Estrela do Mar

Equinodermos ou asteróides, popularmente conhecidas apenas como estrela do mar, elas são integrantes do reino animal, isso mesmo, uma estrela do mar é um animal marinho tanto quanto os Golfinhos, tubarões, cavalo marinho, etc.

Estrela do Mar

Estrela do Mar

Uma estrela do mar tem por característica um corpo extremamente endurecido, rígido, embora sua aparência seja de fragilidade, se submetida a força ela pode se quebrar devido a sua formação esquelética (endo esqueleto). Seu corpo, apesar de tamanha rigidez, pode se movimentar harmoniosamente e com movimentos suaves, especialmente quando necessita ultrapassar obstáculos como, por exemplo, terrenos rochosos nos quais há muito desnível. Os movimentos obtidos por seus braços podem ser de girar ou dobrar. Elas possuem cinco braços por isso são classificadas como portadoras de uma simetria penta radiada. A cobertura de seu corpo pode ser lisa, granulosa ou com grande evidencia de espinhos, seu tamanho pode ser bem variado, algumas podem ter apenas alguns centímetros de diâmetro enquanto outras chegam a ter um metro de diâmetro.

Foto Estrela do Mar

Foto Estrela do Mar

A estrela do mar se locomove basicamente através de dois movimentos, um deles é a retração e o outro a distensão de seus cinco braços. Este exótico animal marinho respira por um sistema branquial e se reproduz de forma curiosa, se uma estrela do mar por algum motivo perde um de seus braços, dali pode surgir uma nova estrela do mar. Segundo pesquisas existem aproximadamente cerca de 1800 especies de estrelas do mar já reconhecidas. Animais exóticos costumam sofrer com a imprudência e o desrespeito dos homens e assim vem acontecendo com a estrela do mar, seu uso se destina a ornamentação ou ainda é comercializada com o intuito de servir de objeto de estudo para instituições educacionais, e com ela entra para a lista dos animais ameaçados de extinção, assim como muitas outras especies de animais, não somente os marinhos , mas também os terrenos como algumas espécies de Camaleão, belas aves como a Arara, entre tantos outros.

Desenho Estrela do Mar

Desenho Estrela do Mar

Existe uma certa diversidade nos hábitos alimentares das estrelas do mar, algumas espécies se alimentam de peixes mortos sendo classificadas como necrófagas, outras comem apenas larvas e matéria orgânica sendo chamadas de detríticas, existem também as que são carnívoras. Existe uma grande variação de suas cores, mas basicamente toda estrela do mar tem um corpo brilhante sendo por vezes luminescente. Uma curiosidade em seus hábitos alimentares é o modo como elas degustam um molusco que seja dotado de concha, com seus cinco braços ela abraça e abre a concha quando então a estrela do mar coloca o seu estomago para fora sugando ou aspirando com ele o recheio da concha, ou seja, o molusco, só então ela solta a concha que fica completamente limpa, sem resíduo algum e recolhe seu estomago a posição normal. É no minimo um animal bastante interessante.

11 comentários

  1. eu tenho uma estrela do mar e nâo sei a espècie alguem me ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  2. Eu quero saber como desenhar estrelas do mar

  3. como as estrelas-do-mar se alimentam?

  4. como as estrelas-do-mar se alimentam?

  5. eu queria ver uam foto de uma estrela do mar se alimentando

  6. eu queria ver uma estrela-do-mar respirando?

  7. eu preciso desenhar uma estrela do mar mas nao sei como

  8. como elas se alimenta?

  9. como elas sobrevivem ao frio????

  10. eu achei munyto bom porq estava fazendo a questeon de da prova sarespe 2013
    e achei to do oq ue estava pidindo ganhei nota10 e baaaaa
    que lrgal este site agora so proucuro aqui e recomendo a us meus colegas de sala :D e nota 10 este site
    :D:D:D:D::D:D:D>D des amigos aprovando site

  11. nunca saia da qui do melhor site da familia brasileira to falando do brasil e quanto minha tia ta em portugau
    :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>