Faça carinhos em sua cabeça e corpinho com gestos tranquilos, lentos para procurar passar confiança. É fundamental que a ave tenha seu tempo de adaptação.

Converse com Ela:  Dedique a ela um tempo do dia para conversa, não precisa ser muito, 05 minutos já serão o suficiente.

Ela Não Gosta de Solidão: Não deixe a ave sozinha por tempo demais, especialmente se tiver somente uma delas, isso pode deixá-la apática. Lembre-se que ela entende você como família.

Faça Brincadeiras: Troque de brinquedo toda a semana. Faça uso de galhos, rolos de papel higiênico, caixas de papelão e muitas outras coisas.

Imite Seu Comportamento: Uma maneira acertada de manter contato com a ave é imitar os movimentos e sons que ela emite. Procure repetir seus assobios e, sempre que ela abrir as asas, também abra seus braços.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *