Escorpião Amarelo

O escorpião amarelo tem como nome científico Tityus serrulatus e pode ser encontrado no Sudeste e Centro Oeste do Brasil. Trata-se da espécie de escorpião que mais causa acidentes graves em especial com crianças. É essencial ter cuidado com esse tipo de escorpião, pois ele pode levar ao óbito.

Trata-se de um escorpião com pernas e causa num tom de amarelo claro, o seu tronco é de um tom de amarelo escuro. O nome da espécie foi dado devido ao fato de que esse escorpião possui serrilha no terceiro e quatro anéis da sua causa. Em média esse escorpião tem 7 cm de comprimento. O escorpião amarelo é o responsável pelo maior número de casos de acidentes com esse tipo de animal nos últimos 25 anos em nosso país.

A Reprodução do Escorpião Amarelo

Nascimento dos Filhotes

Esse tipo de animal é vivíparo e o período de gestação costuma ser variado, no caso específico do Tityus esse período dura em geral três meses. No momento de dar a luz a fêmea desse escorpião eleva o seu corpo e faz uma espécie de cesto usando as suas pernas da frente de maneira que fica apoiada nas pernas traseiras.

Quando os filhotes nascem sobem no dorso da mãe escorpião por meio do cesto e ficam por ali durante alguns dias aguardando realizar a primeira troca de pele. Depois de alguns dias os filhotes de escorpião deixam o dorso da sua mãe e se tornam independentes. Em média esse período de nascimento e dispersão dos filhotes dura 14 dias, mas pode variar bastante.

Troca de Pele

Os escorpiões fazem a troca de pele periodicamente num processo que se chama ecdise. O nome da pele antiga é exúvia e tem uma quantidade limitada de mudas até atingir a idade de maturidade sexual. Nesse momento os escorpiões param de crescer.

Partenogênese

A reprodução do escorpião amarelo ocorre através de partenogênese de maneira que existem somente fêmeas. Todos os escorpiões podem dar a luz a filhotes sem que precisem se acasalar. Esse fato torna muito mais fácil a dispersão dos escorpiões devido a sua possibilidade de se adaptar a diferentes ambientes. Quando os escorpiões são levados para outro local – feita por introdução passiva – eles se instalam e conseguem se proliferar com muita rapidez.

A partenogênese é rara entre os escorpiões sendo um dos fatores que destaca essa espécie das demais. Basicamente a partenogênese consiste na capacidade de reprodução sem que seja necessária a fecundação. Dessa forma não é necessário que se forme um casal de escorpiões.

Reprodução Sexuada

Levando apenas um escorpião para um novo local é possível que haja reprodução e seja criada uma colônia. Durante muito tempo acreditou-se que o escorpião amarelo tinha reprodução exclusiva por partenogênese, contudo, há algum tempo foi descoberta uma população em que existiam os dois gêneros e reprodução sexuada. Essas colônias foram encontradas em Minas Gerais e Bahia.

Desaparecimento de Espécies Por Competição

É interessante ressaltar que a entrada do escorpião amarelo num ambiente pode ocasionar o desaparecimento de outras espécies de escorpião por causa da competição que é promovida entre eles.

A Distribuição de Escorpião Amarelo

Durante algum tempo o escorpião amarelo ficou restrito ao estado de Minas Gerais, contudo, pelo fato de ter uma boa adaptação em ambientes urbanos e conseguir se reproduzir rapidamente já tem uma distribuição bem mais ampla pelos estados da Bahia, Mato Grosso do Sul, Ceará, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Goiás, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Norte e Distrito Federal. Já foram registrados alguns casos no estado de Santa Catarina.

O Veneno do Escorpião Amarelo

Todo escorpião tem veneno neurotóxico, ou seja, o veneno tem ação sobre o sistema nervoso da vítima. Uma picada de escorpião costuma ser muito dolorosa, a dor é intensa no local da picada e se espalha por todo o corpo o que faz com que a vítima fique em estado de hiperestesia. O corpo todo fica muito sensível ao toque.

O veneno tem ação neurotrópica da peçonha sobre o bulbo – medula oblonga – que é uma região de grande importância do encéfalo. Essa região é responsável por controlar os movimentos da respiração e cardíacos bem como os movimentos peristálticos. A ação se dá especificamente sobre a região do bulbo que controla a respiração de maneira que a pessoa não consegue mais respirar.

Contato do Escorpião Amarelo com Humanos

No Brasil é muito comum os casos de contato entre os escorpiões amarelos e o ser humano. Esse escorpião ataca o homem se sente ameaçado de alguma forma, se ocorrer um acidente com ele a dica é não “sugar” o veneno com a boca, não fazer torniquete e nem mesmo mexer no local afetado para não tornar a situação mais grave.

O mais assertivo a se fazer é ir em busca de um médico e se for possível levar o escorpião junto. No caso de você se deparar com um escorpião é melhor não tentar pegá-lo com as mãos. Quando possível chame um técnico do Centro de Controle de Zoonoses e somente se não tiver outra opção capture você mesmo o escorpião.

Para capturar o escorpião a dica é usar luvas que sejam grossas, podem ser de couro, calçados grossos e fechados e roupas que cubram o corpo como calças e blusas de manga comprida. Utilize uma pá daquelas de recolher lixo e uma vassoura para capturar o escorpião. Tenha muito cuidado para não ser picado.

Como Acontecem os Acidentes

É muito comum que os acidentes com escorpiões aconteçam com crianças que sem saber brincam perto de refúgios desses animais. Algumas crianças não sabem do risco que esse animal representam e acabam interagindo com ele. Podem acontecer acidentes também com operários que estão mexendo materiais de depósitos de obras e que não usam a roupa adequada para tal tarefa como luvas e botas.

Pode acontecer ainda de os escorpiões entrarem nas casas vindos da rede de esgoto e se escondam em calçados e roupas que encontram pelo chão. Nessas situações os acidentes acontecem no momento em que a pessoa veste a roupa ou coloca o calçado. O escorpião pica no intuito de se defender.

O escorpião amarelo é um animal pequeno podendo chegar até 22cm adulto e é um artrópode muito venenoso e perigoso. O animal é considerado, através de pesquisas, como um dos primeiros peçonhentos do filo a aparecer na face da terra (há 400 milhões de anos atrás). Pertence à mesma família das aranhas, porém possuí seu torax dividido em dois e possui também seus ferrões para capturar suas presas.

O escorpião amarelo é muito venenoso, sendo mortal para animais de pequeno porte como insetos e dependendo da quantidade de veneno injetada, pode também ser mortal aos seres humanos. Do contrário, teria o efeito parecido como o da picada de uma abelha, doloroso e irritante.

Escorpião Amarelo

Escorpião Amarelo


Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Pingback: Grilo - Inseto e Desenho | Animais - Bico do Corvo

  • PIROU!!! DISSE QUE PODE CHEGAR A 22cm, ESTÃO MALUCO!!!

    Atento 19 de setembro de 2009 11:36
  • Os dados estão corretos. Em casos extremos, esse escorpião pode mesmo chegar a 22 centímetros. Obrigado pela preocupação com as informações. Volte sempre.

    André Luis 19 de setembro de 2009 19:05
  • apareceu uma aranha muito grande,entrando na minha casa depois disso apareceu um escorpião dentro de um tanto de vasilha de louça e não teve como sair ficou preso, poum acaso o achei e descobrri que ele pode reprodusir 40escorpião.Então queria saber se pode ser colocado já que tem gente no quintal que quer que eu mude.mas querem de toda suas forças que mudamos,procurei a policia mais não me ajudearam muito.

    rubenita 18 de novembro de 2009 16:09
  • Olá Rubenita,

    me desculpe mas não entendi direito sua pergunta. Você quer saber se recomendamos que você mude de casa ou se pode colocar o escorpião de volta no quintal?

    Att.

    André Luis 18 de novembro de 2009 20:29
  • Olá!
    Ela perguntou se o escorpião pode ter sido implantado por pessoa inescrupulosa para reproduzir na casa dela pois ela diz que há pessoas que desejam que ela se mude de sua casa.

    Juca 11 de dezembro de 2009 16:03
  • Olá,sou apaixonada por animais peçonhentos mas não tenho recursos pra te-los em casa apesar de não ter idade também minha mãe e família acha loucura que de semana em semana eu apareço com uma aranha num vidro ou um escorpião.Hoje estou com um escorpião num vidro, minha mãe achou de um modo que não entendi com ele não a picou.
    A minha dúvida é que de tempos em tempos eu abro a tampa pra dar ar e ele meio que se conorce assim como se tivesse respirando sei lá.Mas quando coloquei uma formiga doceira pra ele comer ele não se mexe e n em mostra interesse ela fica em cima dele e ele não come. Por que?

    Giulia 17 de dezembro de 2009 7:57
  • OI ! li varios comentarios no site, e gostaria de saber como eu faço, para acabar com os escorpião alem de tomar cuidado com a poda da grama cuidados com ralinhos e tomadas alem de rachaduras restos de materias de contrução, pois estou em construção e esta aparecendo muitos ! existe um insenticida pra eliminar acabar ou pelo menos diminuir. Desde ja muito obrigado.

    João Paulo 22 de fevereiro de 2010 10:14
  • já peguei uns lo escorpiões e uma aranha armadeira vivos em casa. guardo todos num vidro com alcool

    marciorogerio braz 16 de maio de 2010 9:17
  • NA MINNA CASA ESTA APARECENDO SCOROIOES AMARELO,QUE DEVO FASER?

    IVAIR ALMEIDA 19 de maio de 2010 6:53
  • achei um escorpiao amarelo hj aqui em casa moro em apartamento no 4 andar fkei morrendo de medo oq devo fazer?

    claudineia 27 de junho de 2010 15:38
  • nossa maior do que eu pensava muito grande nossa o veneno se espalha por todo o corpo varios escorpioes pelo MUNDO.

    escorpiao 15 de agosto de 2010 13:41
  • ola eu sou jose antonio eu estava fasendo uma limpesa no meu quintal e quando mim descuidei levei uma ferroada de um escorpião amarelo este inceto é muito vanenoso tem uma dor muito grande.

    jose antonio bezerra 29 de agosto de 2010 21:10
  • oi quero saber o que fazer se apareser um escorpião na minha casa?
    se devo colocar um da queles feneno o serto a ser fazer

    virna 22 de outubro de 2010 21:59
  • QUERIA DISER QUE OS ESCORPIAO E UM ANIMAU BUNITO E MUITO PERIGOSO E OSSEU CAUDA EMUITO VENENOSO QUANTOS ANOS UM ESCORPIAO PODE VIVER E CANTOS OVOS ELEPODE COLOCAR

    MARIA CAMILA 18 de novembro de 2010 11:10
  • certa noite em minha casa,estava lavando a pia da cozinha,qndo me deparei com um pequeno inceto,pensando ser uma formiga quase passei a mao…ai vi q era um filhote de escorpiao,2 dias depois minha filha achou a mae do filhote na pia do banheiro…e eu gostaria de saber ja q o escorpiao amarelo tem a possibilidade de ter 40 filhotes…eu queria saber se tem os outros e,se ainda podem estar por aqui?obrigada

    elizimar alves 30 de novembro de 2010 22:40
  • é verdade q o escorpiao ao perceber q vai morrer ele mesmo se mata?

    cesar 31 de janeiro de 2011 10:09
  • Fui picada hj por um escorpião amarelo estou preocupada ja fui no medico ,e aplicou algo no meu dedo do dois lado e passou novalgina para dor ,mas ta doendo muito o dedo e o punho o braco todo …..

    RENATA 29 de abril de 2011 22:03
  • Olá,na minha casa sempre aparece escorpiões amarelo,como fazer para manter eles longe da minha casa?

    Iris Marta 1 de julho de 2011 23:08
  • oi minha casa é úmida e tem muitassss aranhas axo q vermelha ou marron bem pquena,
    detalhe tenho muito medo de aranhas,
    como faço pra acabar com elas?
    me ajude por favor
    obg

    mm 7 de julho de 2011 19:27
  • Gostaria de saber, o que fazer, em casos de aparecimento de escorpiões, pois como dizem, não há veneno com eficácia comprovada. Minha mulher achou seis escorpiões, em uma semana, dentro de casa, principalmente no meu quarto. Em um ano, que moramos nesta casa, nunca havia aparecido nenhum, e em uma semana, apareceram seis escorpiões. Moramos em uma avenida, que tem um córrego, com terrenos baldios. A quem devo procurar? Prefeitura, vigilância sanitária? Por favor, me dê uma informação o mais rápido possível, pois estamos preocupados em ficar dentro de casa, principalmente na hora de dormir. Atenciosamente. Luis.

    luis 3 de setembro de 2011 23:13
  • já fui mordido pelo escorpião já tem 3 anos e não fui a o medico tem perigo de morte

    josé atailson 19 de setembro de 2011 18:13
  • gente odeio escorpioes mas podem pergunta tudo sou exp deles

    odeio escorpioes 1 de novembro de 2011 20:04
  • Olá , eu encontrei um escorpião amarelo de aproximadamente 5 centimetros na parede da minha sala, moro em uma area totalmente cimentada, e gostaria de saber se corre risco de a mae, ou ate mesmo outros filhotes estarem por aqui.
    Tenho um filho de 3 anos e temo pela vida dele.
    O que eu faço?

    Iziane 25 de novembro de 2011 9:00
  • Oi,apareceu um escorpiao amarelo aqui na loja hoje,ele era bem grande. Jogamos alcool e colocamos fogo nele. Tem possibilidade de ter mais de um? E a quinta vez que encontramos escorpiao aqui na loja. me responda por favor,estou apavorada.

    Gabriela 26 de janeiro de 2012 13:59
  • ola na minha casa esta aparecendo sempre escorpiao ja encontrei cinco eles sao amarelos e no meio do corpo e preto o q devo fazer estou com muito medo tenho uma bebe em casa q ainda nao anda.obrigada.

    rebeca 21 de março de 2012 11:31
  • oiii ja apareceu farios escorpião no meu ap tenho medo pois tenho uma filha de sete ano, fiquei sabendo se um adulto for picado e muinto dolorido mas uma criançã pode ir a obito oque apareceu aqui foi o amarelo…

    rosemeiri gabriel dos santos 31 de março de 2012 23:24
  • oi eu achei quantro escorpião, no meu trabalho, e fui emtrega por jereti da empreza, e eli falou pra mim joga fora, eu esto guardado o escorpião, no meu trabalho eu trabalho em uma empreza de aviasão, o escorpião é amarelo.

    simone 18 de junho de 2012 15:07
  • Aqui em casa aparece sempre um,e eu pego,guardo e crio,quando eu crescer eu vou ser biólogo

    Rafael Ramos 22 de agosto de 2012 19:41
  • Ourinhos sp 01-10-12 Ola meu nome e Ester hoje fui limpar a sala da mha casa achei 1 escorpião amarelo.fiquei com medo ele tava embaixo do coxaõ q tava no chaõ. Oq fazer pois tenho 2 crianças .existe alguma prévenSão pra naõ aparecer mais esse bicho tho pavor Atenciosamente.

    Nomeester de oliveira 1 de outubro de 2012 21:09
  • Gente pra acabar com isso é mesmo fazendo a prevenção ,limpando as casas , capinando os lotes , a prevenção disso é mesmo a limpeza por que onde tem escorpião é por que eles gostam de bichos tipo : Baratas , entulhos , lugares escuros e etc …

    Giselle Neres 12 de dezembro de 2012 9:39
  • ola se lakraia tem muito veneno

    biell 15 de março de 2013 14:03
  • bom dia!Moro no Rio grande do Norte e apareceu 2 escorpiões amarelo em casa 1 durante a noite e outro pela manhã. Há possibilidade de haver mais algum? Quais os cuidados necessários que devo ter? como matá-los?

    elaine 3 de maio de 2013 8:31
  • Nossa, estava lendo os comentários, como vcs escrevem errado … Misericordia, parece ate que foi combinado!!!CREDOOO

    JUju 8 de agosto de 2013 13:59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *