Cães De Raça Pequena

Os cães de raça pequena são os preferidos para ter em casa, principalmente em apartamentos, em que o espaço costuma ser mais restrito. Para te ajudar a se decidir na melhor raça para fazer parte da sua família, veja a lista a seguir.

Bassê: São bastante ativos, alegres e corajosos. Gostam muito de brincar. Fácil de treinar, eles são leais ao mestre, mas costumam ficar ariscos perto de pessoas estranhas.

Beagle: Os cães da raça beagle são fáceis de serem adestrados. São carinhosos, brincalhões e bastante ativos. São indicados para viver tanto em casas quanto apartamentos.

Bichon Frise: A raça é bastante alegre e com um temperamento brincalhão. É um cão sensível, gentil e carinhoso e tem uma expressão suave, com brilhantes olhos escuros.

Boston Terrier: É um cão amigável e animado. A raça tem uma excelente disposição para praticar atividades físicas e um alto grau de inteligência.

Bulldog Francês: Bem comportado, adaptável e companheiro. É bastante afetuoso e é ativo e brincalhão.

Bulldog Toy: Amoroso, leal, ativo, brincalhão e inteligente.

Cavalier King Charles Spaniel: Brincalhões, carinhosos, sociáveis, paciente, destemidos e de fácil adaptação.

Chihuahua: É uma das menores raças de cães. É bastante alerta e independente.

Jack Russell Terrier: É um cão cheio de vigor. Seu encanto principal é a inteligência, o entusiasmo e a paciência. É amigável e corajoso, inteligente e ativo.

Lhasa Apso: Alegre e confiante, mas muito cauteloso com estranhos. São leais aos seus mestres.

Lulu da Pomerânia: É um cão extrovertido, muito inteligente e cheio de energia. Isso faz dele um grande cão de companhia.

Maltês: Por todo um cão pequeno, o maltês chama a atenção por sua coragem. É um animal bastante amoroso e está entre os mais dóceis de todos os cães pequenos. Mas isso não significa que sejam calmos demais, pois são bem animados e adoram brincar.

Pinscher: Sempre alerta, é uma raça inteligente e leal. Embora pequenos, são muito valentes e ótimos para famílias.

Poodle: Ativos, inteligentes, alerta, fiel e de fácil adestramento.

Pug: Brincalhões, teimosos, atenciosos, sociáveis, inteligentes, charmosos e tranquilos. É uma raça menos ativa, que não gosta de passear por longas distâncias.

Schnauzer: O típico Schnauzer Miniatura é alerta e espirituoso, contudo, é obediente aos comandos do dono. Ele é amigável, inteligente e sempre disposto a agradar. Você nunca irá encontrar cães dessa raça que são agressivos ou tímidos.

Shih Tzu: O Shih Tzu é um ótimo companheiro e ideal para animal de estimação. Tem um temperamento ser extrovertido, feliz, carinhoso e amigável.

Spitz Japonês: Bastante ativos, possuem muita energia, são alegres e têm a percepção aguçada.

Terrier Brasileiro: O temperamento desta raça é muito semelhante a um Jack Russell Terrier, muito alerta, alegre e inteligente. Muito simpático, gosta de brincar e cavar buracos. Seu instinto de caça é o mais forte entre os terriers médios e, por isso, ele não deve ser confiado com outros pequenos animais.

Yorkshire: Inteligentes, independentes e corajosos, os Yorkshires gostam muito de brincar. São bons para casas que têm crianças.

Cuidados ao Escolher uma Raça

Muitas pessoas levam em consideração apenas o porte e a beleza na hora de escolher uma raça de cachorro para ter em casa. Entretanto, essas informações não são suficientes para fazer a escolha mais acertada.

O temperamento é muito mais importante do que a aparência, afinal é ele que irá definir como o cão irá se relacionar com você e sua família, e é fundamental que haja uma identificação. Ou seja, uma família mais agitada, possivelmente se dará melhor com um cão também mais ativo. Da mesma forma, pessoas mais tranquilas devem preferir cães também mais calmos.

Se estas informações não forem levadas em consideração na hora da escolha, muitos problemas podem acontecer. A família pode não dispor do espaço adequado para determinada raça, os donos podem perder a paciência por não estarem preparados para determinado tipo de comportamento, etc.

Nunca leve crianças ao pet show para escolher um cãozinho. Elas irão se deixar levar pela aparência e poderão causar problemas caso você não concorde em levar o que ela mais gostou. Pense bem, o animal irá viver com você e sua família por muitos anos, por isso a escolha deve ser o mais acertada possível.

Infelizmente, nem todos os proprietários de cães tomaram este cuidado na hora de comprar ou adotar. Isso acaba levando a situações ruins, como abandono e maus tratos. Portanto, leve a sério a escolha da raça antes de adquirir um animal.

A Importância de Dar Limites ao Animal

Um problema das raças pequenas é que a aparência frágil e delicada faz com que os donos sintam pena de dar limites ao animal, e, por isso, muitos acabam ficando com o comportamento inadequado.

Lembre-se sempre de que dar limites também é uma prova de amor. Se você ama o seu cão, certamente quer o melhor para ele. E é melhor que ele se acostume com sua ausência, aprenda a fazer as necessidades no lugar certo, não lata demais, etc. Tudo isso irá facilitar o convívio dele com a família.

Os cães gostam de ter alguém que lhes dê limite e seja o líder da matilha. Portanto, é interessante que a família eleja alguém que seja esse líder. Mas é importante que os outros tenham a mesma postura e não deixem o animal agir de forma diferente quando o líder não estiver presente.

A Saúde dos Animais de Raça Pequena

Os cachorros de raça como um todo estão propensos a sofrerem de alguns problemas de saúde. Isso porque, como só há cruzamentos entre animais com as mesas características, não acontece a seleção natural pela qual passam os animais sem raça definida, por exemplo.

Claro que isso não significa que eles estarão sempre doentes, apenas que precisam de alguns cuidados específicos, de acordo com a raça. No geral, a alimentação é uma preocupação que se deve ter com todas as raças. Por mais que você sinta pena do olhar de pidão dele quando você está comendo algo, não ceda. Oferecer alimentos de seres humanos aos cães pode ser extremamente prejudicial.

Atualmente vivemos num clima de otimização de espaços, pois temos coisas demais e lugares de menos, porém, não podemos deixar de lado nossos cãezinhos, companheiros de uma longa estrada.

Em razão da falta de espaço, muitas pessoas têm optado por adotarem cães pequenos ou raças de pequeno porte, pois não dão muito trabalho e podem ser transportados por aí, por onde os donos forem.

As raças de cachorros pequeno porte são o máximo, os bichinhos parecem de brincadeira de tão lindos que são, é uma vantagem, pois sempre parecerão filhotes. Entre elas temos a Bichón Frisé muito peludo, brincalhão e inteligente, além da Chihuahua de cães bem pequeninos, de pelo seco, que latem num tom ardido e podem caber numa bolsa de mão, já o Griffon de Bruxelas, possui pelagem mais longa, de expressão quase humana, diferentemente do Chihuahua quase não late, e muito dedicado e adora brincar.

Outra raça pequena muito apreciada pelos criadores é a Lhasa Apso, um cão muito peludo que requer muito cuidado, mas extremamente agradável atento e muito companheiro.


Categoria(s) do artigo:
Raças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • e tao lindos e fofos

    kethelyn 22 de setembro de 2011 17:13
  • ELES SÃO TÃO LIDOS E FOFOS E VOU QUERER UM
    AI QUE PEQUENUCHOS

    Julia 6 de novembro de 2011 18:36
  • Olá,eu gostaria de saber a raça dos cachorros, e principalmente o branquinho da ultima fileira de raca-pequena-8.
    Obrigada desde já.

    Isabella 30 de dezembro de 2011 20:59
  • lindos esses cschorros maravilhosos

    ana clara 3 de agosto de 2012 21:19
  • OLA ACHEI LINDO OS CACHORROS, QUERO SABER A RAÇA DO BRANQUINHO QUE ESTÁ NA ULTIMA LINHA E PRIMEIRA COLUNA, NO CASO A PRIMEIRA FOTO DE BAIXO.

    MAURA 6 de agosto de 2012 18:42
  • OLA MAIS UMA VEZ VENHO PEDIR P RESPONDEREM POR EMAIL QR SABER A RAÇA DO CACHORRINHO BRANCO PRIMEIRA COLUNA ULTIMA FOTO. POR FAVOR.

    MAURA 8 de agosto de 2012 20:54
  • Oii como faço para adotar um desses filhotes de pequeno portee ? obrigada aguardando respostaa .

    bruna 14 de agosto de 2012 12:56
  • Qual a raça do cachorro branco num 8?
    obg

    Eric Moretti 16 de maio de 2013 11:02
  • qual a raça deste cachorrinho branco que esta na 1ª coluna da esquerda na 5ª fila
    Aguardo retorno , pois estou atrás de um igual para comprar.
    Obrigada.
    att Luciana

    luciana 16 de junho de 2013 11:33
  • gostaria de saber qual a raça do ultimo cão da primeira coluna da esquerda-numero 8.
    ele é muito lindo!

    Nome~silviacoronel 16 de agosto de 2013 15:25
  • Gostaria de saber a raça do cão branco (primeira foto da última fila) pois ando à procura de um cão idêntico a esse, se alguém souber onde posso encontrar agradeço resposta
    Obrigada
    Daniela

    Daniela 9 de setembro de 2013 19:13
  • Olá, gostaria de saber qual a raça do cachorro num. 8, eu achei ele muito lindo!
    Agradeço desde já!

    Julia 25 de abril de 2014 14:42
  • Olá, gostaria de saber qual a raça do cachorro num. 8, eu achei ele muito lindo!
    Agradeço desde já!

    Julia Carol 25 de abril de 2014 14:43
  • ola, gostaria de saber qual a raça pequena nº 8

    ines 31 de agosto de 2014 17:15
  • como faço para adotar um meu filho esta doente por um cachorrinho por favor entre em contato 38733500 ou 965303413 ou 47822626

    evoneide gonzaga cirino 30 de abril de 2015 15:09

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *