Os Melhores Exercícios Para Cães

Nesse artigo vamos abordar um assunto ao qual os donos de cães deveriam dar mais importância, vamos falar sobre a necessidade e a importância dos exercícios físicos. Muitos cães acabam seus dias estressados, latindo demais, arrumando confusão com outros cães e também em casa, apresentando alguma forma de distúrbio e muitos outros problemas.

O que vem primeiro a mente é: será que tem algo errado com o animal? Na verdade, apesar de todo o carinho e atenção que lhe é dispensado, ainda lhe falta algo mais, e esse “algo mais” que lhe traz equilíbrio e felicidade é o exercício físico.Mas eis que surge a seguinte pergunta para a grande maioria dos donos: Que tipo de atividade física um cão deve praticar?

Qual a Importância Da Atividade Física Na Vida e Na Saúde Do Cão?

Essas e outras questões serão prontamente respondidas no decorrer do texto, por isso, não deixe de acompanhá-lo e tire todas suas dúvidas.

Cães e Exercícios Físicos

Os exercícios físicos feitos de maneira regular ajudam a evitar o estresse que pode se desenvolver no animal, pelo fato de ficar o dia inteiro preso em casa ou mesmo sozinho, que é muito comum aos cães, especialmente aqueles que vivem nas grandes cidades. Mas não é somente por isso os cães devem praticar exercícios. Vamos pensar num cão livre e solto na natureza: será que ele fica aguardando um potinho de ração aparecer? Será que ele passa grande parte do dia dormindo? Será que ele que fica roendo alguma árvore ou brinquedo para passar o tempo? Temos a certeza de que isso não acontece.

Soltos na natureza os cães têm necessidades básicas, pois precisam caçar para sobreviver, e isso não é uma tarefa fácil, passam mais de 10 horas por dia a procura de alimento, ou seja, sua estrutura física foi feita para longos e extenuantes exercícios e ainda a passar horas farejando. 

É claro que nem todas as raças precisam de muito exercício, já que com a interferência dos homens, que passaram a criar novas raças a estrutura dos animais foi sendo alterada para termos os necessários e queridos cães de companhia. Por exemplo, é possível imaginar um Shih-Tzu caminhando por longas distâncias ou mesmo 10 horas?

Por isso é preciso ter prudência e equilíbrio, não exagerando na dose, especialmente com os cães de pequeno porte. Porém, não importa a raça de seu animal, todos os cães precisam praticar exercícios físicos.

Benefícios Dos Exercícios

Os Benefícios Que Os Exercícios Trazem Para Nossos Amigos Peludos São Diversos:

  • Alívio do estresse: infelizmente este problema tem afetado demais os cães, talvez pela convivência excessiva com os seres humanos e com a correria dos tempos modernos. Com o surgimento do estresse alguns cães ficam muito mais agressivos, depressivos, ansiosos e, com isso, muitos deles desenvolvem distúrbios de automutilação, ficando extremamente grudados em seus donos a tal ponto de nem deixarem que outras pessoas possam se aproximar.
  • Fortalece o vínculo entre dono e cão: cães que dão seus passeios regularmente com seus donos tendem a ser mais cooperativos e aceitam melhor os comandos, bem como o treinamento de obediência.
  • Ajuda a manter os cães em forma e com mais saúde: doenças comuns entre os cães como a obesidade, dificuldades cardiorrespiratórias, e predisposição à diabetes podem ser combatidas ou mesmo evitadas com a prática diária de exercícios físicos.
  • Ajuda a evitar a destruição: o procedimento evita que o cão se meta em problemas como a destruição de roupas, móveis, portas, jardins e até paredes.
  • Traz tranquilidade ao cão: O animal fica bem mais tranquilo, pois o exercício ajuda a regular a respiração e fortalece os músculos, melhora também a circulação sanguínea, já que provoca uma melhor oxigenação dos tecidos ajudando a limpar as células de possíveis toxinas, e ainda aumentam a serotonina no organismo, o que torna o peludo mais relaxado e feliz.
  • Evita brigas entre os animais da mesma casa: com os passeios regulares é possível criar um sentido maior de matilha, e mantendo os animais cansados, certamente eles vão pensar duas vezes antes de começar um conflito.

Exercícios Mais Populares Para Fazer Com Os Cães

Buscar

É interessante começar com o mais popular dos exercícios, o jogo de buscar envolve uma tarefa bastante simples, você joga uma bola ou outro objeto e seu cachorro corre atrás do mesmo e traz de volta para você. Este exercício pode até parecer banal, mas é uma boa atividade para seu cão, especialmente se você tiver espaço para jogar o objeto a distâncias maiores e em lugares que ele tenha que se esforçar para encontrar.

Rebocador

O jogo envolve a força de dois rebocadores você e seu cão e cada um se posiciona em cada extremidade de um brinquedo de puxar, exige bem pouco esforço para você e pode ser jogado em qualquer ocasião, mesmo quando se está sentado vendo TV e proporciona um exercício bem saudável para o animal.

Jogging

Jogging é um desporto bem ativo e ajuda a manter a saúde do dono e do cão, e, além disso,  seu cão vai gostar de jogar esse jogo e vai garantir um animal saudável e feliz.

Ciclismo

Embora o ciclismo possa parecer um exercício difícil para seu animal, especialmente para seguir e manter um interesse há coleiras próprias para usar no cão e ainda para manter as mãos livres dando-lhe uma forma mais sutil no exercício. Cuidado, pois será necessário o treinamento base do cão, que deve ser dado para garantir que o animal não vá passar por nenhum dano durante a tarefa.

Danos Que Podem Ser Causados Com Os Exercícios

  • Exercícios como a corrida podem forçar demais as articulações dos animais
  • Há raças que possuam predisposição genética para algumas doenças e podem ter seus problemas agravados por causa dos exercícios muito intensos ou exagerados.

Se colocarmos na balança o lado bom e ruim de fazer exercícios, a melhor opção ainda é praticar a atividade física, por isso, não deixe seu cão na ociosidade, coloque-o para gastar energia e exercite-se também. Certamente sua saúde e a dele irão melhorar imensamente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caninos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *