Cachorro do Elvis

Para algumas pessoas os cães são mais do que animais de estimação, eles são parte da família e quase humanos. Talvez seja por isso que algumas pessoas inscrevem os seus amigos de quatro patas até mesmo em concursos de fantasias. Quando pensamos que já vimos de tudo surge uma novidade como essa. Fique de olho, pois você pode inscrever o seu amigo cão também num concurso desses.

Concurso de Fantasia de Carnaval

O Cãocurso de Fantasias organizado pelo shopping Pátio Higienópolis surpreendeu a todos, pois propôs que os cãozinhos participassem com divertidas fantasias para descobrir qual deles estava melhor fantasiado. Dentre o que o júri observou para escolher os vencedores estão critérios como fantasia, originalidade e simpatia. Não é fácil para os bichinhos se dar bem nessa competição.

Puderam ser inscritos nesse concurso cães de todos os portes, pequeno, médio e grande. Contudo, cães de guarda como Pastor Alemão e Dobermann não desfilaram. Ao todo foram escolhidos 09 animais sendo três por categoria. A premiação para os vencedores foram coleiras e vales compras e refeição. O mais divertido dessa competição é que a plateia também podia ser composta de animais.

Outros Concursos

Além desse concurso realizado no carnaval existem outros com cursos de fantasia voltados para os cães. O destaque vai para o concurso de natal em que os amiguinhos de quatro patas se vestem com roupas natalinas. Quem sabe na próxima festa em casa você não escolhe uma fantasia bem divertida para o seu cão.

Competição de Aparência de Cachorros

Quem gosta de competições de animais pode achar interessante levar os seus amigos de quatro patas participar de eventos nacionais e internacionais em que a beleza dos cães é o que está em julgamento. Basicamente nessas competições raças diferentes de cães passam pelo julgamento de juízes e especialistas tendo como base a morfologia deles.

O principal objetivo dessas competições é valorizar os cães que tem uma aparência estética que esteja de acordo com o padrão indicado para cada uma das raças. Para fazer parte dessas exposições não é necessário ter um canil e nem mesmo ser filiado ao clube organizador. O cão precisa ter pedigree emitido pela CBKC – FCI e idade superior a quatro meses. Com esses pré-requisitos basta se dirigir aos KCREGS ou mesmo ligar e se informar a respeito da data em que ocorrerá a exposição.

O Que Ensinar aos Cães

Para participar de um concurso de fantasias não é necessário ensinar muitas coisas para o cachorro. Tudo o que o cão precisa fazer é andar do lado esquerdo do chamado handler que é o apresentador ou então do seu dono. Os interessados podem contratar handlers capacitados para fazer a apresentação e o treinamento do cão.

Qualificação

As exposições caninas são realizadas com o objetivo de qualificar e classificar os exemplares de cães que tem potencial para se aprimorar. Obviamente os donos dos cães vencedores comemoram, mas devemos lembrar que importante mesmo é se qualificar. Apenas um dos qualificados irá vencer, é mais importante se qualificar do que propriamente a classificação.

A qualificação é independente da quantidade de indivíduos inscritos ou que estão presentes. Os árbitros escolhem aqueles que irão se qualificar conforme as suas virtudes e as faltas que foram cometidas. A avaliação usa como critério os objetivos da criação de um cachorro. Para que possa fazer uma avaliação mais precisa os árbitros estão sempre em contato com os criadores para saber quais são as dificuldades que cada raça apresenta.

Nos casos em que o árbitro percebe que existe um determinado defeito em vários indivíduos da espécie que é creditado como hereditário dá mais valor para os cães que não tem esse defeito.

Exposição de Estrutura e Beleza – Os Três Tipos

Exposição Geral de Todas as Raças: Trata-se de um evento de âmbito mais geral em que todas as raças podem participar. Os animais são comparados com o objetivo de avaliar o nível geral da criação dos mesmos. Esse tipo de competição se subdivide em Exposição Nacional; Exposição Pan-americana e Exposição Internacional.

Exposição Especializada de uma Raça: Nesse tipo de competição participam indivíduos da mesma raça e o objetivo é verificar as qualidades bem como as faltas particulares de uma raça. O julgamento é feito por um árbitro especializado que em geral é um criador dessa raça.

Match de Raça: Esse evento tem âmbito regional e o julgamento é feito por um criador da raça que faz a promoção do evento tendo como objetivo a formação de novos árbitros de exposições.

Ritual da Exposição

Separação dos Animais

A primeira etapa da exposição de raças consiste em separar os animais em Grupos. Cada raça de cada grupo é passa por um exame separadamente de maneira a seguir um ritual. O julgamento das classes tem a separação por sexo, idade e título. Em primeiro lugar são julgadas as fêmeas e logo em seguida os machos. Os machos e as fêmeas são divididos em classes.

Os animais que fazem parte da classe filhote são classificados por idade entre seis meses e um dia a nove meses de idade. Os filhotes disputam o título de campeão filhote (CCF). Já na classe aberta estão os cães com mais de meses de idade e um dia que ainda não foram campeões brasileiro ou grande campeão brasileiro. A competição se dá pelo título de campeão brasileiro (CAC). O título das exposições internacionais em disputa é o título de campeão internacional de beleza (CACIB).

Julgamento do Melhor da Raça

Depois que os melhores das classes foram selecionados chega o momento do julgamento do Melhor Macho e da Melhor Fêmea. Esse julgamento acaba com a escolha do Melhor da Raça e o Reserva da Raça que é disputado entre o macho e a fêmea vencedores.

Julgamento dos Grupos

Os grupos de animais são divididos em 11 grupos que são:

  • Grupo 1 – Cães Pastores e Boiadeiros.
  • Grupo 2 – Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços.
  • Grupo 3 – Terriers.
  • Grupo 4 – Dachshunds.
  • Grupo 5 – Cães Spitz e Tipo Primitivo.
  • Grupo 6 – Sabujos e Cães de Pista de Sangue.
  • Grupo 7 – Cães de Aponte.
  • Grupo 8 – Cães Recolhedores, Levantadores e d’Água.
  • Grupo 9 – Cães de Companhia ( Shih Tzu).
  • Grupo 10 – Lebréis ou galgos.
  • Grupo 11: Raças não reconhecidas pela FCI.

Os classificados de cada grupo entram novamente na pista para que possam disputar o prêmio. Os vencedores dos grupos disputam entre si o título de melhor da exposição.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bizarro

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *