Raças de Cachorro Que Não Soltam Pêlo

Os cachorros dão um certo trabalho em casa, mas nada se compara com os pêlos que eles soltam por ai. Alguns donos simplesmente tem pavor dos pelos soltos pela casa toda, sujando roupas e causando alergias diversas em adultos. Em bebês, pêlos aspirados é altamente perigoso e causa alergias bem comuns e perigosas.

Para os donos mais dedicados que não abrem mão de ter um amigo fiel em casa, dá para dar um jeitinho. Há diversas raças que não soltam pêlo. Será? Isso mesmo! E isso não quer dizer remover todos os pelos do seu melhor amigo não. Para os donos hipersensíveis, sempre há uma opção no mercado.

Yorkshire Terrier

Lindo, o Yorkshire Terrier é um cão de pequeno porte, mas com grande personalidade. Ele tem uma longa pelugem de luxo que, incrivelmente, pode até atrapalhar sua visão, mas não cai.

Mas sua pelugem também não é das mais fáceis de cuidar. Requer escovação regular e tosa. No mais, são animais muito extrovertidos e altamente sociáveis. Estão sempre em estado de alerta e ao menor sinal de perigo ou presença de intrusos. O porte não assusta muito, mas ajuda aos moradores algum sinal perigoso.

Bassê

Com suas grandes orelhas caídas, corpos longos, pernas curtas e olhos inteligentes quentes, são definitivamente cativantes de ter em casa e bem carinhosos. Possuem (quando não misturados) um pelo curto e liso, sem queda.  Eles gostam de estar perto de pessoas, e são bons cães de guarda, porque naturalmente são desconfiados de estranhos. 

Poodle

O poodle é o cachorro ideal para quem sofre de alergia, porque quase nunca  solta pêlo. Possui uma pelagem densa brilhante, encaracolada e precisa de banho e tosa constantemente, ou fede e sua sujeira tem um aroma insuportável em casa.

A sua natureza carinhosa e amorosa permite uma ligação forte com todos os membros da família. São excelentes cães de guarda e estão constantemente alerta, correm bastante também.

Shih Tzu

Com uma pelagem sedosa e bem fofinha, não tem queda. No entanto, precisam de manutenção com tosa e banho regularmente, e exigem uma escovação diária para evitar nós nos pelos. Também são ótimos para ter em casa e dão pouco trabalho, alertando ao dono até mesmo quando pessoas passam do outro lado da rua por sua audição extremamente sensível, mais do que muitas raças. 

Boston Terrier

Tem uma pelagem curta lisa que pode ser facilmente lavado e cuidado, sem exigências de altos custos. A sua queda de pelos é relativamente insignificante de tão pequena. Esta raça ama as pessoas e é bem calma, por isso são indicados para quem mora em um apartamento. Eles são conhecidos por serem indisciplinados e brincalhões.

Maltês

O maltês é uma raça que mais parece um brinquedo com pelugem muito longo sedosa que não cai facilmente. Esta raça requer escovação regular, que pode vir a ser cara e demorada. Conhecido por ser muito inteligente, um maltês também pode ter uma teimoso. Estes cães são conhecidos por serem destemidos também. 

Havanese

Possui uma pelagem dupla, ondulada e sedoso que exige tosa  regular. Este revestimento exterior do cão é macio e leve, que permite proteção sob condições meteorológicas extremas. Eles têm uma necessidade social forte e gosta de estar com a companhia humana o tempo todo, não reagindo bem ao abandono. São excelentes com crianças e muito inteligentes. Conhecido por sua disposição mesmo quando estavam dormindo de roncar!

Bichon Frise

Este cão tem uma pelagem ondulada com grande  espessura. Exige escovação para não criar nós e tosa semanal, por isso costuma ser um cão caro de manter em casa. Mas quando bem tratado, é um dos mais belos e vencedor de diversos concursos de cães em todo o mundo. 

Cachorro Soltar Pelos é Normal?

Sim, é normal. Não é agradável para os donos, mas é previsto pela natureza do animal. O pelo é sua roupa, sua cobertura e sua extensão de pele. Todos os dias trocamos as células da nossa pele, nosso revestimento, e perdemos antigas para saírem novas. No caso do animal, essa troca de revestimento é apenas mais aparente.

Mas alguns fatores fazem a troca de pêlo acelerar, como uma ração ruim, doenças de pele não detectadas e troca de clima. No verão, o tempo quente causa uma queda do excesso de pelo surgido no inverno para maior proteção.

Como Diminuir a Perda de Pelos do seu Cachorro

Se seu melhor amigo deixa sua casa como neve, há algumas medidas simples que podem ser tomadas. São boas dicas:

  • Dar ao animal ração de qualidade. Um dos grandes problemas da ração sem valor nutricional alto é que os pelos sofrem. Você come mal, sua pele descama e fica seca. Com o animal é a mesma coisa. Se os pelos caem bastante, experimente pedir dicas de ração melhor ao veterinário ou busque uma mais completa, com vitaminas e minerais e de acordo com a idade e porte do bicho.
  • Não estenda a data de banho do animal. Prolongar deixa o animal sujo, ele se coça mais e mais pelos caem. Um dos sintomas constantes de uma coceira sem pulga ou dermatite é a sujeira. Com o banho, os pelos devem crescer menos.
  • Pelos longos? Tose com mais frequência. O excesso de pelos também pode causar a queda.
  • Compre shampoo e condicionador para pelos fortificado. Assim como o cabelo humano, o uso de produtos errados no banho canino pode agravar a queda da pelugem.
  • Não dê alimento humano ao animal. Ele causa sim queda de pelos, e em maior número. O alimento humano como feijão, arroz e nossa carne, é saboroso para eles pelo aroma forte e tempero, mas causa diversos problemas, inclusive a queda de pelugem por fraqueza nutricional.
  • Investigue infestação de carrapatos e pulgas. Eles causam a queda do pelo como sintoma clássico e quando tais parasitas já estão em grande quantidade ao animal. Também causam doenças mais sérias, por isso uma ida ao veterinário é importante.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Raças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu adoro cachorro lindos estes que eu vi estou querendo um o; primeiro

    alexandra maia bitaraes 29 de janeiro de 2014 19:40
  • amo cao de porte pequeno assim como yoksheri doe um pra mim por favor.

    cristiane 21 de março de 2014 23:19
  • Adoro muito cachorros mas eu sou arlegica a pelo de animais vou tentar pedir pros meus pais mas não da muito certo pena que tenho alegia

    Ellen 13 de abril de 2014 22:15
  • lindos york macho qual preço

    nice 4 de setembro de 2014 6:16

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *