Cegonha

Pertencentes a extensa família das aves, a cegonha é alta chegando a ter em torno de um metro, e é leve pois pesa apenas três quilos o que lhe confere um porte altivo e elegante. Elas não tem um habitat especifico tendo em vista que são aves migratórias podem ser encontradas em diversos lugares diferentes. Cegonhas não possuem faringe portanto são mudas. Se alimentam de animais invertebrados, entre eles estão peixes, serpente, rãs, cigarras, grilos, insetos, etc. As cegonhas preferem os climas mais quentes e podem ser facilmente vistas em campos abertos, perto da água de lagoas e lagos, regiões de pântano, pastagens, locais úmidos, etc.

Cegonha

Cegonha

São mães zelosas e chocam seus ovos por um periodo que pode variar entre 20 e 30 dias. Em períodos de chuva as cegonhas abrem suas belas asas sobre seus filhotes e dessa forma os protege do mau tempo. A imagem da cegonha sempre é relacionada com a chegada dos bebes, mas de onde vem essa lenda tão antiga? A origem é Escandinava e a explicação é a mesma que muitos de nós devem ter ouvido de nossos familiares, a intenção sempre foi a de justificar o aparecimento de um bebe sem precisar falar de sexo que sempre foi um tabu e em alguns casos ainda é até os dias de hoje.

Cegonha do Bebê

Cegonha do Bebê

A escolha desta ave como simbolo da maternidade, entre tantas outras aves existentes, como o gavião ou a arara, se deve ao seu comportamento maternal para com seus filhotes, então criamos e disseminamos aquela bela imagem da cegonha voando em um céu limpo e azul carregando no bico um lindo bebe envolto em um lençol. Apesar de sua elegância e docilidade a lenda diz que a cegonha bica a perna da mãe na hora de entregar o bebe, este fato justificava a necessidade do repouso exigido depois dessa inusitada visita. Outro fato curioso sobre a cegonha é a sua característica monogâmica que lhe confere um ar de fidelidade, ótima imagem para a formação de famílias, chegada de bebes, etc., afinal todas nós quando casamos e pensamos em formar uma família esperamos fidelidade e harmonia em nossos lares.

Cegonha Preta

Cegonha Preta

As cegonhas costumam fazer ninhos junto as chaminés das casas e para lá retornam sempre que põe novos ovos, esta imagem de mãe dedicada, fiel e generosa é o quadro perfeito para a lenda da cegonha. Dá pra imaginar a cegonha muito elegante deixando o Bebe no Travesseiro de forma sutil e carinhosa, enquanto pode se ver o Amor da Mamãe estampado na emoção de seus olhos ao receber seu filho no aconchego do seu lar, só a bicada na perna é que não combina com a cena. Algumas famílias receberam a visita da cegonha muitas vezes, outras nem tanto… e assim esta ave segue fazendo parte do imaginário das crianças, trazendo novos membros as famílias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • MUITO BOM

    ANA 22 de fevereiro de 2010 21:09
  • Muito legal a reportagem, assunto bem interessante

    DALVANI 21 de março de 2014 15:10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *