Raças De Cães Que Ficam Bem Sozinhas Em Casa

O dia a dia está cada vez mais corrido e não é possível estar 24 horas em casa. Algumas pessoas desejam a companhia de um cão, mas sabem que precisarão deixar o amigo de quatro patas sozinho em casa durante algumas horas. Mesmo sendo uma prática bastante questionada por especialistas há casos em que não se pode evitar que os animais precisem ficar sozinhos.

Algumas raças de cão têm uma tolerância maior a ficar sozinhos e apresentam um comportamento mais confiável. Porém, antes de qualquer coisa é importante dizer que independentemente de raça é necessário que a personalidade do animal seja levada em conta para que ele fique bem sozinho. O treinamento dado pelo dono também faz toda a diferença para que o animal fique bem enquanto está só.

Predisposição

O que diferencia algumas raças de cães para que elas possam aguentar a solidão é a predisposição a tolerar essa condição de estar só. Os cães apresentam diferentes níveis de adaptabilidade, obediência e de energia o que acarreta em ficar melhor sozinho em comparação com outras raças.

Alertamos que não é somente a raça do cachorro que fará diferença no comportamento, mas também o adestramento feito pelo dono que tem um forte papel de reduzir a ansiedade do animal.

Cuidado Com a Solidão

Mesmo para aqueles cães que podem passar um pouco mais de tempo sozinhos existe um limite de tempo para que essa solidão dure. Lembre-se que o seu cão tem horários para comer, para fazer as suas necessidades fisiológicas (tem cães que não fazem xixi e cocô dentro de casa) e também para socializar. Sendo assim não dá para deixar o seu amigo 12 horas, por exemplo, sozinho e sem supervisão. Tudo precisa de equilíbrio e bom senso.

Cuidados Ao Deixar o Cão Sozinho Em Casa

Para tentar reduzir os efeitos da solidão canina os donos devem tentar não deixar a solidão se prolongar voltando o quanto antes e também ficar atentos ao ambiente em que o animal irá ficar. As condições desse ambiente devem ser observadas e pensadas com carinho.

Existem alguns cuidados especiais que podem ajudar a fazer com que o cão fique mais tranquilo e seguro quando não tem ninguém em casa. Uma primeira dica é deixar o cão numa área de circulação restrita, porém não muito pequena. Isso garante que o animal não ficará em contato com algo que possa ser perigoso para ele ou de valor.

Mas, é importante que o cão tenha com o que se divertir e entreter, isso inclui brinquedos ou até mesmo um jardim para brincar. O local escolhido deve ter abrigo para os diferentes tempos, ou seja, para chuva, frio ou sol em excesso.

Raças De Cães Que Ficam Bem Sozinhas

Cão De Crista Chinês

Uma das características principais do Cão de Crista Chinês é que se trata de uma raça bastante companheira para o dono, mas que mesmo assim aguenta ficar sozinho. Isso acontece porque os cães dessa raça são extrovertidos e se adaptam facilmente a animais e pessoas.

Com esse cão é importante apenas ficar atento para não deixá-lo sem atenção, pois isso pode e refletir em muita bagunça na sua casa. É interessante que o dono assim que chegar em casa brinque bastante com o seu amigo bicho e tire um tempo para levá-lo passear gastar um pouco a energia.

Schnauzer

A raça Schnauzer é uma das melhores quando o assunto é se comportar sozinho em casa. Isso acontece porque se trata de uma raça que tem um elevado nível de adestrabilidade ficando bem sozinho em casa. Trata-se de um animal bastante inteligente que consegue reagir bem mesmo longe do dono.

Vale ressaltar que mesmo ficando bem sozinho o cão Schnauzer precisa de atenção nos momentos em que você estiver em casa uma vez que é bastante carinhoso e apegado aos seus donos.

Shih Tzu

Os cães da raça Shih Tzu têm duas características bem interessantes, a primeira é que eles adoram a companhia do dono, porém, conseguem se sair muito bem se precisam ficar sozinhos. O temperamento da raça é muito dócil, meigo e fácil de domesticar.

Buldogue Francês

Um excelente cão para ter em apartamento, com o seu pelo curto não espalha sujeira pela casa. Trata-se de um cão agitado e que precisa brincar, se o dono der a devida atenção nos momentos em que está presente o Buldogue Francês pode ficar em casa sozinho. Tire um momento do dia para levar o amigo passear, eles podem ficar um dia ou outro sem sair passear.

Basset Hound

Trata-se de uma raça de cão que é bastante calmo e que gosta de dormir bastante. Apesar de babar bastante não tem problemas de soltar pelo então a sua casa não irá estar sempre suja. Como é um animal que não é de colo tudo bem que ele fique um tempo sozinho. Fique atento ao fato de que essa raça de cão pode ficar obesa então tire um tempo para caminhar com o seu amigo. Ele pode se cansar facilmente, mas é importante para ele.

Pug

Uma raça de cão bastante dócil e que pode ficar um pouco sozinho em casa, mas quando o dono chega em casa precisa lhe dar atenção e carinho. Como tem o nariz achatado não respira direito não gosta muito de exercícios e pode ficar obeso com grande facilidade. Não solta muito pelo, mas late para estranhos.

Chiuaua

Os cães Chiuaua se caracterizam por serem bem pequeninos, mas por vezes esquecem do pouco tamanho que tem e acabam tentando serem cães bravos. Como tem o pelo curto não fazem sujeira na casa. Podem ficar um certo tempo sozinhos, mas necessitam de bastante atenção quando o dono estiver em casa.

Reflita

Se você fica muito tempo fora de casa pode ser necessário refletir a respeito de ter ou não um cão, pois esses amigos bicho precisam de atenção. Em algum momento você precisará lhes dar atenção e carinho, o cão é um animal sociável que necessita estar em contato com o seu dono.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Raças

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *