O Que os Golfinhos Comem?

Os golfinhos são um dos animais aquáticos mais inteligentes que existem. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, eles não são peixes! Exatamente! Os golfinhos são mamíferos, como a gente! Eles vivem no ambiente aquático e possuem muitas espécies. Várias espécies de golfinhos vivem em águas salgadas mas também temos golfinhos de água doce, ou seja, a alimentação deles certamente vai ser diferente.

Os golfinhos se alimentam basicamente de peixes menores, muitos deles caçam em grupos para criar estratégias e fechar os cardumes com seu corpo para em seguida comer os peixinhos, triste né, mas necessário para sua sobrevivência, lembrando que eles apesar de serem bonitinhos e inteligentes, são animais selvagens mas moram na água. Os golfinhos também podem comer outras coisas, como lulas e camarões.

Esses bichinhos extraordinários podem nadar por muitos quilômetros para conseguirem seu alimento, com seus movimentos migratórios, fazem vários golfinhos nadarem juntos para chegar em um local onde teoricamente é rico em alimento. Também consomem animais bentônicos que acompanham o mar somente com o movimento do mesmo  e também presas que vivem nas colunas de água do mar.

Esses animais possuem um sistema curioso para se alimentarem, uma espécie de ecolocalização. Lembra de como os morcegos sabem onde estão? Emitindo sons e de acordo com o reflexo do som nas estruturas sólidas, retornam as ondas sonoras e o morcego interpreta aquilo e sabe para onde ir. Pois é, nossos golfinhos possuem semelhante função, ou seja, um sonar os ajuda a identificar a localização das suas presas e assim se alimentar; eles se alimentam muito, alguns estudos sugerem que os golfinhos se alimentem cerca de 3 à 5 % do seu peso corporal, ou seja, se um golfinho pesa 50 quilos,  2,5kg será de alimentação diária! Cabe lembrar que o animal que come muito, precisa dormir não é mesmo? Como os golfinhos são mamíferos como a gente, eles precisam fazer hematose, ou  seja, precisam realizar a troca de oxigênio nos pulmões. Sim! Os golfinhos possuem pulmões!

Os golfinhos quando estão se alimentando guardam essa reserva energética e utilizam o oxigênio da atmosfera para respirar, por isso vemos os golfinhos pulando sempre no mar ou até nas ondas, eles fazem isso para pegarem oxigênio que está no ar em cima da água. De acordo com alguns estudos, uma das consequências dessa necessidade de pegar oxigênio no ar é a questão do sono. O sono dos golfinhos é baseado em um princípio energético-elétrico, onde somente metade do cérebro consome mais energia do que o outro, ou seja, de acordo com esse princípio, somente metade do cérebro do golfinho permanece consciente e ativo e a outra metade inconsciente e menos ativo; tal fato possibilita ele ir á superfície para pegar oxigênio, fazer e respiração celular com a glicose obtida no alimento e sobreviver.

Cabe lembrar também que as Orcas, chamadas de baleias orcas, também são golfinhos, os maiores existentes e precisam comer muito para sobreviverem! Um adulto orca come cerca de 150 quilos de peixes por dia, claro que as Orcas podem comer animais maiores, como leões marinhos e focas,  ou seja, quanto maior o predador, teoricamente maior será sua presa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Médios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *