Cavalo Bretão

Originário da França, o cavalo Bretão é um animal de tração pesada que é muito utilizado na agricultura, em desfiles, montaria e para lazer também. São animais que, apesar de serem fortes e bastante musculosos, são dóceis e inteligentes.

Cavalo Bretão

Cavalo Bretão

O cavalo Bretão é resultado do cruzamento entre outras raças de cavalos como Percheron, Ardennais e Norfolk. Podem se adaptar com facilidade a clima seco e quente e resistem a pastos em épocas de seca. Estão presentes em diversos locais do mundo e são muito bonitos.

Qual a Origem do Cavalo Bretão?

Esse belo animal teve sua origem através do cruzamento de raças de cavalos de tração Ardennais, Norfolk e Perchenson com éguas da região da Bretanha, no noroeste da França, escolhidas por seu grande porte. Os primeiros indivíduos dessa espécie foram obtidos por volta de 1830.

Características do Cavalo Bretão

Um cavalo que possui porte forte e que tem tamanho que fica considerado entre médio e grande. Um animal com corpo bastante musculoso, motivo que o tornou um dos mais usados nas atividades agrícolas. Sua garupa é bastante larga e seus membros possuem bastante força. Os cascos desse cavalo são cercados por pelos e seu pescoço apresenta formato geométrico de um triângulo.

Em média esse cavalo tem altura de 1,50 metros, mas nos casos de indivíduos mais leves a altura fica em torno de 1,48 metros. A cor dominante desse cavalo é alazã, rosilha ou castanha, contudo, é permitido que animais considerados puros tenham coloração albina ou pampa.

Facilidade para o Adestramento

Mesmo sendo um animal muito forte esse cavalo oferece facilidade para ser adestrado de maneira a ser uma ótima opção para o trabalho rural. Por ter um comportamento dócil essa raça é também usada para apresentações de volteio. O cavalo bretão é bastante utilizado em atividades de tração rural ou urbana bem como para atrelagem em esportes. Por ser um animal de rara beleza é escolhido para hotéis fazenda que oferecem passeios a cavalos para seus hóspedes.

Éguas Bretãs

As éguas dessa raça são bastante valorizadas sendo que se mostram capazes de produzir cerca de 60% mais leite que éguas de outras raças. O tamanho do útero de uma égua bretã também lhe torna um animal valioso, pois é uma das melhores opções para embriões. Além disso, é um animal bastante forte e de maneira geral saudável.

Fácil Adaptação

Criadores de cavalos apreciam muito a raça do cavalo bretão por sua facilidade de adaptação mesmo em condições menos favoráveis como em clima quente e seco. Para se ter uma ideia esse cavalo consegue sobreviver muito bem na região centro-oeste mesmo nos meses de mais seca. Por ser um animal rústico é forte e pouco suscetível a desenvolver doenças.

Cavalo de Exportação

Esse cavalo é criado com grande sucesso no Brasil em especial nas regiões mais quentes do país e já foi exportado até mesmo para o Oriente Médio. Outros países de clima tropical da América do Sul trabalham com a criação dessa raça de cavalos. Uma das características de criação desse cavalo que mais encantam os criadores é que se trata de uma ração de criação barata em comparação com outros cavalos.


Cuidados Especiais com o Cavalo Bretão

Por dia durante fases intensas como de crescimento, reprodução e trabalho o cavalo bretão consome em média 4 kg de ração. É interessante também que sejam fornecidos para o animal forragem seca nas épocas mais secas do ano. Para o pasto a indicação é escolher um capim que seja próprio para o consumo de cavalos.

Dica Especial para as Cercas

Quem deseja fazer criação de cavalo bretão deve ficar atento em relação a qualidade das cercas, pois as opções de madeira e arame liso são as mais indicadas. Arame farpado não é recomendado pelo fato de que esse cavalo tem por hábito se coçar nas cercas. Outro ponto relevante é que a cerca deve ser forte uma vez que sempre que esse animal pesado encosta nela pode derrubar. Cuide bem dos seus belos exemplares de cavalo bretão.

Reprodução de Cavalo Bretão

Algo interessante a respeito do cavalo bretão é a facilidade com que ele se reproduz com éguas de outras espécies. Muitos criadores optam por éguas de porte mais leve com o objetivo de obter animais mais bonitos e fortes. A adaptabilidade do útero da égua permite que o mesmo suporte a gestação de um cavalo de uma raça de maior porte que o da mãe.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Raças

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • voces tem eguas Bretao ou percheron para venda

    carlos 14 de agosto de 2010 9:01
  • oi e eu tenho 7 anos e vc poderia me falar o presso do bretao que esta em 12 lugar e que neste ano eu estou querendo muito um bretao

    Mariah 8 de Fevereiro de 2011 11:51
  • ola, gostaria de saber como adquirir um cavalo ou egua bretão, poderia me passar o tl ou email de contato. obrigado e fico no aguardo………..

    jose carlos 4 de Maio de 2011 21:21
  • a foto de numero 06 e 12 dos cavalos. gostaria de saber a onde estam estes cavalos ou telefones de contato

    wedson tiara 26 de outubro de 2011 16:20
  • Tenho cavalo bretao reprodutor

    Ale dutra 26 de dezembro de 2011 4:29
  • Tenho cavalo bretao reprodutor

    Ale dutra 26 de dezembro de 2011 4:29
  • Tenho cavalo bretao reprodutor 11 76654211

    Ale dutra 26 de dezembro de 2011 4:30
  • Poderia. Informar. Onde. Eu. Adiquiro. Cavalo. Bretão
    Muinto obrigado

    Yasmim 18 de Abril de 2012 8:47
  • Poderia me passar as informações do Bretão( Foto de número 3)

    Yan Alves 12 de junho de 2012 20:06
  • na verdade eu queria saber si esta raça de cavalo si adaptaria muito bem no brasil.si e ideal cria na região do nordeste onde e quente.

    vagner rodrigues 4 de julho de 2012 19:38
  • gostaria de saber onde encontrar animais da raça bretão para compra.

    José Magno de Carvalho 19 de agosto de 2012 14:55
  • gostaria de saber como conprar o cavalo da 3 imagem

    juninho 29 de Maio de 2013 11:03
  • ola no proximo mes e meu aniversario gostaria de ganha um cavalo bretão da 3 imagem por favor me passe um imail de contato ou um telefone estou aguardando

    juninho 30 de Maio de 2013 13:05
  • Estou interessado em investir num cavalo bretão e uma charrete para passeio turístico em goiania, alguma dica?

    Simeao 30 de agosto de 2013 16:14
  • Oi gostaria de saber se tem cavalos a venda em Curitiba?

    Carol 22 de Março de 2014 7:17
  • Da raça bretão

    Carol 22 de Março de 2014 7:17

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *