Curiosidades Borboleta

“Borboletas sempre voltam e o seu jardim sou eu…”, quem não conhece esta famosa musica da famosa dupla de cantores Vitor e Léo? Realmente é uma musica muito bonita, mas não tão linda quanto as borboletas, este animal encantador que faz parte da imensa família dos insetos, muitos bastante conhecidos como a Formiga, o grilo, a barata, etc. Uma borboleta se parece muito com as mariposas e como todos os integrantes da família dos insetos elas tem o corpo dividido em 3 partes que são o tórax, o abdômen e a cabeça, porém elas são diferentes, borboletas possuem as antenas em formato retilíneo sendo acabadas em forma de bola, também se diferenciam por serem diurnas ao contrário das mariposas que tem hábitos noturnos, sua boca tem um formato que lembra muito um canudo exatamente para que elas possam exercer a sucção e assim colher o seu alimento, o néctar das mais diversas flores, do qual a Abelha também se alimenta.

Curiosidades das Borboletas

Uma das particularidades mais impressionantes deste tipo de inseto é a sua metamorfose, fato este que também ocorre com as mariposas, mas chama mais a atenção nas borboletas pela sua imensa beleza e diversidade de cores. As asas de uma borboleta podem ser tão lindas que existem pessoas que as colecionam como verdadeiras raridades, os cientistas também se usam das asas para a realização de pesquisas a cerca da vida das variadas espécies de borboletas.

Esses Insetos passam por 4 fases distintas, o ovo, a lagarta, a chamada pupa e o imago que é finalmente a borboleta como a conhecemos, quando se dá todo o esplendor e beleza, na sua fase de adulta. Apesar do tamanho de suas asas elas conseguem tranquilamente pousar nas flores para recolher o néctar e proporcionar a polinização, processo este muito importante para o equilíbrio do nosso ecossistema. Borboletas habitam os mais variados pontos do planeta, exceto em regiões glaciais.

Borboletas coloridas voando

Borboletas coloridas voando

Informações sobre os Predadores Naturais

Entre os predadores naturais da borboleta estão alguns membros de sua família, insetos como as formigas e aranhas como a Tarantula por exemplo, além de outras espécies de animais como o Lagarto, os pássaros, etc., a borboleta além de sua fragilidade tem muitos predadores a sua espreita, mas ainda assim algumas espécies são fortes o bastante para migrar por muitos quilômetros onde acasalam para depois morrer, cumprindo sua tarefa corajosamente. Elas não são apenas belas, raridades ara admirarmos, sua forma de vida, desde o ovo até a morte é exemplo de perseverança e simplicidade diante da vida sempre enfeitando os jardins por onde passam. Na internet podem ser vistas muitas Fotos Borboleta com lindos exemplares de diversas especies, esse é um inseto muito querido com todo o tipo de publico, sendo utilizada a sua imagem para diversos fins.

Predadores da borboleta

Predadores da borboleta

Habitat das Borboletas

As borboletas são muito mais encontradas em regiões tropicais, por culpa do calor e do alimento em abundancia. A borboleta tem como alimento principal o néctar e as flores, porém, logo quando a borboleta sai do ovo, ou seja, quando ainda é uma pequena lagarta ela se alimenta apenas de folhas e restos de vegetais.

Características das Borboletas

A borboleta é um animal pequeno e delicado, elas podem ter o peso mínimo de 0,3 gramas e as mais pesadas podem chegar a pesar 3 gramas, que é o caso da maioria. Foi comprovado há um tempo atrás, que alguns tipos de borboletas podem chegar a medir até 32 centímetros de asa a asa, tudo isso na sua grande variedade de espécies, no total existem mais ou menos 200 mil espécies de borboletas, porém apenas 120 mil destas espécies foram comprovadas cientificamente. Muito diferente da maioria dos animais da sua classe, a borboleta tem hábitos diurnos, assim como a libélula, coisa que geralmente não é muito comum entre os Insetos.

Uma das coisas mais incríveis da natureza, sem duvida alguma é a metamorfose de uma borboleta, é uma das Cenas Incríveis de Animais, completamente inexplicável. Infelizmente e normalmente a beleza da borboleta dura apenas duas semanas, e elas geralmente usam essas duas semanas para se reproduzir, e por isso, que é tão grande a variedade e a quantidade de borboletas no mundo. Algumas espécies podem permanecer na natureza por até seis meses, uma delas se chama borboleta monarca, que é encontrada no Sul de Portugal. As borboletas estão presentes em todos os lugares e encantam por onde passam, em vários países são chamadas de flores que voam, devido a sua beleza tão colorida, que certamente é familiar as flores, e por ser tão colorida, o que mais chama atenção das borboletas são as cores, até as roupas coloridas das pessoas prendem a atenção desses animaizinhos.

Características das Borboletas

Características das Borboletas

Informações sobre onde encontrar borboletas

A borboleta é um dos animais que sofrem pelas mãos dos homens, por isso muitas espécies só podem ser vistas em Fotos Borboleta na internet. Uma boa de maneira de prestigiar e conhecer variedades de borboletas é nos famosos borboletários, os borboletários são um tipo de zoológico, a única e curiosa diferença é que lá é uma exposição apenas de borboletas. As pessoas visitantes entram em um local parecido com uma estufa de plantações, e lá dentro existem milhares de variedades de borboletas, os visitantes são acompanhados por um tipo de guia, que explica e mostra todas as espécies das borboletas. Os borboletários não são muito comuns, geralmente são encontrados nas cidades grandes, porém, são muito visitados, principalmente por crianças, que gostam muito e tem muitas curiosidades em relação as borboletas, suas cores e toda a sua enorme graça. Aprecie a beleza das borboletas, porém, Seja Mais Cuidadoso e não as prejudique, imagine o que seria a vida sem os animais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • O site é bem legal e interessante*-*!!*-*
    Gostei muito é uma ótima opção*–*!!*-*-*-*-*!!

    Giovanna 9 de novembro de 2009 23:02
  • O site e bem legal que todo mundo
    que leia ele fique interessado com eu fiquei e leia-o a te o final
    e se toque para a preservação da natureza

    licia 7 de Fevereiro de 2010 17:09
  • O site é bem legal mesmo,vai me ajudar muito no trabalho!

    Hannah 25 de Março de 2010 17:11
  • o site e bem legal, isto vai ajudar-me imenso na minha pesquisa para a escola

    ANGELA 12 de Abril de 2010 12:02
  • Esse site é bom sempre vou usá-lo para as minhas pesquisas da escola !!!

    mari 17 de agosto de 2010 9:02
  • mtoooo bom amei *—*

    tamires 30 de agosto de 2010 13:24
  • vai me ajuda na minha nova musica

    mike do mosqueiro 5 de outubro de 2010 18:46
  • e falso o coentario a cima

    rayn 5 de outubro de 2010 18:49
  • E MESMO ISSO VAI ME AJUDAR NA PESQUISA

    GABRIELA 2 de Fevereiro de 2011 16:18
  • eu adoro este site

    lecquinha 22 de Fevereiro de 2011 16:37
  • este site sempre vai me ajudar nas pesquisas sobre borboletas

    lecquinha 22 de Fevereiro de 2011 16:38
  • e muito legal
    ,

    PATRICIA 30 de Maio de 2011 17:40
  • gente esse site me savou,eu tinha que fazer um trabalho e ele que me ajudou muito

    kim 14 de junho de 2011 18:45
  • achei muito bom muito 10 xd

    taynara kaizer 26 de agosto de 2011 16:31
  • Oi, gostei mt desse site, me ajudou na minha pesquisa, parabéns à culuramix!!!

    Oie 29 de agosto de 2011 20:59
  • Oi, adorei esse site, me ajudou naesquisa sobre borboletas, parabéns à culturamix!!

    Oie 29 de agosto de 2011 21:01
  • gostei muito desse site para pesquisar borboletas, pois tenho que preparar aula para meus alunos.

    ilma 26 de outubro de 2011 21:03
  • site legal, me deu tudo oque eu precisava para a pesquisa que a professora pediu

    oi 13 de Fevereiro de 2012 19:45

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *