Raças De Cães Que Amam Nadar

Para alguns donos de pets pode parecer estranho imaginar o seu amigo bicho o dia todo na água, porém, existem alguns cães que parecem terem sido criados para passar o dia nadando. Aliás, existem alguns exemplos de raças que foram geneticamente alteradas pelo ser humano para fortalecer ainda mais essa característica de gostar de água.

Outras raças de cães gostam muito da água pelo fato de já terem esse característica em sua personalidade além do ambiente propício em que vivem. Se você deseja um companheiro de quatro patas que ame nadar e curta passeios pela praia confira abaixo mais detalhes sobre as raças que amam tudo relacionado a água.

Raças De Cães Que Amam Nadar

Golden Retriever

A raça Golden Retriever é o resultado do cruzamento dos melhores spaniels de água e por isso mesmo não pode deixar de ser relacionado com o ambiente aquático. Para os cães dessa raça a água é o seu brinquedo preferido por toda a vida, desde filhote começa a empatia pelos ambientes aquáticos.

Uma raça que tem um elevado nível de energia em especial quando filhote e que tem como exercícios favoritos aqueles realizados dentro da água. Um exemplo de atividade que você pode fazer com o seu Golden Retriever para gastar toda essa energia é brincar de pegar bolinha na água. Um exercício saudável que cansa o seu amigo de quatro patas física e mentalmente.

 

Labrador Retriever

O amor do Labrador Retriever pela água vem dos seus ancestrais que sempre estiverem em contato com ela seja carregando cordas de barcos ou mesmo ajudando a salvar pessoas que estão se afogando. Com uma pequena modificação no seu DNA esse cão se tornou um dos mais reconhecidos como cão que ama nadar. As brincadeiras em ambientes aquáticos são as favoritas.

 

Cão D’Água Português

O nome da raça já entrega que o Cão D’Água Português tem sua origem no litoral da Europa. Dentre as funções exercidas por esse cão estão o pastoreio, a pesca e o trabalho de mensageiro de embarcação. O presidente norte-americano Barack Obama tem dois cães dessa raça que se chamam Bo e a Sunny.

Em geral as raças de cães que mais amam a água são os Retrievers e D’Água, porém, podem existir várias exceções entre as variadas raças. Todo e qualquer cão pode utilizar a água para baixar a temperatura do seu corpo.

Setter Irlandês

O Setter Irlandês é um cão que resulta do cruzamento e mistura de outras raças como Water Spaniel Irlandês, o Setter Inglês e Pointer. Em geral essa raça de cão é reconhecida por sua grande habilidade terrestre, mas também possui várias habilidades aquáticas que o tornam um dos destaques nesse setor também.

Chesapeake Bay Retriever

O Chesapeake Bay Retriever é uma raça que foi desenvolvida na costa que lhe dá o seu nome e dessa forma não poderia ser diferente o seu amor pela água. Como a raça ama a água pode viver em condições climáticas extremas.

Como Levar Seu Cachorro Para Nadar

Além das raças que citamos acima muitos outros cães amam nadar, isso porque gostam de se refrescar então confira a seguir algumas dicas para levar o seu amigo de quatro patas para nadar. É bem importante que você tome todas as providências possíveis para evitar que o seu cão fique traumatizado.

Vacina e Vermifugação

A primeira coisa a se fazer é ter certeza que o seu amigo está em dia com as vacinas e com a vermifugação, independente de ser filhote ou adulto. A saúde do seu cão é de extrema importância.

Local Adequado

Com o seu cão vacinado e pronto para se divertir na água é importante encontrar um local adequado para isso. É essencial levar o seu pet somente em piscinas próprias para cachorros uma vez que os altos níveis de cloro e outras substâncias químicas nas piscinas de humanos fazem mal para o pelo do animal além de poder causar irritações e alergias.

Tem algumas cidades que já contam com uma grande variedade de piscinas próprias para cães. No caso de você ter dificuldades para encontrar uma piscina adequada para o seu cão pode tentar num hotel para cachorro. Sempre é bom pedir dicas e informações a pessoas que já utilizaram o local para saber se é realmente bom.

Nova Experiência

Quando está tudo resolvido e você encontrou o lugar ideal para o seu amigo nadar é importante lembrar que essa é uma experiência nova para ele. Sendo assim deixe que ele se acostume e tenha o seu próprio ritmo.

Dicas Para Seu Cão Se Adaptar a Piscina

  • Fique atento a quantidade de água que pode acabar entrando na orelha do seu amigo. Lembramos que as raças que adoram estar na água têm problemas recorrentes de ouvido.
  • Tenha paciência e jamais jogue o seu cão direto dentro da água, pois isso pode traumatizá-lo. O pet vai nadar de um jeito ou de outro, mas se for de um jeito brusco pode começar a ter resistência para entrar na água.
  • O cão não pode ficar sozinho na piscina, pois pode ser que ele se canse ou tenha uma câimbra e não consiga mais nadar, alguns animais podem se afogar numa situação dessas.
  • É importante que a piscina tenha uma escada que o seu cão consiga usar para sair da água quando quiser.
  • O cão deve entrar na água por sua conta própria seguindo o seu ritmo. É legal que o dono possa entrar junto na água para que ele se mantenha calmo.
  • Para garantir a segurança do seu amigo use peitoral e guia para se for necessário conseguir puxá-lo. Não é indicado usar enforcador, pois é possível que o seu cão acabe engasgando no caso de ele afundar.
  • Seja paciente com o cão, de preferência vá num dia em que você tenha bastante tempo livre, pois pode ser uma experiência um tanto demorada.
  • Para ajudar no processo use brinquedos que ele possa ir buscar, observe com atenção como ele reage.
  • Evite forçar a barra, um cão filhote aguenta nadar bem entre 30 ou 40 minutos, fique atento para que ele não fique muito cansado e se ele quiser sair tire-o.

Os cães amam mesmo água. Sabe aquelas cenas dos animais correndo, pulando na água na maior felicidade e curtindo com seu dono na praia ou piscina? Pura verdade. Muitos animais adoram tanto a água que é recomendado pelos veterinários levar o bicho para curtir uma piscina e uma praia de vez em quando para gastar energia e evitar estresse em casa.

Ao contrário dos felinos, a maioria dos cães entra com entusiasmo na água, mas alguns amam mais que outros. Confira algumas raças que vão ficar mais felizes caso você passe um fim de semana na praia.

Cão Terra Nova

De grande porte, o cachorro da raça  Terra Nova é um dos amantes natos das águas. Se um animal desses tivesse que participar de um evento olímpico, seria primeiro lugar em nado de longa distância. Estes cães nasceram para nadar.

Os pelos longos e pesados do animal fazem parte de sua genética para ​​protegê-los de águas gelada. Suas patas que mais parecem pés de pato os ajudam a ser ser excelentes nadadores. Mas não são cães de trabalho em terra. Na sua história, cachorros dessa raç já foram usados para puxar redes para os pescadores. São considerados animais para se ter em casa e formar uma família perfeita, pois possuem comumente um comportamento gentil e são apaixonados pelos donos.

Cão Chesapeake Bay Retriever

O visual do cachorro lembra bastante diversas raças e até cachorros de rua brasileiros. São animais comumente doces, lindos e apaixonantes. Eles adoram água tanto que são nome de praia na Europa, onde a raça foi desenvolvida. Eles podem trabalhar em água e terra, e por conta de sua pelugem grossa e resistente, podem tolerar condições climáticas adversas, se necessário.

Os proprietários de tais animais devem saber que regime do exercício dos seus cães deve incluir atividades aquáticas, pois eles ficam irritados e tensos quando estão em ambientes pequenos e sem o refresco da água. Uma piscina pequena irá deixar este animal muito feliz.

O Cão Setter Irlandês

Apesar de tais animais serem comumente visto em campos e adorarem correr, são amantes de água tanto quanto as raças citadas acima. A raça foi desenvolvida a partir de uma mistura de várias outras raças, incluindo o Spaniel, o Setter Inglês e o Pointer.

São ótimos animais para criar com crianças, pois são fiéis, não se assustam fácil e só atacam para proteger seus donos. São bem ativos e adoram corridas e atividades cansativas, conseguindo cansar até mesmo as crianças mais energéticas.

O Setter Inglês

Depois de levar um animal desses para a água, é difícil tirá-lo de novo! Setter ingleses precisam de muito exercício e das atividades mais recomendadas para cães energéticos, por isso nadar é a melhor ideia que um dono pode ter para evitar a tristeza do animal quando estiver em casa por muito tempo.

Os destaques para criar tais animais é que é uma raça inteligente que é fácil de treinar. Ela aprende comandos diversos e por isso é bastante usado em vigilância ou para acompanhar donos com dificuldades de locomoção. Mesmo sendo de grande porte, não é considerada uma raça agressiva.

Cão Golden Retriever

Quando se fala em animais que amam água e nadar, a maioria das pessoas pensa em Golden Retrievers. Há muito tempo estes animais são conhecidos como resgatadores e sobreviventes em enchentes, pois eles sabem mesmo como se virar caso um incidente com água aconteça. E para divertir o animal, basta o levar para a praia ou piscina por algumas horas por semana e ele vai ser o animal mais feliz do mundo.

Eles ainda têm naturalmente revestimentos exteriores repelente de água, o que impede que fiquem muito úmidos e possam ficar doente pelo excesso de banho. E já nascem sabendo nadar!

 

Irish Water Spaniel

O nome ‘water’ é acrescentado na raça já para diferenciar o irmão mais novo desta animal, que não curte o líquido tanto assim. O irish water spaniel é o mais alto dos spaniels. Estes cães são bem ativos e energéticos. Representam uma das raças mais inteligentes do mundo dentre os cachorros, e por isso são uma boa pedida para investir tanto como cão de guarda como animal familiar.

Seus pelos distintos, encaracolado e densos e cachos apertados são repelentes de água, fazendo com que estes cães sejam especialistas em caçar peixes e aves em rios e lagos. Eles são mais populares como animais de estimação ou cães de exposição nos dias de hoje.

Duck Tolling Retriever 

Com focinho e visual que mais parece um lobo, este animal nasceu para correr e brincar entre as aves nos rios. Eles podem ser o menor dos retrievers, mas são caçadores de pato natos de tanta velocidade que alcançam e adoram passar horas curtindo sombra e água fresca. Um banho de lago é a maior diversão para eles.

Estes cães brincalhões são altamente inteligentes. A raça foi desenvolvida no início do século 19 e hoje chegou ao máximo de inteligente em sua evolução, segundo os especialistas.

Cão De Água Português

Esta é uma raça bastante rara de cão ajudante dos humanos. Ele era originalmente da região do Algarve Português, e depois se espalhou por todo o litoral do país. Tais animais foram colocados para trabalhar no pasto e puxando redes dos navios  da costa. Não conseguem viver em climas muito frios, mas adora a amenidade de Portugal. Não tem problema se passar diversas horas na água.

 

Cão labrador Retriever

A raça Labrador já é conhecida por sua paixão por água. Lembra do filme Marley e Eu? Estamos falando do mesmo animal. Apaixonante, energético e um amante de água nato. Adora nadar, correr e brincar com a areia da praia. O risco é apenas do animal beber a água do mar, que pode causar vômitos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Raças

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *