A Raça Schnauzer e Suas Características

Num mundo em que todos vivem numa grande correria e a falta de tempo é constante entre as pessoas, ter amigos por perto nem sempre é fácil, já que cada um tem suas ocupações cotidianas, por isso, muitos optam por ter um amigo de quatro patas. Esses amigos são muito bem-vindos por estarem conosco em todas as ocasiões, sempre prontos a nos lamber o rosto quando chegamos e abanar seu rabo num sinal claro de que nossa presença é algo muito valioso para eles.

Há diversas raças de cães no mercado, a maioria delas de médio porte, sendo que algumas são ideais para famílias com crianças, e outras ainda mais aptas ao adestramento, como é o caso da raça Schnauzer. Esta raça é extremamente dócil, e de uma aparência bastante encantadora.

Schnauzer Origem

A raça canina Schnauzer tem sua origem na Alemanha e lá é chamada de Mittelschnauzer, cuja palavra Schnauzer significa focinho, Standard, que possui denominações distintas de acordo com seu tamanho, já que existe o Original, o Miniatura e o Gigante. Segundo especialistas, sua raça passou a ser produzida a partir do cruzamento entre os pinchers, de onde foram gerados alguns cães de pelo mais duro.

Tornou-se uma raça bastante popular entre os alemães, por verem nele uma excelente companhia, fiel ao extremo, por isso, ótimo cão de guarda. Porém, a partir da Segunda Guerra, a modificação da raça fez com que os Schnauzer miniatura fossem mais requisitados que os grandes, por serem mais fáceis de criar, tratar e ficarem bem em pequenos espaços.

Alguns estudos dão conta de que os Schnauzer eram usados como companhia entre as viagens de carruagens, especialmente por estarem sempre alerta. Por isso, às vezes, corriam na frente dos cavalos para lhes guiarem, em outras, corriam a seu lado. Sempre latindo e alertando os condutores para algum perigo existente durante a travessia.

O primeiro registro dessa raça foi feito em 1879, porém, não com o mesmo nome, mas chamado de pinshcer com pelo duro.

Nessa raça de cão, acredita-se que o tamanho Gigante tenha se originado da cruza entre o Médio, o Dogue  Alemão e ainda os cães de Wuerttemberg, vindos da Bavária, ao Sul da Alemanha. E todos juntos possuíam as mesmas características do Schnauzer, especialmente a companhia e atenção. Já os Schnauzer Miniaturas são originários dos cruzamentos com raças menores, a exemplo do poodle, e do pincher alemão, que também possui pelo duro.

Schnauzer – Características

 Os cães da raça  Schnauzer são extremamente inteligentes, e em função disso, muito fáceis de serem adestrados, especialmente por sua alta capacidade de atenção e obediência. Além disso, quem busca um cão de guarda já encontrou o animal ideal, pois não há outro que não ofereça risco à integridade física de sua família, que seja muito amigo e ao mesmo tempo tão vigilante e alerta.

Ele é um cão que possui um tamanho médio, portanto, pode ser criado em qualquer ambiente, desde que seja tratado com muito carinho, dedicação e afeto. E, como há diferenças normais entre machos e fêmeas, eles são pouco menores que elas, mostrando-se mais curtos.

O Schnauzer tem temperamento muito amável e dócil, tem sempre muita disposição para brincar, especialmente com as crianças. Por isso, é uma das raças mais aconselháveis para se criar quando se tem filhos, já que esta apresenta animais muito pacientes e que, dificilmente, atacam os seres humanos, a não ser que presenciem o perigo, pois são fiéis aos donos, mas não admitem estranhos na relação, principalmente se os donos não estiverem por perto.

Apesar de ser um cão de raça, o Schnauzer, ao contrário do que se pode pensar, não possui facilidade para sofrer doenças, sendo bastante resistente a diversos tipos de intempéries. Com isso, sua aquisição se torna muito mais viável, especialmente em razão de suas características tão especiais.

Características Físicas

Os Cães da raça Schnauzer têm olhos de cor escura e formato ovalado, sendo que sua cauda é bastante alta, característica do temperamento da raça. Apesar de ter aparência macia, seus pelos são bastante duros e espessos, sempre estando levantados.

Fisicamente, sua característica mais marcante é da sua pelagem do rosto, formando uma espécie de barba ou bigode muito chamativo e elegante, de pelos duros e em pé, além de apresentar o mesmo tipo em suas sobrancelhas, que salientam seus olhos. Porém, na testa e nas orelhas seus pelos são mais curtos e duros, como o restante do corpo.

Suas cores variam muito, especialmente por haver misturas entre as mesmas, como preto, com sub pelo também preto, cinza, preto e prata, branco, pimenta e ainda outras combinações. Em todas elas admite-se variação de tonalidade e misturas específicas que não alteram o padrão da raça.

Os Tipos De Schnauzer

  • Gigante: mede aproximadamente 70 centímetros
  • Standard: tem medida aproximada de 50 centímetros
  • Miniatura: mede entre 30 e 35 centímetros

Cuidados Com a Saúde

 Como essa raça possui bastante pelo, o ideal é que seja dado um banho por semana ou, no máximo, a cada dez dias, para que não acumule muita sujeira, já que isso pode acarretar doenças de pele como a dermatite. A escovação nesses animais deve ser feita ao menos duas vezes por semana se possível, caso contrário, uma vez na semana é aceitável.

Outra coisa que não pode deixar de ser feita é a higiene das orelhas e do ouvido, especialmente durante o banho, mas sempre conservando a cera do mesmo, pois há o risco é de sofrerem com dores de ouvido frequentes.

Ainda falando em pelagem, o ideal é que a escovação seja feita com profissional especializado, para que se mantenha a característica aramada, um dos padrões essenciais da raça.

 Os demais cuidados são os normais, pertinentes a todas as raças, mas para que não ocorra nenhum problema, procure um veterinário de confiança para acompanhar o desenvolvimento e saúde de seu animal. Lembrando que, os cachorros precisam sempre de uma alimentação adequada, água limpa, porém, acima de tudo necessitam de carinho e amor. Com essas atitudes básicas, certamente seu cãozinho terá uma vida bem longa e feliz.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Raças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *