O Confinamento Bovino

A criação de bovinos sempre foi uma prática bastante conhecida em várias regiões do país, também é um mercado que está em pleno desenvolvimento, por isso, várias técnicas são criadas com a finalidade de aumentar ainda mais a qualidade dos bovinos, e consequentemente, aumentar o seu valor de venda dentro do mercado nacional e também do mercado internacional.

Entre um dos principais sistemas de criação de bovinos, está a criação em confinamento, sistema já utilizado a alguns anos, mas que poucas pessoas conhecem o seu funcionamento.

Confinamento Bovino – O Que é? Como Funciona?

O confinamento de bovinos é um sistema onde todos os animais são criados em lotes, esses lotes são formados por uma determinada quantidade de animais, que são separados por piquetes e por currais com espaço restrito. Nessa área a alimentação é toda controlada, sendo oferecida para os bovinos através de cochos, sendo que cada produto da alimentação tem por finalidade aumentar o desenvolvimento do animal e também manter a sua carne em melhor qualidade.

Esse sistema foi criado com a finalidade de suprir as necessidades de carne bovina durante a seca, pois durante o verão com os pastos verdes os bovinos conseguem se desenvolver muito bem, porém, na época da seca os bovinos perdem muito peso e alguns não conseguem sobreviver.

Por isso, foi criado o sistema de confinamento bovino, onde todos os animais recebem alimentação em horário controlado, além disso, nesse sistema, a principal vantagem é água que no pasto muita das vezes pode faltar. No Brasil esse sistema é sempre muito utilizado durante a entressafra, e muitas instalações são simples e são utilizados alimentos produzidos na própria fazenda, isso acontece porque muitas das vezes o proprietário precisa cortar gastos ou não tem tanto capital para ser investido, nesse caso, a única saída é utilizar as matérias-primas oriundas na própria fazenda.

http://www.youtube.com/watch?v=YBtlBCPSDSY

Quais São Os Benefícios Do Confinamento?

Diferente dos bovinos que vivem em pastos, os bovinos confinados têm alimentação balanceada e na maioria das vezes não é utilizado somente grama de pasto, sendo utilizados outros produtos que têm por finalidade acelerar o tempo de engorda e também de oferecer maior qualidade em sua carne.

Outro benefício desse sistema de criação é a velocidade com que o bovino cria peso, com isso diminui o tempo de abate e consequentemente o proprietário tem maior rendimento em pouco prazo, o que acaba compensando os gastos com todo o sistema para o desenvolvimento da criação dos animais.

Esse sistema também exige menos mão de obra e também faz com que os profissionais tenham maior tranquilidade e direção no trabalho, pois todos os procedimentos são pré-programados, e como a principal preocupação é com a alimentação dos animais, os profissionais acabam tendo facilidade para cumprir os serviços diariamente.

O uso de maquinários também é mais eficiente, pois a distância percorrida pelas máquinas é bem menor do que se comparado com o pasto, sem contar que não existe preocupação com remanejar os animais de um local para outro.

Onde Instalar Um Confinamento?

Quando é feito um levantamento sobre o projeto de um confinamento bovino, o proprietário fica bastante preocupado em relação sobre onde será instalado esse confinamento. Essa preocupação é bastante comum, pois um confinamento instalado em local errado, pode trazer vários problemas e muita dor de cabeça, sem contar que não é nem um pouco compensativo investir pesado em um confinamento que se localize numa região com pouca abundância natural, como no caso de água e também de alguns alimentos que podem ser utilizados como matéria-prima para alimentação dos animais.

Uma dica interessante é fazer um bom mapeamento de todas as terras para saber onde se encontra pequenos rios ou córregos, além disso, deve ser feito um levantamento sobre plantações que gerem alimentos para os animais, visando encurtar a distância para o transporte desses alimentos.

Procure sempre um local calmo, longe de rodovias ou próximo de locais que tenham muita movimentação de pessoas, isso acontece porque muito movimento pode estressar os animais, e consequentemente, gerar uma queda em seu desenvolvimento. Procure estar próximo de uma rede de energia, pois alguns sistemas irão necessitar de energia elétrica para seu funcionamento.

Não monte tão próximo de rios, pois em alguns casos o confinamento gera sério impacto ambiental, esteja ciente que o confinamento precisa estar longe de residências, pois os ventos podem levar mal cheiro e consequentemente gerar alguns conflitos com todos os vizinhos.

Também é necessário escolher uma área muito bem drenada para que não gere problemas futuramente, caso não exista uma região com terras drenadas, uma dica interessante é investir bem num sistema de drenagem, visando dessa forma melhorar o apoio para seu sistema de confinamento e evitar que gere problemas em curto em longo prazo.

Infraestrutura Para Confinamento Bovino

Para montar um confinamento bovino, uma dica interessante é utilizar um sistema muito bem projetado, visando dessa forma não gerar dificuldades durante o manejo com todos os animais. Procure investir num centro de manejo para os animais, monte também uma área de produção de alimentos, essa área é destinada somente a fazendas onde existe matéria-prima para gerar a alimentação dos animais.

Também será necessário montar um galpão para guardar máquinas e implementos, mesmo sendo algo que pode ser descartado, uma dica interessante é que seja feito, pois dessa forma todos os maquinários ficam protegidos.

Também é necessário montar uma estrutura de conservação de solo e também de rios que podem passar próximo do confinamento bovino. Caso já exista uma instalação na propriedade, mesmo que esteja em tamanho menor, deve ser com certeza utilizada e consequentemente aumentada para atender suas necessidades.

O tamanho do confinamento irá depender da demanda de animais que você terá durante o tempo de engorda, por isso é necessário fazer um bom levantamento para que seja possível ter uma base para saber se a infraestrutura consegue atender suas necessidades. Os gastos para a infraestrutura do confinamento irão depender muito da região e também do tamanho da estrutura que você queira montar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Criação

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • esta e a vida que eu quero nestes 5 anos

    anderson 18 de março de 2014 16:44

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *