Fotos de Barbeiro

Os Barbeiros são insetos mais conhecidos por transmitirem a famosa Doença de Chagas. Vivem geralmente em ambientes escuros, úmidos e quentes e tem o hábito noturno. Possuem tamanho médio de dois centímetros e pesam cerca de 100 miligramas. Vivem geralmente em casas de pau-a-pique, na amazônia, onde são mais comumente vistos devido aos fatores citados que proporcionam facilidade de sua reprodução.

É um inseto que tem uma picada bastante dolorosa, e que se ocorrer, deve-se procurar médico imediatamente para confirmar se houve contaminação ou não. Alimenta-se, na maioria dos casos, de sangue de boi, vaca, cavalo e outros mamíferos grandes, mas também podem, em casos raros, buscarem outros insetos de menor porte como fonte de alimento e nutrientes.

Como se contrai a doença de Chagas?

  • As pessoas podem ser infectadas de várias maneiras. Em áreas endêmicas de Chagas, a principal forma de transmissão é através de vetores. Os insetos vetores são chamados de triatomíneos (barbeiro).
  • Os grandes problemas são encontrados em casas feitas de materiais como barro, palha e sapé. Durante o dia, os bichos se escondem em fendas nas paredes e telhados. Durante a noite, quando os moradores estão dormindo, eles agem.
  • Eles costumam picar o rosto das pessoas e ingerir sangue, além disso, eles defecam sobre a pessoa.
  • As pessoas também podem se infectar através de:
  1. Consumo de alimentos crus contaminados com fezes de mosquitos infectados;
  2. Transmissão congênita (de uma mulher grávida para o bebê);
  3. Transfusão de sangue;
  4. Transplante de órgãos;
  5. Exposição laboratorial acidental.
  • É geralmente considerado seguro amamentar, mesmo se a mãe tem a doença de Chagas. No entanto, se a mãe tem rachaduras nos mamilos ou sangue no leite materno, ela deve bombear e descartar o leite até que os problemas sejam resolvidos.
  • A Doença de Chagas não é transmitida de pessoa para pessoa, como um resfriado, uma gripe ou através de contato casual.

Ciclo de Vida do Agente Causador da Doença de Chagas

Sintomas:

Fase aguda:

  • Aumento do fígado e do baço
  • Febre
  • Inflamação e dor nos gânglios linfáticos
  • Mal estar
  • Olhos inchados
  • Problemas cardíacos
  • Vermelhidão

Fase Crônica:

  • Prisão de ventre
  • Problemas digestivos
  • Dores no abdômen
  • Dificuldades de deglutição

Tratamento:

  • A doença de Chagas deve ser tratada na fase aguda. Crianças nascidas com a infecção também devem ser tratadas.
  • Tratar na fase crônica é recomendado para crianças e adultos. Mas tudo deve ser conversado com o médico responsável para que ele indique a melhor opção.
  • Duas drogas são usadas para tratar esta infecção: benzonidazol e nifurtimox.
  • Ambas as drogas têm frequentemente efeitos secundários. Os efeitos colaterais podem ser piores em pessoas idosas.
  • Os efeitos colaterais podem incluir:
  1. Dores de cabeça e tonturas
  2. Perda de apetite e perda de peso
  3. Neuropatia
  4. Problemas de sono
  5. Erupções cutâneas

Prognóstico:

Cerca de 30% das pessoas infectadas que não são tratadas desenvolvem a doença crônica. Pode demorar mais de 20 anos a partir do momento da infecção original para se desenvolver problemas cardíacos ou digestivos.

Ritmos cardíacos anormais (arritmias, taquicardia ventricular) podem causar morte súbita. Uma vez que desenvolve insuficiência cardíaca, pode causar a morte dentro de alguns anos.

Prevenção:

Como não há vacina para a prevenção da doença, é necessário combater o vetor, o barbeiro.

Para combater o barbeiro é necessário:

  • Melhoria das moradias rurais a fim de impedir que o mosquito encontre abrigo.
  • Melhoria das condições de higiene e a limpeza das palhas e roupas são eficazes.
  • Ser um doador de sangue regular, pois nas áreas endêmicas fazem gratuitamente o exame para identificar Chagas em todas amostras coletadas e enviam uma carta nominal com os resultados.

Fotos do Barbeiro:

Observe agora imagens do vetor da Doença de Chagas, o Barbeiro:

133 comentários

  1. me responde aí
    é proibido matar um po*** de um bicho
    que acaba com a vida de qual quer um?
    isso nem tinha que ter na natureza.
    se ele morder e não defecar no lugar a pessoa pega a doença.

  2. Antonio Carlos
    5 de novembro de 2012 at 11:34

    Eu acho que vc não deve ficar preocupado, pois mesmo que tenha sido um barbeiro, o que tem que ser feito é procurar um médico. Não sofra e não morra antes do tempo!
    Eu tb peguei um bicho desses na janela do meu ap aki em bh. A diferença está na cabeça do infeliz. A cabeça do barbeiro verdadeiro é saliente e separado por um pescoço. Na cabeça vc pode observar que tem olhos e um tipo de sugador na boca. Se na tiver a cabeça separado do corpo por um pescocinho delgado e não tiver olhos e sugador não é o barbeiro. Mas se achar um com as características do barbeiro mate-o com uma pedra ou outro objeto que não exponha vc ao bicho. Esse negócio de que é um ser vivo é balela. Eu prefiro matar ele a ele me matar.

  3. Se não se deram conta, os intrusos somos nós, é correto que não vamos facilitar com insetos e outros animais que possam nos causar uma doença e até nos matar, principalmente com animais peçonhentos, o grande problema, é que as pessoas generalizam, quando avistam um animal, para elas é sempre perigoso, saem matando tudo que é cobra e insetos, sem antes saber qual é a importância desse animal, se encontrar um desses animais, é mais fácil e seguro desviar de caminho e não partir para cima para matá-los, devemos respeitar todo ser vivo, pois não somos os únicos que vivemos nesse mundo.

  4. o barbero n esistia antes de adao e eva pecar a culpa e deles aqueles aqules … eu sou criança e tava preucurando fotos de barbeiro porque apareceu um bicho aqui e fui preoucurar eu axei que fose barbeiro e e

  5. (mad)
    porcaria de barbero

  6. Hoje, 03/03/2013, aqui em Angra dos Reis / RJ, meu filho de 4 anos foi picado por um barbeiro pequeno a cerca de 5 minutos, na minha cama do meu lado, eu coloquei o inseto em saco plástico e meu filho e o inseto já estão a caminho do pronto socorro, minha esposa estava junto e quase esmagou o bicho, se isso tivesse sido feito não poderíamos identificar o vetor e portanto não verificar as possibilidades do que realmente havia ocorrido, por isso serve de exemplo nunca mate ou esmague um animal que seja, no caso de picadura, mordedura ou qualquer outron ataque antes de poder avaliar o agente agressor e as potencialidades de dano, salvo se for um animal que ponha vidas em risco naquele momento, mesmo assim sendo inevitável o sacrifício do bicho tente sempre preservá-lo no que for possível em sua integridade para uma avaliação dos riscos futuramente.

  7. tenho muito medo desses bichos apareseu um aqui em casa e to preocupada que aparesa outros

  8. eu axo que o bicho barbeiro deveria ser extinto pq um parente meu por parte de pai morreu por causa desse malandrinha etao se vc ver um mate !!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Caros amigos náo se preocupem muitos com os insetos, mais derem atenção aos seus semelhantes que são perigossímos e estão bem aos seus lados.

  10. ola encontrei um besouro muito estranho em minha casa ele é preto e morrom e tem umas atenas pbem grandes e as patas da frente se parece com uma mão alguem pode me ajudar

  11. E JENTE A MINHA TIA NENÉ MORREU POR CAUSA DESSE INSETO E ELA MORREU NOVINHA COM UNS QUARENTA E NAO SEI QUANTOS MAS ORGANIZE A SUA CASA.

  12. falando nisso vamos falar da dengue previna a minha mãe pegou dengue quase morreu e nao e brincadeira aqui no povoado de são benedito estado de goias municipio de itaberai tem mais de dez casos de dengue e olha la que o povoado e pequeno em então zelo no quintal voceis todos nao deixe a preguiça controla voce beba cafe levante olhe o quintal e tire copos tudo o que possa acumular agua e viva bem boa noite.

  13. E fantastico essa informacao a populacao, gostei meu muito obrigado

  14. o governo nao intereça em combater e nem a invertir em novos medicamentos que mas que os pobres se lasca.

  15. Barbeiros só gostam de ficar em casas de pau-a-pique e não em tigolos

  16. Fldapta acho que era um desgramado desses

  17. o isento não se brica, pois inseto não estar pra bricar,pois mata,nem sabemos se foi picado pois a sua prevenção é a noite,no seu abto nouturno. pois eu achei um e foi confirmado analises pela a prfeitura.

  18. Nossa fiquei um pouco preocupada! :(

  19. emcomtrei um em minha casa preto com as costa vermelha com as bordas de listras amarelas sera q é barbeiro

  20. krl insento fdp

  21. devemos toma cuidado com esses tipos de coisas pois eles agem a noite

  22. Eu ja achei varios barbeiros em caza

  23. O TRIPANOSOMA CRUZ É TRANSMITIDO POR VARIAS EPESIS DE BARBERIO

  24. O TRIATOMINIO CRUZ É TRANSMITIDO POR VARIAS EPESIS DE BARBERIO

  25. Oi,minha mãe foi picada por um bichinho ontem,ela disse que era um barbeiro só que não tinha certeza…ele picou a mão e o ombro dela,e hoje ela estava sentindo dor onde o bichinho picou ela e no ombro está um pouquinho inchado…ela pode estar com “CHAGAS”? :’(

  26. Eu mato essa porcaria de barbeiro ,ele transmite doenca ,esse barbeiro e uma peste de praga so resta rezar para nossa senhora do desterro.

  27. Eu fui picada sábado dia 18 de janeiro de 2014 por um inseto igual o primeiro inseto que esta nas fotos acima
    A picada foi tão dolorida que tive que procurar o hospital de minha cidade,mais quando cheguei no hospital a medica não sabia que inseto era aquele, me deu 2 injeções 1 antialérgica enfim muito dolorida e outra de dramim por que eu estava vomitando muito e com mal estar.
    depois que voltei do hospital dormi bastante ,mais quando começou a semana o mal estar voltou
    ansiá de vomito ,fraqueza,sonolência ,dor de cabeça e etc….
    agora eu pergunto como eu vou voltar no hospital se a medica não sabe que bicho me picou ,isso é por que meu esposo ainda levou o inseto até o hospital no dia que eu fui picada.
    fazer o que né alguns médicos não são qualificados para atender urgência e emergência.

  28. eu queria saber se um filhote de barbeiro de cerca de 1,2 cm, pode infectar uma pessoa

  29. Viviane lima da silva

    Oi eu to muito preocupada meu pai tem esa doença fui descobri hj nao sei nem oque fase
    Tenho medo de perdelo mas to corendo atras de respostas pra eu consegui ajudalo , a quem esta com esa dificuldade tbm eu vo resa porque é triste !

  30. Viviane lima da silva

    Aquem esta triste nem sabe oque fase eu peso pra que se acalme e uma coisa conplicada mas se ficar chorando nao vai resolver nada entao é corer atras para ver oque pode ser feito , eu estava muito triste depois de deixa ese comentario qui estou melhor um bj a todos e boa sorte ….

  31. Um desses bichos pouso em minha perna mas eu rapidamente v
    Balancei a perna e pisei em cima depois fui ver q era esse barbeiro posso ter sido contaminado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>