Curral Para Bovinos: Aprenda Tudo Sobre Criação De Gado

A criação de bovinos sempre foi uma área que rendeu bastante lucro tanto aos empresários quanto a economia brasileira. Porém, criar bovinos não é uma tarefa simples e requer bastante investimento em infraestrutura para que seja possível manter a qualidade na criação dos animais.

Imagem de Amostra do You Tube

Entre uma das principais infraestruturas para criação de gado de leite ou corte é o curral, sendo ele o principal responsável por oferecer uma base e segurança para cuidar dos animais e também para facilitar em seu manejo. Na maioria dos casos o curral conta com um projeto simples, tendo como principal finalidade facilitar a vida tanto do proprietário quanto das pessoas que trabalham com o manejo.

Construção Do Curral – Localização e Dicas

A localização de um curral é com certeza o fator mais importante para que gere qualidade e facilidade para todos os profissionais, o mesmo não pode ficar muito longe da sede e também não pode ficar muito próximo de rios ou lagos, pois pode acontecer dos dejetos escorrerem para esse local e assim poluir o mesmo. Porém o local que será fonte de água não poderá ficar tão longe do curral, mesmo porque a água é necessária para hidratar os animais e também para fazer a limpeza quando for necessário.

Construção Do Curral - Localização e Dicas

Construção Do Curral – Localização e Dicas

Também é necessário tomar cuidado com a localização próximo a cidade ou em locais com grande aglomerado de gente, pois o curral cheio de animais gera muitos odores. Procure um local que seja de fácil acesso para caminhões, pois a rampa para embarque e desembarque deve ficar num local limpo que não tenha dificuldade em carregar e descarregar os caminhões com bovinos. O indicado é que o curral fique próximo da sede e que fique de uma distância intermediária de qualquer rio ou lago, no caso do transporte é preciso apenas fazer a rampa para que a mesma fique em um local limpo para que os caminhões tenham fácil acesso.

Dimensões e Preparo Do Terreno

Ao escolher o local que será construído o curral é necessário fazer as dimensões do mesmo, assim como um pequeno projeto sobre seu formato para facilitar no manejo. Primeiramente, faça um levantamento pela quantidade de bovinos que ficará no curral, com essa quantidade é possível fazer o cálculo do tamanho que pode ser calculado em 2 metros quadrados por cabeça, sendo esse o espaço médio que cada bovino toma dentro do curral, dessa forma você pode calcular qual o tamanho final que você queira que fique o curral.

Dimensões e Preparo Do Terreno

Dimensões e Preparo Do Terreno

O preparo do terreno também é crucial para evitar qualquer problema durante o passar do tempo, primeiramente deve ser feito um círculo e esse local deve ser devidamente limpo para que não aja problemas na criação dos animais. Durante a base para o curral, deve ser feito um nível de 2% se comparado com um lado para o outro, visando dessa forma não criar poças quando chover ou acontecer algum vazamento fluvial. Esse tipo de técnica ainda é pouco utilizado, porém pode ser uma ótima forma de evitar vários problemas, principalmente na estrutura do curral.

Marcações e Dicas

Feito tudo corretamente, escolhendo o local e feito a limpeza será necessário criar as marcações para a criação do curral, essas marcações são referente a todos os planos de palanques de madeira e também as posições que ambos ficaram para criar corredores de vacinação e também para criar outros locais que pode ser para uso veterinário e outros serviços. Essa marcação deve ser feita com estacas antes de começar a construção real do curral, pois isso irá ajudar a não ter nenhum problema durante o desenvolvimento do trabalho e também para que não aja erros referentes a tamanhos.

Uma dica interessante é ter profissionais qualificados para por em prática todo o projeto. Além disso, você pode optar por várias matérias primas para a criação do curral, tudo irá depender da qualidade que você queira aplicar no mesmo ou no valor que você queira investir, pois dependendo do caso o projeto pode sair muito caro. Em alguns casos, o curral é criado somente para manejo, por isso muito não contam com sistema fluvial ou cochos para alimentação, funcionando exclusivamente para embarque e desembarque e também para alguns serviços, como no caso de vacinação.

Cercas e Porteiras

As cercas são responsáveis por manter a segurança dos bovinos e também para manter ambos dentro do curral, em alguns casos os proprietários optam por cabo de aço para criar a cerca, porém esse não é o modelo indicado, pois por mais que o cabo de aço esteja muito próximo, o mesmo oferece risco ao animal. Uma dica interessante é utilizar madeiras resistentes a qualquer tipo de pancadas, mesmo porque os animais acabam gerando algumas pancadas e isso pode acaba trazendo problemas em relação a cercas e também podendo ferir o animal, fazendo com que o pé ou cabeça do mesmo fique presa.

Imagem de Amostra do You Tube

A porteira deve ser feita também com madeira bastante resistente, sendo necessárias pequenas brechas assim como também deve ser feito na cerca, para que os animais tenham visão ao redor e que os profissionais também tenham a visão de tudo o que está acontecendo dentro do curral.

Não existe somente uma madeira indicada para esse tipo de serviço. Por isso, uma dica interessante é procurar profissionais que ofereçam conhecimento nessa área, que podem trazer todas as informações referentes aos melhores materiais a serem utilizados para a criação de seu curral.

Mais Informações

Leve em consideração o valor final que ficará o curral, pois em alguns casos o empresário não pode gastar tanto para a realização do projeto. Por isso, ter um bom levantamento em mãos é uma ótima forma de não ter surpresas em relação aos gastos. Também fique atento em relação a mão de obra especializada, pois mesmo com o projeto em mãos, pode acontecer de não encontrar profissionais especializados para a criação de curral. Portanto, faça sempre uma procura de profissionais antes de colocar em prática todo o projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>