Foto Porquinho da Índia

Os Porquinhos da Índia são pequenos mamíferos nativos da América do Sul. Eles foram levados para a Europa há cerca de 400 anos, e se tornaram animais de estimação desde então. São animais calmos e dóceis, mas que podem ser também bastante divertidos para se ter em casa.

Eles pesam cerca de 1,5 a 2,5 quilos, e os machos são geralmente maiores que as fêmeas. Os porquinhos raramente mordem e são bons animais de estimação para as crianças, desde que elas tenham idade suficiente para lidar com eles com cuidado e entendam que se trata de um ser vivo e não de um brinquedo.

As raças mais comuns de Porquinhos da Índia são: Abissínio, Peruano, Coronet, Sheltie, Alpaca, Texel, Merino e Ridgeback. 

Habitat dos Porquinhos da Índia

Espaço da Gaiola

Os porquinhos precisam de, no mínimo, oito metros quadrados de espaço em suas gaiolas. Eles são muito sociais e serão mais felizes se tiverem outro porquinho para lhes fazer companhia, mas, para isso, será necessário dobrar a quantidade de espaço na gaiola. As patas dos Porquinhos da Índia são sensíveis e precisam de pisos sólidos. Eles não podem ser alojados numa gaiola com fundo de arame ou outro material que possa feri-los. 

Esconderijo

Quando estão assustados, eles ficam paralisados ou fogem, por isso é importante que eles tenham um cantinho escondido dentro da gaiola. Tubos de plástico e caixas de madeira ou tecidos para servir de esconderijo são encontrados em lojas de animais de estimação. Uma alternativa gratuita é usar uma caixa de papelão com uma abertura para que eles possam entrar e sair quando quiserem.

Objetos Para Mastigar

Muitos porquinhos costumam mastigar caixas de papelão, por isso pode ser necessário substituí-la regularmente. Este costume de mascar papelão ajuda a manter os dentes desgastados e em um bom comprimento. Pequenos pedaços de madeira também podem servir para satisfazer a vontade de mastigar do animal. 

Limpeza da Gaiola

É importante que a gaiola seja limpa diariamente, para retirar as fezes, o forro e a comida que o animal não comeu. Uma limpeza mais detalhada deve ser feita uma vez por semana, para substituir o forro e retirar a sujeira do fundo da gaiola, para isso use água morna. Certifique-se de que a gaiola está completamente seca antes de colocar o novo forro e também o seu porquinho.

Temperatura da Gaiola

Certifique-se de escolher um lugar para deixar a gaiola com o seu Porquinho da Índia que não seja nem muito quente e nem muito frio. Em geral, se você se sente confortável no ambiente, eles se sentirão também.

Se você precisar transportar o seu porquinho durante o inverno, aqueça-o com um cobertor quente. Em dias quentes, mantenha-o em um local o mais fresco possível. Lembre-se, nunca deixe o seu porquinho sozinho dentro de um carro, por qualquer motivo, mesmo que seja apenas por apenas alguns minutos, especialmente se for um dia quente ou muito frio. 

Alimentação dos Porquinhos da Índia

A ração compõe a maior parte da dieta do Porquinho da Índia. Elas contêm tudo o que eles precisam para crescer saudáveis e são encontradas em lojas de animais de estimação, e são feitas a partir de plantas, sementes e legumes. Alimente seu porquinho duas vezes ao dia, de manhã e à noite.

É recomendado oferecer pequenas quantidades de frutas e legumes frescos aos seus porquinhos todos os dias. Uvas, pepinos, milho, ervilhas, cenouras e peras são boas opções. O feno é outro tipo de alimento importante na dieta dos Porquinhos da Índia, ele é ótimo para o sistema digestivo, e também irá satisfazer a necessidade do seu animal de estimação de roer coisas.

Porquinho da India sorrindo

Porquinho da India sorrindo

Ao contrário de outros animais, os porquinhos não são capazes de fabricar vitamina C, então você precisa se certificar de que seus animais de estimação obtenham a quantidade suficiente deste nutriente a cada dia. Um quarto de uma laranja vai suprir essa necessidade dele, mas você também pode incluir algumas frutas e legumes que são ricos em vitamina C, como couve, dente de leão e morangos.

Água limpa e fresca deve estar disponível a todo o momento na gaiola. Use uma garrafa invertida com um tubo de beber, e troque a água diariamente. Este bebedouro é encontrado facilmente em lojas especializadas em animais, é parecido com os usados para pássaros. 

Cuidados Gerais Com os Porquinhos da Índia

É fundamental que você comece a acostumar o seu bichinho a comer o que você está oferecendo a ele. Comece por alimentá-los acariciando-os para que se sintam confortáveis. Além de mostrar a ele o que deve comer, você estará tornando-o mais dócil.

Depois de domar os seus porquinhos, você deve deixá-los correr em uma pequena área da sua casa, para que eles façam um algum exercício todos os dias. Você terá que verificar com cuidado o espaço para que não tenha nenhum risco dele fugir. Estes animais devem ser supervisionados enquanto estiverem soltos, porque eles irão mastigar qualquer coisa que estiver em seu caminho, incluindo fios elétricos.

A maioria dos porquinhos exige poucos cuidados. Eles podem ser escovados com uma escova de cerdas macias a cada duas semanas, as escovas de bebês são ideais. Existem algumas raças que têm o pelo muito longo e pode exigir cuidados especiais.

Esporadicamente você precisará dar um banho no seu porquinho. Para isso, você pode usar um shampoo próprio para pets que seja bem leve. Enxágue com água morna. Pergunte ao seu veterinário quais são as opções de shampoo que são seguras para ele. Após o banho, mantenha o animal enrolado em uma toalha até que esteja completamente seco.

Casal de porquinhos da índia

Casal de porquinhos da índia

Outro cuidado importante é aparar as unhas, o que deve ser feito geralmente a cada quinze dias ou um mês. Um cortador de unhas de gatos pode ser usado para isso. Lembre-se de fazer com bastante cuidado para não ferir o seu porquinho.

Os Porquinhos da Índia devem ser examinados por um veterinário uma vez por ano. Não deixe para levar o animal ao especialista apenas quando estiver doente, esta consulta anual irá ajudar a mantê-lo saudável ​​e forte. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roedores

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • esses porquinhos da india são fofos mais o meu é mais bonito

    george 30 de março de 2010 9:48
  • eu adoro esses porquinhos, só que tem mais bonitinhos………….

    juliana 30 de março de 2010 9:53
  • muito bonito mesmo,,,,,,,,,,,,,,,,maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaisssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss os meus sao muito maisssssssssssss fofo,lindo………..etc,etc.etc………kkklkkkkkkkkkkkk

    glauber 6 de abril de 2010 17:45
  • esse porquinho da india é muito bonito o meu é quase igual a esses !!!!! Muito legal!!!!!

    diego 23 de abril de 2010 14:55
  • Que lindo !!!

    Margarida 8 de junho de 2010 7:54
  • bonito esse porquinho da india, mas o meu casal é mais ,olha que ela esta gravida

    filipe 15 de setembro de 2010 22:39
  • O meu casal de porquilhos da india é mais bonitos do que esse kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    jose hiago 22 de setembro de 2011 18:07
  • O meu casal de porquilhos da india é lido e fofos e ta gravidas eu tenho dois casao de porquinhos VIUUUUUUU GALERA

    HIGOR CANARO 22 de setembro de 2011 18:12
  • seu porquinho e muito bonito mais os meus 32 porquinhos sao mais lindos

    leonardo 23 de março de 2012 19:23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *